(Re)construir um projeto educacional em cidadania através das expressões : um estudo em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Cristina Medeiros
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4736
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 27 de abril de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
id RCAP_b10ee28c4a51acee95718cfd086933e8
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4736
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling (Re)construir um projeto educacional em cidadania através das expressões : um estudo em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Para a CidadaniaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)EscolaExpressão ArtísticaFamíliaPrática PedagógicaArtistics ExpressionsEducation for CitizenshipFamilySchoolTeacher TrainingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 27 de abril de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).O presente relatório de estágio apresenta e reflete o trabalho desenvolvido ao longo das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, inseridas do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico oferecido pela Faculdade de Ciências Socais e Humanas da Universidade dos Açores. Este documento tem como primordial objetivo fazer uma análise reflexiva acerca das práticas pedagógicas realizadas nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A temática desenvolvida intitula-se: (Re)construir um Projeto Educacional em Cidadania através das Expressões - Um estudo em contexto de Estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para reforçar as nossas reflexões, realizámos dois estudos empíricos. O primeiro incidiu na compreensão da ação das nossas atividades pedagógicas nas interações das crianças do estágio, o qual se desenvolveu aplicando um teste sociométrico em dois momentos, no início e no fim de cada estágio. O segundo, mais alargado, onde se aplicaram inquéritos por questionário a encarregados de educação/pais (n=151), com o objetivo de compreender as suas conceções/representações sobre o envolvimento parental e o papel da escola na educação da criança, destacando a Educação para a Cidadania e para as áreas Artística, Cultural e Desporto. Este estudo foi efetuado junto de pais das crianças, de todos os anos de escolaridade, das duas escolas de estágio. Concluímos que as práticas pedagógicas que desenvolvemos influenciaram positivamente o desempenho dos nossos alunos. Em relação ao primeiro estudo, a relação entre as crianças de estágio, as crianças evoluíram ligeiramente, não havendo grandes mudanças após a intervenção pedagógica. Relativamente à investigação realizada junto dos encarregados de educação, estes assumiram que, nos dias que correm, têm a preocupação de promover atitudes e valores corretos para o seu educando e que as Expressões são uma ótima estratégia, tanto em casa, como na escola para promover uma Educação para a Cidadania.ABSTRACT: This internship report presents and reflects the work developed over the course units of Teacher Training I and II, set the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education offered by the Faculty of Social Sciences and Humanities at the University of the Azores. This document has as main objective to make a reflexive analysis about the pedagogical practices carried out in the context of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education.The developed theme is entitled: (Re) build an Educational Project on Citizenship through Expressions - A study in the context stage in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education. To strengthen our reflections, we conducted two empirical studies. The first focused on understanding the action of our educational activities in the interactions of the stage of children, which developedapplying a sociometric test on two occasions, at the beginning and end of each stage. The second wider, with application questionnaire surveys to the parents (n = 151), in order to understand their conceptions / representations of parental involvement and the role of school in the child's education, highlighting the education for Citizenship and the areas Artistic, Cultural and Sport. This study was conducted among parents of children of all the years of schooling, the two stage schools. We concluded that the pedagogical practices that have developed positively influenced the performance of our students. Compared to the first study, the relationship between the stage of children, the children have evolved slightly, with no major changes after the educational intervention. With regard to research conducted with the parents, they took what, nowadays, they are concerned to promote correct attitudes and values for your son or daughter and that the expressions are a great strategy, both at home and at school to promote education for citizenship.Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroCondessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresFerraz, Cristina Medeiros2018-06-22T11:46:27Z2018-04-272018-04-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4736201918099porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:58Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4736Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:04.500434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv (Re)construir um projeto educacional em cidadania através das expressões : um estudo em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title (Re)construir um projeto educacional em cidadania através das expressões : um estudo em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle (Re)construir um projeto educacional em cidadania através das expressões : um estudo em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Ferraz, Cristina Medeiros
Educação Para a Cidadania
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Escola
Expressão Artística
Família
Prática Pedagógica
Artistics Expressions
Education for Citizenship
Family
School
Teacher Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short (Re)construir um projeto educacional em cidadania através das expressões : um estudo em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full (Re)construir um projeto educacional em cidadania através das expressões : um estudo em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr (Re)construir um projeto educacional em cidadania através das expressões : um estudo em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed (Re)construir um projeto educacional em cidadania através das expressões : um estudo em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort (Re)construir um projeto educacional em cidadania através das expressões : um estudo em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Ferraz, Cristina Medeiros
author_facet Ferraz, Cristina Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro
Condessa, Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Cristina Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Para a Cidadania
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Escola
Expressão Artística
Família
Prática Pedagógica
Artistics Expressions
Education for Citizenship
Family
School
Teacher Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Para a Cidadania
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Escola
Expressão Artística
Família
Prática Pedagógica
Artistics Expressions
Education for Citizenship
Family
School
Teacher Training
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 27 de abril de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-22T11:46:27Z
2018-04-27
2018-04-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4736
201918099
url http://hdl.handle.net/10400.3/4736
identifier_str_mv 201918099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130725683822592