A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Alécia Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/56720
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
id RCAP_b1d5efa97c27ea9378501ea9072af708
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/56720
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior portuguêsFormação experiencialEstudantes - BrasilMobilidade dos estudantesEnsino superior portuguêsMigração internacionalIntegraçãoDissertações de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022A presente investigação tem como objetivo compreender o contributo da experiência da mobilidade estudantil por parte de alunos brasileiros no ensino superior português. O princípio norteador da investigação fundamenta-se no pressuposto que a experiência é uma ferramenta importante na formação do indivíduo e tem um grande potencial na construção de aprendizagens. De modo a alcançar o objetivo proposto, realizaram-se entrevistas biográficas a 05 (cinco) estudantes brasileiras, que estudaram em instituições de ensino superior em Portugal. Por meio dos estudos feitos e da análise dos dados, foi possível consolidar a ideia de que a experiência da mobilidade estudantil trouxe contributos importantes para a vida pessoal, profissional e social das estudantes brasileiras, mudanças comportamentais e novas construções de identidade. As constatações feitas corroboram para o entendimento do valor da experiência e da formação experiencial na aquisição de aprendizagens significativas, competências e habilidades.The present investigation aims to understand the contribution of the student mobility experience by Brazilian students in Portuguese higher education. The guiding principle of the investigation is based on the assumption that experience is an important tool in the formation of the individual and has great potential in the construction of learning. In order to achieve the proposed objective, biographical interviews were carried out with 05 (five) Brazilian students, who studied in higher education institutions in Portugal. Through studies carried out and data analysis, it was possible to consolidate the idea that the experience of student mobility brought important contributions to the personal, professional and social lives of Brazilian students, behavioral changes and new identity constructions. The findings made corroborate the understanding of the value of experience and experiential training in the acquisition of significant learning, skills and abilities.Cavaco, Carmen, 1970-Repositório da Universidade de LisboaMaia, Alécia Soares2023-03-20T16:48:18Z20222022-10-162022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56720porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:37Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56720Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:16.596928Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português
title A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português
spellingShingle A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português
Maia, Alécia Soares
Formação experiencial
Estudantes - Brasil
Mobilidade dos estudantes
Ensino superior português
Migração internacional
Integração
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português
title_full A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português
title_fullStr A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português
title_full_unstemmed A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português
title_sort A formação experiencial de estudantes brasileiros no ensino superior português
author Maia, Alécia Soares
author_facet Maia, Alécia Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cavaco, Carmen, 1970-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Alécia Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Formação experiencial
Estudantes - Brasil
Mobilidade dos estudantes
Ensino superior português
Migração internacional
Integração
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação experiencial
Estudantes - Brasil
Mobilidade dos estudantes
Ensino superior português
Migração internacional
Integração
Dissertações de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-10-16
2022-01-01T00:00:00Z
2023-03-20T16:48:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/56720
url http://hdl.handle.net/10451/56720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134626424291328