Discrepância entre práticas típicas e ideais em intervenção precoce na infância: perceção dos profissionais das equipas locais de intervenção em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Tânia Isabel Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/14820
Resumo: A investigação realizada no âmbito da Intervenção Precoce na Infância (IPI) tem alertado para a discrepância significativa entre as práticas que os profissionais implementam e as que são recomendadas em IPI, muito embora estes considerem conhecer as práticas recomendadas. O objetivo do presente estudo visa analisar os fatores mais utilizados para justificar a discrepância entre práticas, por parte dos profissionais que integram as equipas locais de intervenção a nível nacional, contando-se com a participação de 569 profissionais de IPI de 78 equipas locais de intervenção. Com vista à realização de uma análise de conteúdo, definiram-se categorias e subcategorias integradas em três domínios, nomeadamente, Fatores extrínsecos, Fatores intrínsecos e Irrelevante. Para complementar esta análise, tentou ainda perceber-se se a frequência de reuniões de equipa, a frequência de supervisão, o facto de os profissionais de IPI trabalharem a tempo inteiro ou parcial e o grupo profissional em que se inserem estão relacionados com os fatores que justificam a discrepância entre práticas típicas e práticas ideais. A maioria dos profissionais de IPI justificam a discrepância entre práticas típicas e ideais com base em fatores extrínsecos e os resultados parecem evidenciar que não existem diferenças entre os fatores justificativos dentro das variáveis analisadas.
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