Tratamento do erro na produção escrita: análise das estratégias de correcção dos erros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Paula de Sena Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2217
Resumo: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa (Metodologia do Ensino), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
id RCAP_b19c21d73779c60de7b22ead4e3903f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2217
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tratamento do erro na produção escrita: análise das estratégias de correcção dos errosLíngua portuguesa - Estudo e ensinoEscrita - Estudo e ensinoErros de linguagemFormação de professores - Cabo VerdeTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa (Metodologia do Ensino), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010Sabemos que no dia-a-dia, um dos trabalhos do professor consiste em corrigir os textos produzidos pelos alunos com vista a detectar os erros cometidos. É evidente, que esta função envolve o conhecimento de princípios orientadores, razão pela qual, entendemos ser importante que o professor tenha uma visão de como processar esta tarefa. Deste modo, reveste-se de particular importância a atenção sobre o assunto de correcção dos erros na produção escrita, para que seja possível por parte do professor também uma reflexão sobre metodologias a adoptar para obtenção de melhores resultados na gestão dos erros. Focalizamos o nosso estudo nesta temática, pela importância que pode assumir na formação inicial e contínua dos professores de Língua Portuguesa em Cabo Verde. Uma das questões que colocamos e que atravessa toda a tese é a seguinte: que estratégias utilizam para corrigir os textos produzidos? Concretamente, constitui nossa intenção, olhar um pouco para o contexto da população alvo (alguns professores de Língua Portuguesa), em Cabo Verde, com o intuito de por um lado, conhecer as estratégias que utilizam para corrigir os textos produzidos pelos seus alunos e, por outro lado, verificar se as estratégias são ou não eficazes de modo a ajudar o aluno a compreender e a corrigir o seu erro. O corpus analisado é constituído por 40 (quarenta) composições produzidas por alunos do 7º ano de escolaridade, pertencentes a 4 (quatro) escolas secundárias, localizadas na ilha de Santiago – Praia - Cabo VerdeIt is common knowledge that one a teacher`s primary tasks is to correct the mistakes detected in students written texts. It is also obvious that teachers must have a vision and understand the techniques and guiding principles needed to perform this function effectively. That is why it is important to reflect on the methodology which is to be adopted in order to achieve maximum results. On this basis, we intend to focus our attention on this subject matter, due to the importance it has in the initial and continual training of Portuguese teachers in Cape Verde. One of the issues raised and analysed in this thesis is as follows: what are the strategies used to correct these texts? In concrete terms, it is our intention to examine the context of the target population (a few teachers of Portuguese), in Cape Verde, in order to identify the strategies used to correct the texts produced by their students, on the one hand, or the other, to determine whether or not the strategies used are effective in solving the problems. We analysed forty essays produced by seventh grade students from different secondary schools located on the Island of Santiago, Praia, Cape Verde.Grosso, Maria José dos Reis,1953-Repositório da Universidade de LisboaLima, Ana Paula de Sena Pereira2010-12-09T15:48:35Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2217porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:40.091463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento do erro na produção escrita: análise das estratégias de correcção dos erros
title Tratamento do erro na produção escrita: análise das estratégias de correcção dos erros
spellingShingle Tratamento do erro na produção escrita: análise das estratégias de correcção dos erros
Lima, Ana Paula de Sena Pereira
Língua portuguesa - Estudo e ensino
Escrita - Estudo e ensino
Erros de linguagem
Formação de professores - Cabo Verde
Teses de mestrado - 2010
title_short Tratamento do erro na produção escrita: análise das estratégias de correcção dos erros
title_full Tratamento do erro na produção escrita: análise das estratégias de correcção dos erros
title_fullStr Tratamento do erro na produção escrita: análise das estratégias de correcção dos erros
title_full_unstemmed Tratamento do erro na produção escrita: análise das estratégias de correcção dos erros
title_sort Tratamento do erro na produção escrita: análise das estratégias de correcção dos erros
author Lima, Ana Paula de Sena Pereira
author_facet Lima, Ana Paula de Sena Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grosso, Maria José dos Reis,1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Paula de Sena Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino
Escrita - Estudo e ensino
Erros de linguagem
Formação de professores - Cabo Verde
Teses de mestrado - 2010
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino
Escrita - Estudo e ensino
Erros de linguagem
Formação de professores - Cabo Verde
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa (Metodologia do Ensino), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-09T15:48:35Z
2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2217
url http://hdl.handle.net/10451/2217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134170265419776