Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/13666 |
Resumo: | O presente relatório retrata o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Tem como objetivo descrever e refletir sobre a prática, ao nível do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Português, Ciências Naturais, Matemática e História e Geografia de Portugal, centrada em atividades com o recurso a diferentes materiais curriculares que consideramos, tal como vários autores (Blanco (1994), Graells (2000), Chamorro (2003) e Pires (2005)) e os documentos oficiais, essenciais para uma aprendizagem bem sucedida. Reconhecendo que nestas idades “o pensamento está voltado para a aprendizagem concreta” (M.E., 1991, p. 101), as metodologias de ensino aprendizagem devem colocar o aluno no centro do processo para que “se vão tornando observadores activos com capacidade para descobrir, investigar, experimentar e aprender”, cabendo aos professores “proporcionar-lhes os instrumentos e as técnicas necessárias para que eles possam construir o seu próprio saber de forma sistematizada”, pelo que são indispensáveis na sala de aula “os livros, os meios de comunicação social e toda uma série de materiais e documentação” (M.E., 1991, p. 102). O desenvolvimento da nossa intervenção, ao caminhar conjuntamente com a nossa investigação, baseada nas conceções dos professores e alunos sobre os materiais curriculares, permitiu-nos desenvolver ações mais sustentadas e adequadas aos diferentes contextos. Recorremos a uma metodologia qualitativa e interpretativa tendo sido aplicados questionários aos alunos, entrevistas aos professores e, ainda, feitos registos de observações sob a forma de notas de campo. A análise, mista, recorreu a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os professores consideram que a motivação dos alunos e a diferenciação pedagógica justificam a necessidade de materiais curriculares diversificados, sendo a turma, o contexto, o tempo e o programa os aspetos que mais os influenciam. Para os alunos, o material manipulável evidenciou-se como o que mais gostaram, embora os mais tradicionais, por exemplo, fichas de trabalho, fossem considerados os que mais os ajudam na compreensão dos conteúdos e na superação das dificuldades.This report describes the work carried out in the Supervised Teaching Practice of the Masters in Teaching of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança. It aims to describe and reflect on the practice, at the level of 1st and 2nd Cycles of Basic Education in Portuguese, Natural Sciences, Mathematics and History and Geography of Portugal, focused on activities with the use of different curricular materials that we consider, such as several authors (Blanco (1994), Graells (2000), Chamorro (2003) and Pires (2005)) and official documents, essential for successful learning. Recognizing that at these ages "thinking is focused on concrete learning" (ME, 1991, p. 101), learning teaching methodologies should put students at the center of the process so that "they become active observers with the ability to discover, investigate, experiment and learn", and it is up to the teachers to" provide them with the necessary tools and techniques so that they can construct their own knowledge in a systematized way ", so in the classroom it is indispensable "books, the media and a whole series of materials and documentation" (ME, 1991, p. 102). The development of our intervention, along with our research, based on the teachers 'and students' conceptions about the curricular materials, allowed us to develop more sustained and adequate actions to the different contexts. We used a qualitative and interpretive methodology and questionnaires were applied to the students, interviews with the teachers, and records of observations were made in the form of field notes. The analysis, misted, used descriptive statistics and content analysis. The results revealed that teachers consider that student motivation and pedagogical differentiation justify the need for diversified curricular materials, with the class, context, time and program being the most influential aspects. For the students, the manipulative material proved to be what they liked the most, although the more traditional ones, for example, worksheets, were considered the ones that most help them in understanding contents and overcoming difficulties. |
id |
RCAP_b29b4536f4bad57e9897cb0caec71fd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13666 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoMateriais curricularesAprendizagens ativasInvestigação sobre a práticaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório retrata o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Tem como objetivo descrever e refletir sobre a prática, ao nível do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Português, Ciências Naturais, Matemática e História e Geografia de Portugal, centrada em atividades com o recurso a diferentes materiais curriculares que consideramos, tal como vários autores (Blanco (1994), Graells (2000), Chamorro (2003) e Pires (2005)) e os documentos oficiais, essenciais para uma aprendizagem bem sucedida. Reconhecendo que nestas idades “o pensamento está voltado para a aprendizagem concreta” (M.E., 1991, p. 101), as metodologias de ensino aprendizagem devem colocar o aluno no centro do processo para que “se vão tornando observadores activos com capacidade para descobrir, investigar, experimentar e aprender”, cabendo aos professores “proporcionar-lhes os instrumentos e as técnicas necessárias para que eles possam construir o seu próprio saber de forma sistematizada”, pelo que são indispensáveis na sala de aula “os livros, os meios de comunicação social e toda uma série de materiais e documentação” (M.E., 1991, p. 102). O desenvolvimento da nossa intervenção, ao caminhar conjuntamente com a nossa investigação, baseada nas conceções dos professores e alunos sobre os materiais curriculares, permitiu-nos desenvolver ações mais sustentadas e adequadas aos diferentes contextos. Recorremos a uma metodologia qualitativa e interpretativa tendo sido aplicados questionários aos alunos, entrevistas aos professores e, ainda, feitos registos de observações sob a forma de notas de campo. A análise, mista, recorreu a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os professores consideram que a motivação dos alunos e a diferenciação pedagógica justificam a necessidade de materiais curriculares diversificados, sendo a turma, o contexto, o tempo e o programa os aspetos que mais os influenciam. Para os alunos, o material manipulável evidenciou-se como o que mais gostaram, embora os mais tradicionais, por exemplo, fichas de trabalho, fossem considerados os que mais os ajudam na compreensão dos conteúdos e na superação das dificuldades.This report describes the work carried out in the Supervised Teaching Practice of the Masters in Teaching of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança. It aims to describe and reflect on the practice, at the level of 1st and 2nd Cycles of Basic Education in Portuguese, Natural Sciences, Mathematics and History and Geography of Portugal, focused on activities with the use of different curricular materials that we consider, such as several authors (Blanco (1994), Graells (2000), Chamorro (2003) and Pires (2005)) and official documents, essential for successful learning. Recognizing that at these ages "thinking is focused on concrete learning" (ME, 1991, p. 101), learning teaching methodologies should put students at the center of the process so that "they become active observers with the ability to discover, investigate, experiment and learn", and it is up to the teachers to" provide them with the necessary tools and techniques so that they can construct their own knowledge in a systematized way ", so in the classroom it is indispensable "books, the media and a whole series of materials and documentation" (ME, 1991, p. 102). The development of our intervention, along with our research, based on the teachers 'and students' conceptions about the curricular materials, allowed us to develop more sustained and adequate actions to the different contexts. We used a qualitative and interpretive methodology and questionnaires were applied to the students, interviews with the teachers, and records of observations were made in the form of field notes. The analysis, misted, used descriptive statistics and content analysis. The results revealed that teachers consider that student motivation and pedagogical differentiation justify the need for diversified curricular materials, with the class, context, time and program being the most influential aspects. For the students, the manipulative material proved to be what they liked the most, although the more traditional ones, for example, worksheets, were considered the ones that most help them in understanding contents and overcoming difficulties.Gonçalves, AdorindaBiblioteca Digital do IPBLopes, Márcia Raquel da Cruz2017-01-05T11:38:14Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/13666TID:201539896porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:33Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/13666Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:47.626470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico Lopes, Márcia Raquel da Cruz Materiais curriculares Aprendizagens ativas Investigação sobre a prática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Lopes, Márcia Raquel da Cruz |
author_facet |
Lopes, Márcia Raquel da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Adorinda Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Márcia Raquel da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais curriculares Aprendizagens ativas Investigação sobre a prática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Materiais curriculares Aprendizagens ativas Investigação sobre a prática Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório retrata o trabalho desenvolvido na Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. Tem como objetivo descrever e refletir sobre a prática, ao nível do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Português, Ciências Naturais, Matemática e História e Geografia de Portugal, centrada em atividades com o recurso a diferentes materiais curriculares que consideramos, tal como vários autores (Blanco (1994), Graells (2000), Chamorro (2003) e Pires (2005)) e os documentos oficiais, essenciais para uma aprendizagem bem sucedida. Reconhecendo que nestas idades “o pensamento está voltado para a aprendizagem concreta” (M.E., 1991, p. 101), as metodologias de ensino aprendizagem devem colocar o aluno no centro do processo para que “se vão tornando observadores activos com capacidade para descobrir, investigar, experimentar e aprender”, cabendo aos professores “proporcionar-lhes os instrumentos e as técnicas necessárias para que eles possam construir o seu próprio saber de forma sistematizada”, pelo que são indispensáveis na sala de aula “os livros, os meios de comunicação social e toda uma série de materiais e documentação” (M.E., 1991, p. 102). O desenvolvimento da nossa intervenção, ao caminhar conjuntamente com a nossa investigação, baseada nas conceções dos professores e alunos sobre os materiais curriculares, permitiu-nos desenvolver ações mais sustentadas e adequadas aos diferentes contextos. Recorremos a uma metodologia qualitativa e interpretativa tendo sido aplicados questionários aos alunos, entrevistas aos professores e, ainda, feitos registos de observações sob a forma de notas de campo. A análise, mista, recorreu a estatística descritiva e a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os professores consideram que a motivação dos alunos e a diferenciação pedagógica justificam a necessidade de materiais curriculares diversificados, sendo a turma, o contexto, o tempo e o programa os aspetos que mais os influenciam. Para os alunos, o material manipulável evidenciou-se como o que mais gostaram, embora os mais tradicionais, por exemplo, fichas de trabalho, fossem considerados os que mais os ajudam na compreensão dos conteúdos e na superação das dificuldades.This report describes the work carried out in the Supervised Teaching Practice of the Masters in Teaching of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, of the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança. It aims to describe and reflect on the practice, at the level of 1st and 2nd Cycles of Basic Education in Portuguese, Natural Sciences, Mathematics and History and Geography of Portugal, focused on activities with the use of different curricular materials that we consider, such as several authors (Blanco (1994), Graells (2000), Chamorro (2003) and Pires (2005)) and official documents, essential for successful learning. Recognizing that at these ages "thinking is focused on concrete learning" (ME, 1991, p. 101), learning teaching methodologies should put students at the center of the process so that "they become active observers with the ability to discover, investigate, experiment and learn", and it is up to the teachers to" provide them with the necessary tools and techniques so that they can construct their own knowledge in a systematized way ", so in the classroom it is indispensable "books, the media and a whole series of materials and documentation" (ME, 1991, p. 102). The development of our intervention, along with our research, based on the teachers 'and students' conceptions about the curricular materials, allowed us to develop more sustained and adequate actions to the different contexts. We used a qualitative and interpretive methodology and questionnaires were applied to the students, interviews with the teachers, and records of observations were made in the form of field notes. The analysis, misted, used descriptive statistics and content analysis. The results revealed that teachers consider that student motivation and pedagogical differentiation justify the need for diversified curricular materials, with the class, context, time and program being the most influential aspects. For the students, the manipulative material proved to be what they liked the most, although the more traditional ones, for example, worksheets, were considered the ones that most help them in understanding contents and overcoming difficulties. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-01-05T11:38:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/13666 TID:201539896 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/13666 |
identifier_str_mv |
TID:201539896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135284252639232 |