Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal : o que dizem os educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/7898 |
Resumo: | A organização de um ambiente pedagógico onde as crianças possam utilizar a riqueza comunicativa da linguagem escrita nas suas diversas modalidades, é fundamental para diminuir as desigualdades sociais e para que todas as crianças possam aceder com sucesso à escrita e à leitura no 1º ciclo. É neste contexto que se torna importante monitorizar as práticas desenvolvidas nos jardins-de-infância e refletir acerca da sua regularidade e intencionalidade. O objetivo deste estudo, visa perceber de que forma os educadores organizam e gerem o ambiente educativo e a rotina diária, de que forma trabalham a linguagem e a consciência linguística, como são contadas e lidas histórias e quais as estratégias que são usadas para ajudar a ler e a escrever. |
id |
RCAP_b10dc0ba93ce98b4a70044e9336d3d0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7898 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal : o que dizem os educadoresLiteracia em jardim-de-infânciaAprendizagem da leitura e da escritaLinguagem escritaAspetos funcionaisAspetos figurativosAspetos conceptuaisA organização de um ambiente pedagógico onde as crianças possam utilizar a riqueza comunicativa da linguagem escrita nas suas diversas modalidades, é fundamental para diminuir as desigualdades sociais e para que todas as crianças possam aceder com sucesso à escrita e à leitura no 1º ciclo. É neste contexto que se torna importante monitorizar as práticas desenvolvidas nos jardins-de-infância e refletir acerca da sua regularidade e intencionalidade. O objetivo deste estudo, visa perceber de que forma os educadores organizam e gerem o ambiente educativo e a rotina diária, de que forma trabalham a linguagem e a consciência linguística, como são contadas e lidas histórias e quais as estratégias que são usadas para ajudar a ler e a escrever.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do projeto UID/CED/04853/2016.Centro de Investigação em Educação (CIE-ISPA), ISPA-Instituto UniversitárioRepositório do ISPAMartins, Margarida AlvesAlbuquerque, AnaAlmeida, TiagoSilva, Ana CristinaSalvador, LilianaRato, Leonor Moreira2021-01-11T13:28:29Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7898porMartins, M. A., Albuquerque, A., Almeida, T., Silva, A. C., Salvador, L., Rato, L. M., & Santos, A. I. (2020). Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal: O que dizem os educadores . Lisboa: Centro de Investigação em Educação (CIE-ISPA), ISPA-Instituto Universitário. ISBN: 978-989-8384-60-7 [http://cie.ispa.pt/ficheiros/areas_utilizador/user23/ebook_praticasliteraciajardiminfancia_final.pdf].978-989-8384-60-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:43:39Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7898Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:44.966425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal : o que dizem os educadores |
title |
Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal : o que dizem os educadores |
spellingShingle |
Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal : o que dizem os educadores Martins, Margarida Alves Literacia em jardim-de-infância Aprendizagem da leitura e da escrita Linguagem escrita Aspetos funcionais Aspetos figurativos Aspetos conceptuais |
title_short |
Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal : o que dizem os educadores |
title_full |
Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal : o que dizem os educadores |
title_fullStr |
Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal : o que dizem os educadores |
title_full_unstemmed |
Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal : o que dizem os educadores |
title_sort |
Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal : o que dizem os educadores |
author |
Martins, Margarida Alves |
author_facet |
Martins, Margarida Alves Albuquerque, Ana Almeida, Tiago Silva, Ana Cristina Salvador, Liliana Rato, Leonor Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Ana Almeida, Tiago Silva, Ana Cristina Salvador, Liliana Rato, Leonor Moreira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Margarida Alves Albuquerque, Ana Almeida, Tiago Silva, Ana Cristina Salvador, Liliana Rato, Leonor Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia em jardim-de-infância Aprendizagem da leitura e da escrita Linguagem escrita Aspetos funcionais Aspetos figurativos Aspetos conceptuais |
topic |
Literacia em jardim-de-infância Aprendizagem da leitura e da escrita Linguagem escrita Aspetos funcionais Aspetos figurativos Aspetos conceptuais |
description |
A organização de um ambiente pedagógico onde as crianças possam utilizar a riqueza comunicativa da linguagem escrita nas suas diversas modalidades, é fundamental para diminuir as desigualdades sociais e para que todas as crianças possam aceder com sucesso à escrita e à leitura no 1º ciclo. É neste contexto que se torna importante monitorizar as práticas desenvolvidas nos jardins-de-infância e refletir acerca da sua regularidade e intencionalidade. O objetivo deste estudo, visa perceber de que forma os educadores organizam e gerem o ambiente educativo e a rotina diária, de que forma trabalham a linguagem e a consciência linguística, como são contadas e lidas histórias e quais as estratégias que são usadas para ajudar a ler e a escrever. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01T00:00:00Z 2021-01-11T13:28:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/7898 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/7898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, M. A., Albuquerque, A., Almeida, T., Silva, A. C., Salvador, L., Rato, L. M., & Santos, A. I. (2020). Práticas de literacia em jardim-de-infância em Portugal: O que dizem os educadores . Lisboa: Centro de Investigação em Educação (CIE-ISPA), ISPA-Instituto Universitário. ISBN: 978-989-8384-60-7 [http://cie.ispa.pt/ficheiros/areas_utilizador/user23/ebook_praticasliteraciajardiminfancia_final.pdf]. 978-989-8384-60-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação (CIE-ISPA), ISPA-Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação (CIE-ISPA), ISPA-Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130119641497600 |