Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Carla Filipa Teixeira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10342
Resumo: O relatório de estágio é o reflexo do processo de desenvolvimento e aprendizagem da mestranda ao longo da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do seu percurso formativo a mestranda adquiriu saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação, que lhe foram imprescindíveis para o desenvolvimento de uma prática sustentada. A interação entre os saberes teóricos mobilizados e a reflexão sobre a prática contribuíram para a construção do seu perfil enquanto futura educadora de infância e professora do 1º ciclo, com vista a uma melhor prática educativa. A metodologia de investigação-ação constituída por várias etapas cíclicas -observação, planificação, ação, reflexão e avaliação - permitiu à mestranda desenvolver a sua ação educativa de forma articulada e sequencial. Considerando as especificidades de ambos os contextos procurou-se desenvolver práticas que promovessem aprendizagens significativas e efetivas para os diferentes grupos tendo em conta os seus interesses e necessidades, encarando a criança como centro do processo de ensino e aprendizagem. Os estágios desenvolvidos no contexto de Educação Pré-Escolar e no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico permitiram a construção de um perfil profissional duplo, percebendo a importância que ambos os níveis educativos têm no desenvolvimento global da criança.
id RCAP_b278d450580f573eff6f30befd01d1ae
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10342
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioEducaçãoInvestigação-açãoPerfil duploPrática educativaReflexãoEducationResearch-actionDouble profileEducational practiceReflectionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio é o reflexo do processo de desenvolvimento e aprendizagem da mestranda ao longo da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do seu percurso formativo a mestranda adquiriu saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação, que lhe foram imprescindíveis para o desenvolvimento de uma prática sustentada. A interação entre os saberes teóricos mobilizados e a reflexão sobre a prática contribuíram para a construção do seu perfil enquanto futura educadora de infância e professora do 1º ciclo, com vista a uma melhor prática educativa. A metodologia de investigação-ação constituída por várias etapas cíclicas -observação, planificação, ação, reflexão e avaliação - permitiu à mestranda desenvolver a sua ação educativa de forma articulada e sequencial. Considerando as especificidades de ambos os contextos procurou-se desenvolver práticas que promovessem aprendizagens significativas e efetivas para os diferentes grupos tendo em conta os seus interesses e necessidades, encarando a criança como centro do processo de ensino e aprendizagem. Os estágios desenvolvidos no contexto de Educação Pré-Escolar e no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico permitiram a construção de um perfil profissional duplo, percebendo a importância que ambos os níveis educativos têm no desenvolvimento global da criança.The internship report is a reflection of the student’s development and learning process throughout the Supervised Educational Practice, developed in the Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education frameworks, which are included in the Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education Master’s Degree. During its course, the student acquired scientific, pedagogical, didactic, cultural and research knowledge, which were crucial for the development of a sustained practice. The interaction between the theoretical knowledge learnt and the reflection on its own experience contributed to the construction of her profile as a future kindergarten teacher and teacher of the 1st cycle, with the purpose of promoting a better educational practice. The research-action methodology incorporated by several cyclical stages – observation, planning, action, reflection and evaluation – allowed the student to develop its educational action in an articulated and sequential way. Considering the specificities of both contexts, the student sought to develop practices that promoted meaningful and effective learning for the different groups taking into account their interests and needs, considering the children as the center of the teaching and learning process. The internships developed in the context of Pre-school Education and in the context of the 1st Cycle of Basic Education enabled the construction of a double professional profile, perceiving the importance that both educational levels have in the overall development of the children.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCastro, Carla Filipa Teixeira2017-10-20T14:20:08Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10342TID:201761521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:53Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:47.272498Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Castro, Carla Filipa Teixeira
Educação
Investigação-ação
Perfil duplo
Prática educativa
Reflexão
Education
Research-action
Double profile
Educational practice
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Castro, Carla Filipa Teixeira
author_facet Castro, Carla Filipa Teixeira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Carla Filipa Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Investigação-ação
Perfil duplo
Prática educativa
Reflexão
Education
Research-action
Double profile
Educational practice
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Investigação-ação
Perfil duplo
Prática educativa
Reflexão
Education
Research-action
Double profile
Educational practice
Reflection
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório de estágio é o reflexo do processo de desenvolvimento e aprendizagem da mestranda ao longo da Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do seu percurso formativo a mestranda adquiriu saberes científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação, que lhe foram imprescindíveis para o desenvolvimento de uma prática sustentada. A interação entre os saberes teóricos mobilizados e a reflexão sobre a prática contribuíram para a construção do seu perfil enquanto futura educadora de infância e professora do 1º ciclo, com vista a uma melhor prática educativa. A metodologia de investigação-ação constituída por várias etapas cíclicas -observação, planificação, ação, reflexão e avaliação - permitiu à mestranda desenvolver a sua ação educativa de forma articulada e sequencial. Considerando as especificidades de ambos os contextos procurou-se desenvolver práticas que promovessem aprendizagens significativas e efetivas para os diferentes grupos tendo em conta os seus interesses e necessidades, encarando a criança como centro do processo de ensino e aprendizagem. Os estágios desenvolvidos no contexto de Educação Pré-Escolar e no contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico permitiram a construção de um perfil profissional duplo, percebendo a importância que ambos os níveis educativos têm no desenvolvimento global da criança.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-20T14:20:08Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10342
TID:201761521
url http://hdl.handle.net/10400.22/10342
identifier_str_mv TID:201761521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131403460280320