Horta pedagógica e consórcio de culturas: um projeto educativo em contexto do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Cláudia Filipa Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/36149
Resumo: O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito das unidades curriculares Prática Pedagógica Supervisionada e Seminário de Orientação Educacional e traduz o processo de conceção, implementação e avaliação de um projeto de intervenção-investigação sobre o consórcio de culturas numa turma mista de 2.º e 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto teve como objetivos: i) desenvolver uma sequência didática para alunos do 2.º e 3.º ano de escolaridade que promova o consórcio de culturas utilizando a metodologia STEAM; ii) avaliar o efeito do desenvolvimento da sequência didática nas aprendizagens dos alunos, ao nível dos conhecimentos e capacidades; iii) avaliar o efeito do Pii no desenvolvimento profissional, pessoal e social da professora-estagiária. Nesse sentido, no enquadramento teórico de suporte ao projeto de intervenção-investigação, apresenta-se uma contextualização relativa às hortas pedagógicas, seguido da apresentação de projetos/estudos de hortas pedagógicas no Pré-Escolar e no 1.º CEB e de projetos/estudos de hortas pedagógicas com a técnica agrícola do consórcio de culturas, expõem-se, também, o conceito de consórcio de culturas, bem como os tipos de consórcio de culturas e as vantagens da sua utilização, sistematizam-se projetos/estudos sobre: i) o consórcio de culturas no Pré-Escolar e no 1.º CEB e fundamenta-se a utilização da sequência didática como meio de construção de conhecimento e a utilização do STEAM. Este projeto apresenta caraterísticas de uma metodologia de investigação-ação, em que se utilizaram diferentes técnicas de recolha de dados, como a observação; o inquérito por questionário e a compilação documental. No que diz respeito aos dados obtidos optou-se por realizar uma análise descritiva quantitativa. A análise dos dados obtidos foi realizada com base numa análise descritiva quantitativa e numa análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos pôde-se perceber que a implementação da sequência didática teve um impacto positivo tanto nos alunos como na professora-estagiária. Relativamente aos alunos, verificou-se que desenvolveram aprendizagens ao nível dos conhecimentos sobre o consórcio de culturas e ao nível das capacidades. Já em relação à professora-estagiária que concebeu, planificou, implementou e avaliou a sequência didática, mostrou ter desenvolvido competências como profissional da educação, nomeadamente, conhecer a individualidade e o caráter dinâmico do aluno, ter a capacidade de tornar o conteúdo compreensível pelos alunos, ser capaz de avaliar as aprendizagens dos alunos, entre outras.
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Nesse sentido, no enquadramento teórico de suporte ao projeto de intervenção-investigação, apresenta-se uma contextualização relativa às hortas pedagógicas, seguido da apresentação de projetos/estudos de hortas pedagógicas no Pré-Escolar e no 1.º CEB e de projetos/estudos de hortas pedagógicas com a técnica agrícola do consórcio de culturas, expõem-se, também, o conceito de consórcio de culturas, bem como os tipos de consórcio de culturas e as vantagens da sua utilização, sistematizam-se projetos/estudos sobre: i) o consórcio de culturas no Pré-Escolar e no 1.º CEB e fundamenta-se a utilização da sequência didática como meio de construção de conhecimento e a utilização do STEAM. Este projeto apresenta caraterísticas de uma metodologia de investigação-ação, em que se utilizaram diferentes técnicas de recolha de dados, como a observação; o inquérito por questionário e a compilação documental. No que diz respeito aos dados obtidos optou-se por realizar uma análise descritiva quantitativa. A análise dos dados obtidos foi realizada com base numa análise descritiva quantitativa e numa análise de conteúdo. Com base nos resultados obtidos pôde-se perceber que a implementação da sequência didática teve um impacto positivo tanto nos alunos como na professora-estagiária. Relativamente aos alunos, verificou-se que desenvolveram aprendizagens ao nível dos conhecimentos sobre o consórcio de culturas e ao nível das capacidades. Já em relação à professora-estagiária que concebeu, planificou, implementou e avaliou a sequência didática, mostrou ter desenvolvido competências como profissional da educação, nomeadamente, conhecer a individualidade e o caráter dinâmico do aluno, ter a capacidade de tornar o conteúdo compreensível pelos alunos, ser capaz de avaliar as aprendizagens dos alunos, entre outras.This internship report was developed within the curricular units Supervised Pedagogical Practice and Educational Guidance Seminar and translates the process of design, implementation and evaluation of an intervention-research project on the consortium of cultures in a mixed class of 2nd and 3rd year of the primary school. The project had as objectives: i) to develop a didactic sequence for students of the 2nd and 3rd year of schooling that promotes the consortium of cultures using the STEAM methodology; (ii) assess the effect of the development of the didactic sequence on students' learning, knowledge and skills; iii) to evaluate the effect of Pii on the professional, personal and social development of the trainee teacher. In this sense, in the theoretical framework of support to the intervention-research project, a contextualization related to pedagogical gardens is presented, followed by the presentation of projects/studies of pedagogical gardens in pre-school and primary school and of projects/studies of pedagogical gardens with the agricultural technique of the crop consortium, also exposing the concept of crop consortium, as well as the types of crop consortium and the advantages of their use, projects/studies are systematized on: i) the consortium of crops in preschool and the primary school and is based on the use of the didactic sequence as a means of knowledge construction and the use of STEAM. This project presents characteristics of an action research methodology, in which different data collection techniques were used, such as observation; questionnaire survey and documentary compilation. With regard to the data obtained, it was decided to perform a quantitative descriptive analysis. The analysis of the obtained data was performed based on a quantitative descriptive analysis and a content analysis. Based on the results obtained, it was possible to notice that the implementation of the didactic sequence had a positive impact on both students and teacher-interns. For the pupils, it was found that they developed learning in terms of knowledge about the consortium of cultures and the level of capabilities. In relation to the trainee teacher who conceived, planned, implemented and evaluated the didactic sequence, showed to have developed skills as an education professional, namely, knowing the individuality and dynamic character of the student, having the ability to make the content understandable by the students, being able to evaluate the students' learning, among others.2023-01-31T14:44:10Z2022-12-19T00:00:00Z2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/36149porTavares, Cláudia Filipa Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:09:42Zoai:ria.ua.pt:10773/36149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:02.556678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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