Mãos ao solo – Plantar vida na escola. As hortas escolares como ferramenta pedagógica no 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Sara Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26305
Resumo: As ações humanas estão no centro dos problemas ambientais, a sustentabilidade da vida na Terra depende da alteração do comportamento humano. Conforme foi aumentando a pressão humana sobre o ambiente, as instituições de ensino foram sendo incumbidas de educar as crianças e os jovens a respeito do impacto humano nos ecossistemas e da importância da construção de um futuro sustentável. Considerando o contexto ambiental atual, pretendeu-se com o projeto elaborar uma ferramenta educativa útil de apoio aos professores que pretendam trabalhar transversalmente questões ambientais, em contexto curricular. Foi desenvolvido o Kit pedagógico “Mãos ao Solo - Plantar vida na escola”, direcionado ao 1.º CEB, composto por três guias: guia do professor; guia de Campo do aluno; e guia de planeamento e desenvolvimento de uma horta escolar, que incluem atividades passíveis de serem integradas no programa curricular. A ferramenta educativa elaborada foi alvo de investigação, tendo sido questionada aos professores participantes no estudo a sua opinião sobre o contributo educativo do Kit pedagógico, em contexto horta escolar, enquanto ferramenta para a promoção da educação ambiental, a nível curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, paralelamente à construção da ferramenta educativa mencionada, que foi o centro do projeto, elaborou-se um questionário direcionado a professores que estejam, ou tenham estado a desenvolver iniciativas de hortas escolares no 1.º CEB. Tendo sindo esta a primeira fase de investigação, de modo a conhecer o universo de estudo, recorrendo-se a uma metodologia quantitativa, com N=60. Numa segunda fase de investigação, a ferramenta foi analisada pelos professores da amostra que aceitarem continuar a participar do estudo, partilhando a sua opinião sobre o kit pedagógico, através de um segundo questionário com N=15, e no qual se pretendia essencialmente conhecer o contributo educativo do Kit pedagógico, bem como a sua adequação a nível curricular e viabilidade a nível curricular e institucional, do Kit. iv Os resultados da investigação apontam para a necessidade formativa e de motivação dos professores para melhorarem as suas competências pedagógicas nas áreas da EA e HE. No que concerne à avaliação do impacto das HE destaca-se que todos os docentes participantes na investigação afirmam ter observado alterações de comportamento perante o ambiente, nos alunos participantes. Relativamente à avaliação do material pedagógico produzido, a totalidade dos docentes revelaram que o kit incentiva o professor a dinamizar atividades em contexto HE e 87,5% afirmam possibilitar uma maior diversidade de abordagens em EA, sendo que todos afirmaram poder adotar o kit total ou parcialmente. Da análise destaca-se a relevância que as HE poderão apresentar numa abordagem prática relativamente às questões ambientais. Espera-se que o projeto contribua para a promoção da EA, em contexto curricular, materializando-se numa ferramenta educativa útil, passível de trabalhar transversalmente as questões ambienteis.
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Foi desenvolvido o Kit pedagógico “Mãos ao Solo - Plantar vida na escola”, direcionado ao 1.º CEB, composto por três guias: guia do professor; guia de Campo do aluno; e guia de planeamento e desenvolvimento de uma horta escolar, que incluem atividades passíveis de serem integradas no programa curricular. A ferramenta educativa elaborada foi alvo de investigação, tendo sido questionada aos professores participantes no estudo a sua opinião sobre o contributo educativo do Kit pedagógico, em contexto horta escolar, enquanto ferramenta para a promoção da educação ambiental, a nível curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, paralelamente à construção da ferramenta educativa mencionada, que foi o centro do projeto, elaborou-se um questionário direcionado a professores que estejam, ou tenham estado a desenvolver iniciativas de hortas escolares no 1.º CEB. Tendo sindo esta a primeira fase de investigação, de modo a conhecer o universo de estudo, recorrendo-se a uma metodologia quantitativa, com N=60. Numa segunda fase de investigação, a ferramenta foi analisada pelos professores da amostra que aceitarem continuar a participar do estudo, partilhando a sua opinião sobre o kit pedagógico, através de um segundo questionário com N=15, e no qual se pretendia essencialmente conhecer o contributo educativo do Kit pedagógico, bem como a sua adequação a nível curricular e viabilidade a nível curricular e institucional, do Kit. iv Os resultados da investigação apontam para a necessidade formativa e de motivação dos professores para melhorarem as suas competências pedagógicas nas áreas da EA e HE. No que concerne à avaliação do impacto das HE destaca-se que todos os docentes participantes na investigação afirmam ter observado alterações de comportamento perante o ambiente, nos alunos participantes. Relativamente à avaliação do material pedagógico produzido, a totalidade dos docentes revelaram que o kit incentiva o professor a dinamizar atividades em contexto HE e 87,5% afirmam possibilitar uma maior diversidade de abordagens em EA, sendo que todos afirmaram poder adotar o kit total ou parcialmente. Da análise destaca-se a relevância que as HE poderão apresentar numa abordagem prática relativamente às questões ambientais. Espera-se que o projeto contribua para a promoção da EA, em contexto curricular, materializando-se numa ferramenta educativa útil, passível de trabalhar transversalmente as questões ambienteis.Human actions are at the center of environmental problems, the sustainability of life on Earth depends on changing human behavior. As human pressure on the environment has increased, educational institutions have been held accountable for educating children and young people about our impacts on ecosystems and the importance of building a sustainable future. Considering the current environmental context, the main objective of this project pretended was to develop a useful educational tool to support teachers, who work transversally on environmental issues, in a curricular context. The pedagogical kit “Mãos ao Solo - Plantar vida na Escola” was developed to the Elementary School (ES), consisting of three guides, a teacher's guide, a student's field guide and a guide for planning and developing a school garden (SG), which include activities that can be integrated into the curriculum. The educational tool developed was the subject of investigation, and the teachers participating in the study were asked their opinion about the educational contribution of the Pedagogical Kit, as a tool for the promotion of environmental education (EE), at the curricular level in the ES. In parallel with the construction of the aforementioned educational tool, the center of the project, a questionnaire was designed to understand how SG initiatives are developed, directed to teachers, who have been or are developing HE initiatives in the ES. This is the first phase of the investigation, in order to know the universe of study, using a quantitative methodology, with N=60. In a second phase of investigation, the tool was analyzed by the teachers who agreed to continue to participate in the investigation, accepting to share their opinion about the pedagogical kit, through a second questionnaire with an N=15, where it was intended to know their educational contribution, curricular adequacy and curricular and institutional feasibility of the Kit. The results of this investigation point to the existence of training needs and teacher’s motivation to improve their pedagogical skills in EE and SVG. With regard to assessing the impact of SG stands out that all participating teachers in the research claim to have observed, in the participating students, changes in behavior towards the environment. vi Regarding the evaluation of the pedagogical material produced, all teachers who contributed their opinion about the Kit revealed that it encourages the teacher to streamline activities in SVG and 87.5% claim to enable a greater diversity of approaches in EE, being that all teachers said they could come to adopt the kit fully or partially. The analysis highlights the relevance that SVG may present a practical approach to environmental issues. It is expected that the project will contribute to the promotion of EE, in a curricular context, materializing itself in a useful educational tool, capable of working transversally environmental issues.Bergano, SofiaVelho, AntónioBiblioteca Digital do IPBFreire, Sara Gonçalves2023-01-04T16:18:09Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26305TID:203138228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:58:48Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:49.714746Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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