Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal : o que dizem os educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Margarida Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Albuquerque, Ana, Almeida, Tiago, Silva, Ana Cristina, Salvador, Liliana, Rato, Leonor Moreira
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7898
Resumo: A organização de um ambiente pedagógico onde as crianças possam utilizar a riqueza comunicativa da linguagem escrita nas suas diversas modalidades, é fundamental para diminuir as desigualdades sociais e para que todas as crianças possam aceder com sucesso à escrita e à leitura no 1º ciclo. É neste contexto que se torna importante monitorizar as práticas desenvolvidas nos jardins-de-infância e refletir acerca da sua regularidade e intencionalidade. O objetivo deste estudo, visa perceber de que forma os educadores organizam e gerem o ambiente educativo e a rotina diária, de que forma trabalham a linguagem e a consciência linguística, como são contadas e lidas histórias e quais as estratégias que são usadas para ajudar a ler e a escrever.
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