Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Márcia Raquel da Cruz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/13666
Resumo: O presente relatório retrata o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Tem como objetivo descrever e refletir sobre a prática, ao nível do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Português, Ciências Naturais, Matemática e História e Geografia de Portugal, centrada em atividades com o recurso a diferentes materiais curriculares que consideramos, tal como vários autores (Blanco (1994), Graells (2000), Chamorro (2003) e Pires (2005)) e os documentos oficiais, essenciais para uma aprendizagem bem sucedida. Reconhecendo que nestas idades “o pensamento está voltado para a aprendizagem concreta” (M.E., 1991, p. 101), as metodologias de ensino aprendizagem devem colocar o aluno no centro do processo para que “se vão tornando observadores activos com capacidade para descobrir, investigar, experimentar e aprender”, cabendo aos professores “proporcionar-lhes os instrumentos e as técnicas necessárias para que eles possam construir o seu próprio saber de forma sistematizada”, pelo que são indispensáveis na sala de aula “os livros, os meios de comunicação social e toda uma série de materiais e documentação” (M.E., 1991, p. 102). O desenvolvimento da nossa intervenção, ao caminhar conjuntamente com a nossa investigação, baseada nas conceções dos professores e alunos sobre os materiais curriculares, permitiu-nos desenvolver ações mais sustentadas e adequadas aos diferentes contextos. Recorremos a uma metodologia qualitativa e interpretativa tendo sido aplicados questionários aos alunos, entrevistas aos professores e, ainda, feitos registos de observações sob a forma de notas de campo. A análise, mista, recorreu a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os professores consideram que a motivação dos alunos e a diferenciação pedagógica justificam a necessidade de materiais curriculares diversificados, sendo a turma, o contexto, o tempo e o programa os aspetos que mais os influenciam. Para os alunos, o material manipulável evidenciou-se como o que mais gostaram, embora os mais tradicionais, por exemplo, fichas de trabalho, fossem considerados os que mais os ajudam na compreensão dos conteúdos e na superação das dificuldades.This report describes the work carried out in the Supervised Teaching Practice of the Masters in Teaching of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança. It aims to describe and reflect on the practice, at the level of 1st and 2nd Cycles of Basic Education in Portuguese, Natural Sciences, Mathematics and History and Geography of Portugal, focused on activities with the use of different curricular materials that we consider, such as several authors (Blanco (1994), Graells (2000), Chamorro (2003) and Pires (2005)) and official documents, essential for successful learning. Recognizing that at these ages "thinking is focused on concrete learning" (ME, 1991, p. 101), learning teaching methodologies should put students at the center of the process so that "they become active observers with the ability to discover, investigate, experiment and learn", and it is up to the teachers to" provide them with the necessary tools and techniques so that they can construct their own knowledge in a systematized way ", so in the classroom it is indispensable "books, the media and a whole series of materials and documentation" (ME, 1991, p. 102). The development of our intervention, along with our research, based on the teachers 'and students' conceptions about the curricular materials, allowed us to develop more sustained and adequate actions to the different contexts. We used a qualitative and interpretive methodology and questionnaires were applied to the students, interviews with the teachers, and records of observations were made in the form of field notes. The analysis, misted, used descriptive statistics and content analysis. The results revealed that teachers consider that student motivation and pedagogical differentiation justify the need for diversified curricular materials, with the class, context, time and program being the most influential aspects. For the students, the manipulative material proved to be what they liked the most, although the more traditional ones, for example, worksheets, were considered the ones that most help them in understanding contents and overcoming difficulties.
id RCAP_b29b4536f4bad57e9897cb0caec71fd9
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13666
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoMateriais curricularesAprendizagens ativasInvestigação sobre a práticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório retrata o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Tem como objetivo descrever e refletir sobre a prática, ao nível do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Português, Ciências Naturais, Matemática e História e Geografia de Portugal, centrada em atividades com o recurso a diferentes materiais curriculares que consideramos, tal como vários autores (Blanco (1994), Graells (2000), Chamorro (2003) e Pires (2005)) e os documentos oficiais, essenciais para uma aprendizagem bem sucedida. Reconhecendo que nestas idades “o pensamento está voltado para a aprendizagem concreta” (M.E., 1991, p. 101), as metodologias de ensino aprendizagem devem colocar o aluno no centro do processo para que “se vão tornando observadores activos com capacidade para descobrir, investigar, experimentar e aprender”, cabendo aos professores “proporcionar-lhes os instrumentos e as técnicas necessárias para que eles possam construir o seu próprio saber de forma sistematizada”, pelo que são indispensáveis na sala de aula “os livros, os meios de comunicação social e toda uma série de materiais e documentação” (M.E., 1991, p. 102). O desenvolvimento da nossa intervenção, ao caminhar conjuntamente com a nossa investigação, baseada nas conceções dos professores e alunos sobre os materiais curriculares, permitiu-nos desenvolver ações mais sustentadas e adequadas aos diferentes contextos. Recorremos a uma metodologia qualitativa e interpretativa tendo sido aplicados questionários aos alunos, entrevistas aos professores e, ainda, feitos registos de observações sob a forma de notas de campo. A análise, mista, recorreu a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os professores consideram que a motivação dos alunos e a diferenciação pedagógica justificam a necessidade de materiais curriculares diversificados, sendo a turma, o contexto, o tempo e o programa os aspetos que mais os influenciam. Para os alunos, o material manipulável evidenciou-se como o que mais gostaram, embora os mais tradicionais, por exemplo, fichas de trabalho, fossem considerados os que mais os ajudam na compreensão dos conteúdos e na superação das dificuldades.This report describes the work carried out in the Supervised Teaching Practice of the Masters in Teaching of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança. It aims to describe and reflect on the practice, at the level of 1st and 2nd Cycles of Basic Education in Portuguese, Natural Sciences, Mathematics and History and Geography of Portugal, focused on activities with the use of different curricular materials that we consider, such as several authors (Blanco (1994), Graells (2000), Chamorro (2003) and Pires (2005)) and official documents, essential for successful learning. Recognizing that at these ages "thinking is focused on concrete learning" (ME, 1991, p. 101), learning teaching methodologies should put students at the center of the process so that "they become active observers with the ability to discover, investigate, experiment and learn", and it is up to the teachers to" provide them with the necessary tools and techniques so that they can construct their own knowledge in a systematized way ", so in the classroom it is indispensable "books, the media and a whole series of materials and documentation" (ME, 1991, p. 102). The development of our intervention, along with our research, based on the teachers 'and students' conceptions about the curricular materials, allowed us to develop more sustained and adequate actions to the different contexts. We used a qualitative and interpretive methodology and questionnaires were applied to the students, interviews with the teachers, and records of observations were made in the form of field notes. The analysis, misted, used descriptive statistics and content analysis. The results revealed that teachers consider that student motivation and pedagogical differentiation justify the need for diversified curricular materials, with the class, context, time and program being the most influential aspects. For the students, the manipulative material proved to be what they liked the most, although the more traditional ones, for example, worksheets, were considered the ones that most help them in understanding contents and overcoming difficulties.Gonçalves, AdorindaBiblioteca Digital do IPBLopes, Márcia Raquel da Cruz2017-01-05T11:38:14Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13666TID:201539896porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:33Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:47.626470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Lopes, Márcia Raquel da Cruz
Materiais curriculares
Aprendizagens ativas
Investigação sobre a prática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
author Lopes, Márcia Raquel da Cruz
author_facet Lopes, Márcia Raquel da Cruz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Adorinda
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Márcia Raquel da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais curriculares
Aprendizagens ativas
Investigação sobre a prática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Materiais curriculares
Aprendizagens ativas
Investigação sobre a prática
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório retrata o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Tem como objetivo descrever e refletir sobre a prática, ao nível do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Português, Ciências Naturais, Matemática e História e Geografia de Portugal, centrada em atividades com o recurso a diferentes materiais curriculares que consideramos, tal como vários autores (Blanco (1994), Graells (2000), Chamorro (2003) e Pires (2005)) e os documentos oficiais, essenciais para uma aprendizagem bem sucedida. Reconhecendo que nestas idades “o pensamento está voltado para a aprendizagem concreta” (M.E., 1991, p. 101), as metodologias de ensino aprendizagem devem colocar o aluno no centro do processo para que “se vão tornando observadores activos com capacidade para descobrir, investigar, experimentar e aprender”, cabendo aos professores “proporcionar-lhes os instrumentos e as técnicas necessárias para que eles possam construir o seu próprio saber de forma sistematizada”, pelo que são indispensáveis na sala de aula “os livros, os meios de comunicação social e toda uma série de materiais e documentação” (M.E., 1991, p. 102). O desenvolvimento da nossa intervenção, ao caminhar conjuntamente com a nossa investigação, baseada nas conceções dos professores e alunos sobre os materiais curriculares, permitiu-nos desenvolver ações mais sustentadas e adequadas aos diferentes contextos. Recorremos a uma metodologia qualitativa e interpretativa tendo sido aplicados questionários aos alunos, entrevistas aos professores e, ainda, feitos registos de observações sob a forma de notas de campo. A análise, mista, recorreu a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os professores consideram que a motivação dos alunos e a diferenciação pedagógica justificam a necessidade de materiais curriculares diversificados, sendo a turma, o contexto, o tempo e o programa os aspetos que mais os influenciam. Para os alunos, o material manipulável evidenciou-se como o que mais gostaram, embora os mais tradicionais, por exemplo, fichas de trabalho, fossem considerados os que mais os ajudam na compreensão dos conteúdos e na superação das dificuldades.This report describes the work carried out in the Supervised Teaching Practice of the Masters in Teaching of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança. It aims to describe and reflect on the practice, at the level of 1st and 2nd Cycles of Basic Education in Portuguese, Natural Sciences, Mathematics and History and Geography of Portugal, focused on activities with the use of different curricular materials that we consider, such as several authors (Blanco (1994), Graells (2000), Chamorro (2003) and Pires (2005)) and official documents, essential for successful learning. Recognizing that at these ages "thinking is focused on concrete learning" (ME, 1991, p. 101), learning teaching methodologies should put students at the center of the process so that "they become active observers with the ability to discover, investigate, experiment and learn", and it is up to the teachers to" provide them with the necessary tools and techniques so that they can construct their own knowledge in a systematized way ", so in the classroom it is indispensable "books, the media and a whole series of materials and documentation" (ME, 1991, p. 102). The development of our intervention, along with our research, based on the teachers 'and students' conceptions about the curricular materials, allowed us to develop more sustained and adequate actions to the different contexts. We used a qualitative and interpretive methodology and questionnaires were applied to the students, interviews with the teachers, and records of observations were made in the form of field notes. The analysis, misted, used descriptive statistics and content analysis. The results revealed that teachers consider that student motivation and pedagogical differentiation justify the need for diversified curricular materials, with the class, context, time and program being the most influential aspects. For the students, the manipulative material proved to be what they liked the most, although the more traditional ones, for example, worksheets, were considered the ones that most help them in understanding contents and overcoming difficulties.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-05T11:38:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/13666
TID:201539896
url http://hdl.handle.net/10198/13666
identifier_str_mv TID:201539896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135284252639232