Inclusão na Educação Musical: A Teoria de Aprendizagem Musical no desenvolvimento de estratégias de integração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Patrícia Isabel Bailhote
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/154252
Resumo: O presente relatório pretende dar a conhecer ao leitor a Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no ano letivo de 2021/2022, no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical para 2º ciclo do Ensino Básico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. No decorrer deste percurso foram alvo de observação seis turmas de 2. º ciclo e um clube de percussões orientado por um docente de Educação Musical. O relatório contém descrições e reflexões de aulas observadas de três docentes distintos e de aulas lecionadas ao longo do 2º e 3º período escolar. As reflexões são inspiradas e fundamentadas à luz da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon que interpreta um papel de veículo para a promoção da inclusão em sala de aula. O relatório contém quatro capítulos. O primeiro, intitulado Educação Musical em Portugal, propõe uma breve contextualização histórica e algumas considerações mais atuais sobre documentos orientadores da disciplina. O segundo explora os fundamentos da Teoria de Aprendizagem Musical, algumas pedagogias que inspiraram a construção dessa mesma teoria e autores que têm vindo a demonstrar preocupação sobre a inclusão em diversos moldes de aulas com música. O terceiro capítulo contextualiza a escola de estágio, introduzindo o quarto e último capítulo onde partilho a minha experiência enquanto professora estagiária.
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