Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/43377 |
Resumo: | Os últimos dois anos representaram para a cadeia de abastecimento global uma enorme mudança de paradigma, uma disrupção que tem causado um grande impacto quer no setor dos transitários, quer no setor da logística. Aliado a isso é também incontornável a célere evolução da digitalização, que tem requerido uma nova adaptação dos métodos, canais, abordagens e táticas até então utilizados. São estes desafios, decorrentes do meio envolvente, que levam as empresas do setor B2B, onde a Olicargo se insere, a terem de planear estratégias de marketing centradas no acompanhamento e orientação da trajetória do cliente e no relacionamento estabelecido com o mesmo. Este relatório engloba a revisão de literatura de carácter informativo e a realização de um estudo empírico de natureza qualitativa, que consistiu na realização de dez entrevistas estruturadas, sujeitas a uma análise de conteúdo e interpretação de dados. Posteriormente, serão desenvolvidas, sequencialmente, todas as etapas de um Plano de Marketing, recorrendo a um quadro teórico congruente que serviu de suporte para a realização de uma análise da situação externa e interna, definição dos objetivos, construção da nova estratégia e definição do plano de ação. Visto que este Plano de Marketing tem uma forte orientação prática poderá ser replicado na empresa onde o estágio curricular foi realizado, de modo a contribuir proativamente para o alcance de resultados e sucesso da organização. |
id |
RCAP_b280e12918836c4da99e9c4280be9b92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43377 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na OlicargoPlano de MarketingMarketing RelacionalMarketing DigitalMarketing InternoMarketing de ServiçosMarketing B2BDomínio/Área Científica::Ciências SociaisOs últimos dois anos representaram para a cadeia de abastecimento global uma enorme mudança de paradigma, uma disrupção que tem causado um grande impacto quer no setor dos transitários, quer no setor da logística. Aliado a isso é também incontornável a célere evolução da digitalização, que tem requerido uma nova adaptação dos métodos, canais, abordagens e táticas até então utilizados. São estes desafios, decorrentes do meio envolvente, que levam as empresas do setor B2B, onde a Olicargo se insere, a terem de planear estratégias de marketing centradas no acompanhamento e orientação da trajetória do cliente e no relacionamento estabelecido com o mesmo. Este relatório engloba a revisão de literatura de carácter informativo e a realização de um estudo empírico de natureza qualitativa, que consistiu na realização de dez entrevistas estruturadas, sujeitas a uma análise de conteúdo e interpretação de dados. Posteriormente, serão desenvolvidas, sequencialmente, todas as etapas de um Plano de Marketing, recorrendo a um quadro teórico congruente que serviu de suporte para a realização de uma análise da situação externa e interna, definição dos objetivos, construção da nova estratégia e definição do plano de ação. Visto que este Plano de Marketing tem uma forte orientação prática poderá ser replicado na empresa onde o estágio curricular foi realizado, de modo a contribuir proativamente para o alcance de resultados e sucesso da organização.Monteiro, MárciaRepositório ComumFreitas, Maria Isabel Monteiro de2022-10-202022-08-042155-01-01T00:00:00Z2022-10-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43377TID:203196619porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-03T14:00:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43377Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:48.637516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo |
title |
Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo |
spellingShingle |
Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo Freitas, Maria Isabel Monteiro de Plano de Marketing Marketing Relacional Marketing Digital Marketing Interno Marketing de Serviços Marketing B2B Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo |
title_full |
Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo |
title_fullStr |
Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo |
title_full_unstemmed |
Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo |
title_sort |
Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo |
author |
Freitas, Maria Isabel Monteiro de |
author_facet |
Freitas, Maria Isabel Monteiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Márcia Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Maria Isabel Monteiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de Marketing Marketing Relacional Marketing Digital Marketing Interno Marketing de Serviços Marketing B2B Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Plano de Marketing Marketing Relacional Marketing Digital Marketing Interno Marketing de Serviços Marketing B2B Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Os últimos dois anos representaram para a cadeia de abastecimento global uma enorme mudança de paradigma, uma disrupção que tem causado um grande impacto quer no setor dos transitários, quer no setor da logística. Aliado a isso é também incontornável a célere evolução da digitalização, que tem requerido uma nova adaptação dos métodos, canais, abordagens e táticas até então utilizados. São estes desafios, decorrentes do meio envolvente, que levam as empresas do setor B2B, onde a Olicargo se insere, a terem de planear estratégias de marketing centradas no acompanhamento e orientação da trajetória do cliente e no relacionamento estabelecido com o mesmo. Este relatório engloba a revisão de literatura de carácter informativo e a realização de um estudo empírico de natureza qualitativa, que consistiu na realização de dez entrevistas estruturadas, sujeitas a uma análise de conteúdo e interpretação de dados. Posteriormente, serão desenvolvidas, sequencialmente, todas as etapas de um Plano de Marketing, recorrendo a um quadro teórico congruente que serviu de suporte para a realização de uma análise da situação externa e interna, definição dos objetivos, construção da nova estratégia e definição do plano de ação. Visto que este Plano de Marketing tem uma forte orientação prática poderá ser replicado na empresa onde o estágio curricular foi realizado, de modo a contribuir proativamente para o alcance de resultados e sucesso da organização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-20 2022-08-04 2022-10-20T00:00:00Z 2155-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/43377 TID:203196619 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/43377 |
identifier_str_mv |
TID:203196619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130929071915009 |