Literacia emergente e passagem da educação pré-escolar para o 1º Ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Cristina Manuela
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17503
Resumo: O desenvolvimento da literacia emergente é, sem dúvida, uma das marcas mais importantes da passagem da Educação Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Não podemos esquecer a importância de que se revestem a transversalidade da língua portuguesa e a sua operacionalização através do processo de ensino/ aprendizagem neste contexto. Neste texto, pretendemos mostrar como é possível levar a cabo um tal programa de desenvolvimento de competências em língua portuguesa. Apoiar-nos-emos em exemplos retirados de curtas intervenções didáticas levadas a cabo maioritariamente no âmbito da prática pedagógica supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_b2245488ee8d6d37469f7ace25d7bee8
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia emergente e passagem da educação pré-escolar para o 1º Ciclo do ensino básico1º Ciclo do Ensino BásicoEducação Pré-EscolarIntervenção didáticaLiteracia emergenteTransversa- lidade da língua portuguesaO desenvolvimento da literacia emergente é, sem dúvida, uma das marcas mais importantes da passagem da Educação Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Não podemos esquecer a importância de que se revestem a transversalidade da língua portuguesa e a sua operacionalização através do processo de ensino/ aprendizagem neste contexto. Neste texto, pretendemos mostrar como é possível levar a cabo um tal programa de desenvolvimento de competências em língua portuguesa. Apoiar-nos-emos em exemplos retirados de curtas intervenções didáticas levadas a cabo maioritariamente no âmbito da prática pedagógica supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.Developing emergent literacy is, undoubtedly, one of the most important issues in early-years education and at primary school namely in what concerns the transition between the two cycles. This is a context in which it is very important to explore the transversal- ity of the mother tongue and its promotion through the teaching/learning process. This text aims to demonstrate that it is possible to implement such a program. In order to support our arguments, we present examples from short didactic interventions which took place mainly in contexts of professional training to become an early-years educa- tor or a primary school teacher.Le développement de la littératie émergente est, sans doute, l’un des enjeux les plus importants en ce qui concerne la transition entre l’École Maternelle et l’En- seignement Primaire. On ne peut pas oublier le rôle important joué dans ce contexte par la transversalité de la langue maternelle et son opérationnalisation à travers l’enseignement/apprentissage. Dans ce texte, nous prétendons démontrer qu’il est possible de mener à bout un tel programme. Pour cimenter nos arguments, nous présenterons des exemples majoritairement issus de situations liées à la pratique de l’enseignement vécues dans des jardins d’enfants ou des écoles primaires.El desarrollo de la literacia emergente es, sin duda, una de las marcas más importantes de la transición de la educación infantil a la escuela primaria. En este contexto, no se puede olvidar la importancia de la transversalidad de la lengua materna y de su promo- ción a través la enseñanza y el aprendizaje. En nuestro texto, vamos a demonstrar que es posible promover un programa de desarrollo de competencias en la lengua materna. Para suportar nuestros argu- mentos nos basaremos en ejemplos retirados mayori- tariamente de situaciones de práctica en la educación infantil y en la escuela primaria mayoritariamente asociadas a contestos de formación de educadores de infancia y de maestros.2017-05-19T10:33:22Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17503por0873-36010.17346/se.vol20Sá, Cristina Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:41Zoai:ria.ua.pt:10773/17503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:18.856763Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia emergente e passagem da educação pré-escolar para o 1º Ciclo do ensino básico
title Literacia emergente e passagem da educação pré-escolar para o 1º Ciclo do ensino básico
spellingShingle Literacia emergente e passagem da educação pré-escolar para o 1º Ciclo do ensino básico
Sá, Cristina Manuela
1º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Intervenção didática
Literacia emergente
Transversa- lidade da língua portuguesa
title_short Literacia emergente e passagem da educação pré-escolar para o 1º Ciclo do ensino básico
title_full Literacia emergente e passagem da educação pré-escolar para o 1º Ciclo do ensino básico
title_fullStr Literacia emergente e passagem da educação pré-escolar para o 1º Ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Literacia emergente e passagem da educação pré-escolar para o 1º Ciclo do ensino básico
title_sort Literacia emergente e passagem da educação pré-escolar para o 1º Ciclo do ensino básico
author Sá, Cristina Manuela
author_facet Sá, Cristina Manuela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Cristina Manuela
dc.subject.por.fl_str_mv 1º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Intervenção didática
Literacia emergente
Transversa- lidade da língua portuguesa
topic 1º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Intervenção didática
Literacia emergente
Transversa- lidade da língua portuguesa
description O desenvolvimento da literacia emergente é, sem dúvida, uma das marcas mais importantes da passagem da Educação Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Não podemos esquecer a importância de que se revestem a transversalidade da língua portuguesa e a sua operacionalização através do processo de ensino/ aprendizagem neste contexto. Neste texto, pretendemos mostrar como é possível levar a cabo um tal programa de desenvolvimento de competências em língua portuguesa. Apoiar-nos-emos em exemplos retirados de curtas intervenções didáticas levadas a cabo maioritariamente no âmbito da prática pedagógica supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-05-19T10:33:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17503
url http://hdl.handle.net/10773/17503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-360
10.17346/se.vol20
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137573050777600