Seleção, (re)elaboração e gestão de materiais pedagógicos para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Jéssica Melo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5131
Resumo: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 30 abril de 2019, Universidade dos Açores.
id RCAP_ed57ebf8632855114f7c3febc72e922b
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5131
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Seleção, (re)elaboração e gestão de materiais pedagógicos para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Ensino de MatemáticaMatemáticaPrática PedagógicaPedagogical InternshipDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 30 abril de 2019, Universidade dos Açores.O presente relatório de estágio surge no contexto das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I (desenvolvido na Educação Pré-Escolar) e de Estágio Pedagógico II (realizado no 1.º Ciclo do Ensino Básico), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores e versa a apresentação e análise fundamentadas sobre o trabalho por nós desenvolvido. No decurso dos processos formativos vivenciados - tanto na Licenciatura em Educação Básica, como no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico - fomos constatando os inúmeros desafios e exigências atualmente colocados à docência e perspetivados na breve análise feita aos perfis (geral e específicos) de desempenho profissional docente. Assim, a realização deste trabalho constitui uma excelente oportunidade para a reflexão pós-ativa sobre a globalidade da nossa ação nos Estágios, com ênfase na abordagem à temática da Seleção, (Re)elaboração e Gestão de Materiais Pedagógicos para o ensino da Matemática. A bibliografia da especialidade consultada enfatiza, de forma consistente, a importância e as inúmeras potencialidades subjacentes à adequada utilização de materiais pedagógicos, nomeadamente no que se refere ao ensino da Matemática. Assim, decidimos apostar em práticas fundamentadas de seleção (utilização de materiais já existentes ou criados por nós), elaboração (criação de materiais) ou reelaboração (recriação de materiais já existentes, conferindo-lhes características alternativas de textura, tamanho, cor ou função/ objetivo diferente do usual) e gestão de materiais pedagógicos para o ensino Matemática nos estágios pedagógicos. O trabalho desenvolvido evidencia que a adequada seleção, (re)elaboração e rigorosa exploração de materiais pedagógicos contribui para o desenvolvimento e para a consolidação de aprendizagens, num ambiente dinâmico e motivador. Neste enquadramento, complementarmente, procurámos conhecer as representações de educadores e professores sobre as próprias práticas de utilização de materiais pedagógicos no ensino da Matemática, realizando um pequeno estudo exploratório, recorrendo ao inquérito por questionário. Os resultados obtidos foram bastante positivos, revelando que todos participantes privilegiam a utilização de materiais pedagógicos para o ensino da Matemática, com particular ênfase os jogos e os materiais manipuláveis. Como vantagens destas práticas, tando educadores como professores referem, sobretudo, o potencial dos materiais para: a motivação e o interesse das crianças/alunos pela aprendizagem; a visualização/ concretização de abstrações e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Muito embora estes resultados se afigurem muito positivos e indicadores de boas práticas docentes no que respeita à utilização de materiais pedagógicos para o ensino da Matemática, realçamos - dada a diversidade e riqueza dos materiais pedagógicos, amplamente considerados - a possibilidade existente de educadores e professores diversificarem muito mais o tipo de materiais que utilizam, partindo para a (re)elaboração e/ou exploração alternativa de recursos menos usuais ou mais raramente utilizados no ensino desta área/ domínio. Em suma, importa referir que para alcançarmos as inúmeras potencialidades dos materiais pedagógicos, nomeadamente no que respeita ao ensino da Matemática, a sua utilização deverá ser intencional e refletida, sustentada numa adequada seleção, (re)elaboração e gestão, atendendo às especificidades dos contextos.ABSTRACT: The present report was published in the context of the curricular units of Pedagogical Internship I (developed in Pre-School Education) and Pedagogical Internship II (developed in 1st Cycle of Basic Education), of the Master Degree in Pre-School and 1st Cycle of Basic Education at the University of Azores and consists of the presentation and fundamented analysis about the work we have developed. During the formative processes experienced – both in Basic Education Graduation, as in the Master in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education – we have been observing the numerous challenges and requirements currently placed to teaching and prospects in the brief analysis of the profiles (general and specifics) of professional teacher performance. Thus, the accomplishment of this work constitutes an excellent opportunity for the post-active reflection on the globality of our action in the Internships, with an emphasis on approach to the subject of Selection, (Re)working and Management of Pedagogical Materials for Mathematics Teaching. The specific bibliography consulted emphasizes, consistently, the importance and the many potentialities underlying the proper use of pedagogical materials, particularly of mathematics teaching. So, we decided to focus on fundamented selection practices (use of existing materials or created by us), preparation (creation of materials) or reworking (recreation of existing materials, giving them alternative texture features, size, color or function/purpose different from the usual) and pedagogical materials management in Mathematics teaching in the Pedagogics Internships. The developed work evidences that the appropriate selection, reworking and rigorous exploration of teaching materials contributes to the development and for the consolidation of learning, in a dynamic and motivating environment. In this framework, additionally, we seeked to know the educators and teachers’ representations on the practices of using pedagogical materials in Mathematics teaching, performing a small exploratory study, using the questionnaire survey. The results obtained were very positive, revealing that all participants privilege the use of pedagogical materials in Mathematics teaching, with particular emphasis on games and manipulable materials. As advantages of these practices, both educators as teachers mention, mainly, the potential of materials for: the children's/students’ motivation and interest in learning; the visualization/materialization of abstractions and the development of logical-mathematical reasoning. Although these results appear to be very positive and indicators of good educational practices in regards of the use of pedagogical materials for the Mathematics teaching, we enhance - given the diversity and richness of pedagogical materials, widely considered - the existing possibility of educators and teachers to diversify much more the type of materials used, starting the (re)working and/or alternative exploration of less common or rarely used resources in the teaching of this area/domain. In short, it should be noted that to achieve the numerous potentialities of pedagogical materials, namely in regards of the Mathematics teaching, their use should be intentional and reflected, supported in an appropriate selection, (re)working and management, given the specificities of the contexts.Dinis, Raquel José de Jesus VigárioMelo, Helena SousaRepositório da Universidade dos AçoresMendes, Jéssica Melo2019-06-27T17:26:46Z2019-04-302019-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5131202249611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:24Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5131Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:24.605513Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Seleção, (re)elaboração e gestão de materiais pedagógicos para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Seleção, (re)elaboração e gestão de materiais pedagógicos para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Seleção, (re)elaboração e gestão de materiais pedagógicos para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Mendes, Jéssica Melo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino de Matemática
Matemática
Prática Pedagógica
Pedagogical Internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Seleção, (re)elaboração e gestão de materiais pedagógicos para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Seleção, (re)elaboração e gestão de materiais pedagógicos para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Seleção, (re)elaboração e gestão de materiais pedagógicos para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Seleção, (re)elaboração e gestão de materiais pedagógicos para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Seleção, (re)elaboração e gestão de materiais pedagógicos para o ensino da matemática na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Mendes, Jéssica Melo
author_facet Mendes, Jéssica Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dinis, Raquel José de Jesus Vigário
Melo, Helena Sousa
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Jéssica Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino de Matemática
Matemática
Prática Pedagógica
Pedagogical Internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino de Matemática
Matemática
Prática Pedagógica
Pedagogical Internship
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 30 abril de 2019, Universidade dos Açores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-27T17:26:46Z
2019-04-30
2019-04-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5131
202249611
url http://hdl.handle.net/10400.3/5131
identifier_str_mv 202249611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130729358032896