A influência das aulas de Educação física à distância na aptidão cardiorrespiratória e agilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/11764 |
Resumo: | O presente relatório de estágio foi feito no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico do 2º Ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, com a finalidade de obter o grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico foi realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, mais concretamente, na Escola Secundária do Fundão, no ano letivo 2020/2021. A atividade e intervenção pedagógica foi centrada em duas turmas do ensino secundário, uma delas do 11º ano de Ciências e Tecnologias e uma outra do 12º ano de Ciências Socioeconómicas, sendo esta última a turma partilhada entre estagiários. Foram realizadas tarefas de planeamento, lecionação e avaliação de várias unidades didáticas (e.g., badminton, basquetebol, voleibol e o andebol/ténis de Mesa, Kinball), assim como foi possível vivenciar o ensino da Educação Física em aulas à distância, devido ao período de confinamento imposto pelo Governo. Para além destas tarefas realizadas nas turmas em que se centrou a atividade pedagógica, foi possível vivenciar a experiência de lecionação de aulas de Educação Física em diferentes modalidades a uma turma do 2º ciclo (i.e., badminton e basquetebol). Foram ainda realizadas tarefas de acompanhamento da Direção de Turma (10º ano curso de Ciências e Tecnologias) e da equipa do desporto escolar (juvenis masculinos de futsal). A atual situação que atravessamos limitou bastante a realização de atividades para a comunidade escolar. No entanto, foi possível participar em várias iniciativas online (e.g., Dia Mundial da Atividade Física, Tertúlia de Futsal, Tertúlia de Nutrição). Como complemento ao estágio pedagógico, foi desenvolvido um trabalho de investigação procurando verificar a influência das aulas de Educação Física à distância na aptidão cardiorrespiratória e agilidade. Nele participaram 50 alunos, 21 raparigas e 29 rapazes, do 10º, 11º e 12º ano da respetiva escola com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos. Os resultados deste estudo demonstraram que as aulas à distância de Educação Física provocaram melhorias significativas nas variáveis em estudo, nomeadamente no número de percursos durante o teste de vaivém, no consumo máximo de oxigénio, e no tempo para realizar o teste de agilidade de 4 x 10m. Assim, concluímos que as aulas implementadas em confinamento foram importantes, contribuindo para a melhoria da aptidão cardiorrespiratória e agilidade dos alunos, mesmo neste contexto de pandemia. |
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A influência das aulas de Educação física à distância na aptidão cardiorrespiratória e agilidadeRelatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do FundãoAptidão FísicaEducação FísicaEnsino à DistânciaEstágio PedagógicoIntervençãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoO presente relatório de estágio foi feito no âmbito da Unidade Curricular Estágio Pedagógico do 2º Ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior, com a finalidade de obter o grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O estágio pedagógico foi realizado no Agrupamento de Escolas do Fundão, mais concretamente, na Escola Secundária do Fundão, no ano letivo 2020/2021. A atividade e intervenção pedagógica foi centrada em duas turmas do ensino secundário, uma delas do 11º ano de Ciências e Tecnologias e uma outra do 12º ano de Ciências Socioeconómicas, sendo esta última a turma partilhada entre estagiários. Foram realizadas tarefas de planeamento, lecionação e avaliação de várias unidades didáticas (e.g., badminton, basquetebol, voleibol e o andebol/ténis de Mesa, Kinball), assim como foi possível vivenciar o ensino da Educação Física em aulas à distância, devido ao período de confinamento imposto pelo Governo. Para além destas tarefas realizadas nas turmas em que se centrou a atividade pedagógica, foi possível vivenciar a experiência de lecionação de aulas de Educação Física em diferentes modalidades a uma turma do 2º ciclo (i.e., badminton e basquetebol). Foram ainda realizadas tarefas de acompanhamento da Direção de Turma (10º ano curso de Ciências e Tecnologias) e da equipa do desporto escolar (juvenis masculinos de futsal). A atual situação que atravessamos limitou bastante a realização de atividades para a comunidade escolar. No entanto, foi possível participar em várias iniciativas online (e.g., Dia Mundial da Atividade Física, Tertúlia de Futsal, Tertúlia de Nutrição). Como complemento ao estágio pedagógico, foi desenvolvido um trabalho de investigação procurando verificar a influência das aulas de Educação Física à distância na aptidão cardiorrespiratória e agilidade. Nele participaram 50 alunos, 21 raparigas e 29 rapazes, do 10º, 11º e 12º ano da respetiva escola com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos. Os resultados deste estudo demonstraram que as aulas à distância de Educação Física provocaram melhorias significativas nas variáveis em estudo, nomeadamente no número de percursos durante o teste de vaivém, no consumo máximo de oxigénio, e no tempo para realizar o teste de agilidade de 4 x 10m. Assim, concluímos que as aulas implementadas em confinamento foram importantes, contribuindo para a melhoria da aptidão cardiorrespiratória e agilidade dos alunos, mesmo neste contexto de pandemia.The current document was developed as result from the curricular unit Pedagogical Internship of the 2nd Cycle of Studies in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education at the University of Beira Interior, in order to obtain a Master's degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education. The pedagogical internship was held at the Agrupamento de Escolas do Fundão, more specifically, at the Escola Secundária do Fundão, in the 2020/2021 school year. The activity and pedagogical intervention were centered on two secondary education classes, one of them from the 11th year of Science and Technology and the other from the 12th year of Socioeconomic Sciences, the latter being shared between trainees. Planning, teaching and evaluation tasks were carried out in several didactic units (eg, badminton, basketball, volleyball and handball/table tennis, Kinball), as well as it was possible to experience the teaching of Physical Education in online classes, due to the period of containment imposed by the Government. In addition to these tasks, it was possible to experience the teaching Physical Education classes in different modalities to a 2nd cycle class (i.e., badminton and basketball). Monitoring tasks related to class director were also carried out (10th year of Science and Technology course) and school sports team (futsal male youth) was accompanied. The current pandemic situation has greatly limited the activities for the school community. However, it was possible to participate in several online initiatives (e.g., World Physical Activity Day, Futsal Conference, Nutrition Conference). As a complement to the pedagogical internship, an investigation work was carried out, seeking to verify the influence of Physical Education classes at distance on cardiorespiratory fitness and agility. 50 students participated in it, 21 girls and 29 boys, from the 10th, 11th and 12th grade of the respective school, aged between 15 and 17 years old. The results of this study showed that classes of Physical Education at distance caused significant improvements in the variables under study, namely in the distance during the shuttle run test, in the maximum oxygen consumption, and in the time to perform the 4 x 10 m agility test. Thus, we conclude that the classes implemented in confinement were important, contributing to the improvement of the students' cardiorespiratory fitness and agility, even in this pandemic context.Neiva, Henrique PereirauBibliorumFradique, Gonçalo Filipe dos Reis2022-01-12T16:56:41Z2021-07-232021-06-292021-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11764TID:202856151porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:37:45Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:37:45Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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