Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Maria Isabel Monteiro de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43377
Resumo: Os últimos dois anos representaram para a cadeia de abastecimento global uma enorme mudança de paradigma, uma disrupção que tem causado um grande impacto quer no setor dos transitários, quer no setor da logística. Aliado a isso é também incontornável a célere evolução da digitalização, que tem requerido uma nova adaptação dos métodos, canais, abordagens e táticas até então utilizados. São estes desafios, decorrentes do meio envolvente, que levam as empresas do setor B2B, onde a Olicargo se insere, a terem de planear estratégias de marketing centradas no acompanhamento e orientação da trajetória do cliente e no relacionamento estabelecido com o mesmo. Este relatório engloba a revisão de literatura de carácter informativo e a realização de um estudo empírico de natureza qualitativa, que consistiu na realização de dez entrevistas estruturadas, sujeitas a uma análise de conteúdo e interpretação de dados. Posteriormente, serão desenvolvidas, sequencialmente, todas as etapas de um Plano de Marketing, recorrendo a um quadro teórico congruente que serviu de suporte para a realização de uma análise da situação externa e interna, definição dos objetivos, construção da nova estratégia e definição do plano de ação. Visto que este Plano de Marketing tem uma forte orientação prática poderá ser replicado na empresa onde o estágio curricular foi realizado, de modo a contribuir proativamente para o alcance de resultados e sucesso da organização.
id RCAP_b280e12918836c4da99e9c4280be9b92
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43377
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na OlicargoPlano de MarketingMarketing RelacionalMarketing DigitalMarketing InternoMarketing de ServiçosMarketing B2BDomínio/Área Científica::Ciências SociaisOs últimos dois anos representaram para a cadeia de abastecimento global uma enorme mudança de paradigma, uma disrupção que tem causado um grande impacto quer no setor dos transitários, quer no setor da logística. Aliado a isso é também incontornável a célere evolução da digitalização, que tem requerido uma nova adaptação dos métodos, canais, abordagens e táticas até então utilizados. São estes desafios, decorrentes do meio envolvente, que levam as empresas do setor B2B, onde a Olicargo se insere, a terem de planear estratégias de marketing centradas no acompanhamento e orientação da trajetória do cliente e no relacionamento estabelecido com o mesmo. Este relatório engloba a revisão de literatura de carácter informativo e a realização de um estudo empírico de natureza qualitativa, que consistiu na realização de dez entrevistas estruturadas, sujeitas a uma análise de conteúdo e interpretação de dados. Posteriormente, serão desenvolvidas, sequencialmente, todas as etapas de um Plano de Marketing, recorrendo a um quadro teórico congruente que serviu de suporte para a realização de uma análise da situação externa e interna, definição dos objetivos, construção da nova estratégia e definição do plano de ação. Visto que este Plano de Marketing tem uma forte orientação prática poderá ser replicado na empresa onde o estágio curricular foi realizado, de modo a contribuir proativamente para o alcance de resultados e sucesso da organização.Monteiro, MárciaRepositório ComumFreitas, Maria Isabel Monteiro de2022-10-202022-08-042155-01-01T00:00:00Z2022-10-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43377TID:203196619porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-03T14:00:12ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo
title Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo
spellingShingle Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo
Freitas, Maria Isabel Monteiro de
Plano de Marketing
Marketing Relacional
Marketing Digital
Marketing Interno
Marketing de Serviços
Marketing B2B
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo
title_full Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo
title_fullStr Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo
title_full_unstemmed Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo
title_sort Estar Onde o Cliente Está: Implementação de um Plano Marketing na Olicargo
author Freitas, Maria Isabel Monteiro de
author_facet Freitas, Maria Isabel Monteiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Márcia
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Maria Isabel Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de Marketing
Marketing Relacional
Marketing Digital
Marketing Interno
Marketing de Serviços
Marketing B2B
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Plano de Marketing
Marketing Relacional
Marketing Digital
Marketing Interno
Marketing de Serviços
Marketing B2B
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description Os últimos dois anos representaram para a cadeia de abastecimento global uma enorme mudança de paradigma, uma disrupção que tem causado um grande impacto quer no setor dos transitários, quer no setor da logística. Aliado a isso é também incontornável a célere evolução da digitalização, que tem requerido uma nova adaptação dos métodos, canais, abordagens e táticas até então utilizados. São estes desafios, decorrentes do meio envolvente, que levam as empresas do setor B2B, onde a Olicargo se insere, a terem de planear estratégias de marketing centradas no acompanhamento e orientação da trajetória do cliente e no relacionamento estabelecido com o mesmo. Este relatório engloba a revisão de literatura de carácter informativo e a realização de um estudo empírico de natureza qualitativa, que consistiu na realização de dez entrevistas estruturadas, sujeitas a uma análise de conteúdo e interpretação de dados. Posteriormente, serão desenvolvidas, sequencialmente, todas as etapas de um Plano de Marketing, recorrendo a um quadro teórico congruente que serviu de suporte para a realização de uma análise da situação externa e interna, definição dos objetivos, construção da nova estratégia e definição do plano de ação. Visto que este Plano de Marketing tem uma forte orientação prática poderá ser replicado na empresa onde o estágio curricular foi realizado, de modo a contribuir proativamente para o alcance de resultados e sucesso da organização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-20
2022-08-04
2022-10-20T00:00:00Z
2155-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43377
TID:203196619
url http://hdl.handle.net/10400.26/43377
identifier_str_mv TID:203196619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302004012417024