O plano de marketing numa pequena empresa : de serviços de engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Jorge A. Vasconcellos e
Data de Publicação: 1993
Outros Autores: Amaral, Maria do Céu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22647
Resumo: A implementação de uma estratégia e um dos aspectos fundamentais do Planeamento Estratégico. Os planos tácticos funcionais, de marketing, produção, financeiro e de pessoal, devem estar relacionados com a estratégia previamente definida, isto e, a estratégia influencia o plano que, por sua vez, e contingente desta. O objectivo deste artigo e evidenciar esta influencia elaborando um plano de marketing de uma empresa de serviços. A influência verifica-se a dois níveis: o tipo de variáveis do marketing mix depende dos segmentos em que a empresa se posiciona e a importância de cada variável e também contingente. O artigo ilustra basicamente três aspectos: 1. O conceito de marketing mix 2. A contingência do plano de marketing em relação à estratégia 3. As especificidades do marketing numa empresa de serviços
id RCAP_b1f54a451f907a38d1e08ee17b55080a
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22647
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O plano de marketing numa pequena empresa : de serviços de engenhariaMarketingPMEPlaneamento estratégicoA implementação de uma estratégia e um dos aspectos fundamentais do Planeamento Estratégico. Os planos tácticos funcionais, de marketing, produção, financeiro e de pessoal, devem estar relacionados com a estratégia previamente definida, isto e, a estratégia influencia o plano que, por sua vez, e contingente desta. O objectivo deste artigo e evidenciar esta influencia elaborando um plano de marketing de uma empresa de serviços. A influência verifica-se a dois níveis: o tipo de variáveis do marketing mix depende dos segmentos em que a empresa se posiciona e a importância de cada variável e também contingente. O artigo ilustra basicamente três aspectos: 1. O conceito de marketing mix 2. A contingência do plano de marketing em relação à estratégia 3. As especificidades do marketing numa empresa de serviçosISEG - Departamento de EconomiaRepositório da Universidade de LisboaSá, Jorge A. Vasconcellos eAmaral, Maria do Céu2021-12-07T09:19:03Z19931993-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22647porSá, Jorge Vasconcellos e; e Maria do Céu Amaral. 1993. "O plano de marketing numa pequena empresa : de serviços de engenharia". Instituto Superior de Economia e Gestão - DE Working papers nº 2 -1993/DEinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:01.503061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O plano de marketing numa pequena empresa : de serviços de engenharia
title O plano de marketing numa pequena empresa : de serviços de engenharia
spellingShingle O plano de marketing numa pequena empresa : de serviços de engenharia
Sá, Jorge A. Vasconcellos e
Marketing
PME
Planeamento estratégico
title_short O plano de marketing numa pequena empresa : de serviços de engenharia
title_full O plano de marketing numa pequena empresa : de serviços de engenharia
title_fullStr O plano de marketing numa pequena empresa : de serviços de engenharia
title_full_unstemmed O plano de marketing numa pequena empresa : de serviços de engenharia
title_sort O plano de marketing numa pequena empresa : de serviços de engenharia
author Sá, Jorge A. Vasconcellos e
author_facet Sá, Jorge A. Vasconcellos e
Amaral, Maria do Céu
author_role author
author2 Amaral, Maria do Céu
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Jorge A. Vasconcellos e
Amaral, Maria do Céu
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
PME
Planeamento estratégico
topic Marketing
PME
Planeamento estratégico
description A implementação de uma estratégia e um dos aspectos fundamentais do Planeamento Estratégico. Os planos tácticos funcionais, de marketing, produção, financeiro e de pessoal, devem estar relacionados com a estratégia previamente definida, isto e, a estratégia influencia o plano que, por sua vez, e contingente desta. O objectivo deste artigo e evidenciar esta influencia elaborando um plano de marketing de uma empresa de serviços. A influência verifica-se a dois níveis: o tipo de variáveis do marketing mix depende dos segmentos em que a empresa se posiciona e a importância de cada variável e também contingente. O artigo ilustra basicamente três aspectos: 1. O conceito de marketing mix 2. A contingência do plano de marketing em relação à estratégia 3. As especificidades do marketing numa empresa de serviços
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993
1993-01-01T00:00:00Z
2021-12-07T09:19:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22647
url http://hdl.handle.net/10400.5/22647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sá, Jorge Vasconcellos e; e Maria do Céu Amaral. 1993. "O plano de marketing numa pequena empresa : de serviços de engenharia". Instituto Superior de Economia e Gestão - DE Working papers nº 2 -1993/DE
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEG - Departamento de Economia
publisher.none.fl_str_mv ISEG - Departamento de Economia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131163048017920