Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Juliana da Conceição Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7668
Resumo: O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, procura dar a conhecer a ação educativa desenvolvida nos contextos de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, no âmbito do Mestrado de Educação Pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Os estágios realizados foram assumidos como uma etapa formativa fundamental para o nosso desempenho profissional futuro. Nesse sentido, o relatório de Prática de Ensino Supervisionada pretende documentar algumas das experiências vivenciadas no decorrer da ação educativa, em ambos os contextos. Ao longo do processo, promoveram-se experiências que se constituíssem como aprendizagens significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Tentámos sustentar a nossa prática numa aprendizagem baseada na ação, valorizando o papel da criança e assumindo o adulto o papel de apoiante e facilitador. Utiliza-se uma metodologia descritiva e interpretativa dos processos realizados, utilizando como instrumentos de recolha de dados a observação, diálogos, registos elaborados pelas crianças e fotografias que comprovam a participação ativa e o envolvimento no desenrolar de todo o processo decorrente da ação pedagógica. Os estágios desenvolvidos permitiram-nos refletir sobre a importância das dimensões pedagógicas, que influenciam a ação educativa bem como encontrar estratégias que levassem as crianças a construir os seus próprios conhecimentos e significados. This report about Supervised Teaching Practice, seeks to inform about the educational action developed in the contexts of pre-school education and teaching of the 1st cycle of basic education within the master's degree of Education Pre-primary and primary in the 1st cycle of basic education. The phases realized were assumed as a crucial formative stage for our future professional performance. Accordingly, this report about Supervised Teaching Practice wants to document some of the experiences through the educational activity, in both contexts. Throughout the process, experiences were promoted which constituted as meaningful, diverse, inclusive, active and socializing apprenticeship. We tried to sustain our practice on action based apprenticeship, highlighting the role of the child and the adult assuming the role of supporter and facilitator. We use a descriptive and interpretive methodology of the performed processes, using observation, dialogues, records made by the children and photographs as instruments of data collection, which prove the active participation and involvement in the unfolding of the whole process due to the pedagogical action. The stages developed allowed us to reflect on the importance of the pedagogical dimensions that influence the educational action and to find strategies that would lead children to construct their own knowledge and meaning.
id RCAP_60f95030a1070d10a82fecc1726c0a9f
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7668
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoArticulação curricularAprendizagens integradorasParticipação ativaExperiências de aprendizagemO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, procura dar a conhecer a ação educativa desenvolvida nos contextos de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, no âmbito do Mestrado de Educação Pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Os estágios realizados foram assumidos como uma etapa formativa fundamental para o nosso desempenho profissional futuro. Nesse sentido, o relatório de Prática de Ensino Supervisionada pretende documentar algumas das experiências vivenciadas no decorrer da ação educativa, em ambos os contextos. Ao longo do processo, promoveram-se experiências que se constituíssem como aprendizagens significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Tentámos sustentar a nossa prática numa aprendizagem baseada na ação, valorizando o papel da criança e assumindo o adulto o papel de apoiante e facilitador. Utiliza-se uma metodologia descritiva e interpretativa dos processos realizados, utilizando como instrumentos de recolha de dados a observação, diálogos, registos elaborados pelas crianças e fotografias que comprovam a participação ativa e o envolvimento no desenrolar de todo o processo decorrente da ação pedagógica. Os estágios desenvolvidos permitiram-nos refletir sobre a importância das dimensões pedagógicas, que influenciam a ação educativa bem como encontrar estratégias que levassem as crianças a construir os seus próprios conhecimentos e significados. This report about Supervised Teaching Practice, seeks to inform about the educational action developed in the contexts of pre-school education and teaching of the 1st cycle of basic education within the master's degree of Education Pre-primary and primary in the 1st cycle of basic education. The phases realized were assumed as a crucial formative stage for our future professional performance. Accordingly, this report about Supervised Teaching Practice wants to document some of the experiences through the educational activity, in both contexts. Throughout the process, experiences were promoted which constituted as meaningful, diverse, inclusive, active and socializing apprenticeship. We tried to sustain our practice on action based apprenticeship, highlighting the role of the child and the adult assuming the role of supporter and facilitator. We use a descriptive and interpretive methodology of the performed processes, using observation, dialogues, records made by the children and photographs as instruments of data collection, which prove the active participation and involvement in the unfolding of the whole process due to the pedagogical action. The stages developed allowed us to reflect on the importance of the pedagogical dimensions that influence the educational action and to find strategies that would lead children to construct their own knowledge and meaning.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMesquita, CristinaFreire-Ribeiro, IldaBiblioteca Digital do IPBBarbosa, Juliana da Conceição Ribeiro2012-10-17T08:44:46Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7668porBarbosa, Juliana da Conceição Ribeiro (2012). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:54Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:24.126623Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Barbosa, Juliana da Conceição Ribeiro
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Articulação curricular
Aprendizagens integradoras
Participação ativa
Experiências de aprendizagem
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
author Barbosa, Juliana da Conceição Ribeiro
author_facet Barbosa, Juliana da Conceição Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mesquita, Cristina
Freire-Ribeiro, Ilda
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Juliana da Conceição Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Articulação curricular
Aprendizagens integradoras
Participação ativa
Experiências de aprendizagem
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Articulação curricular
Aprendizagens integradoras
Participação ativa
Experiências de aprendizagem
description O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada, procura dar a conhecer a ação educativa desenvolvida nos contextos de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico, no âmbito do Mestrado de Educação Pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico. Os estágios realizados foram assumidos como uma etapa formativa fundamental para o nosso desempenho profissional futuro. Nesse sentido, o relatório de Prática de Ensino Supervisionada pretende documentar algumas das experiências vivenciadas no decorrer da ação educativa, em ambos os contextos. Ao longo do processo, promoveram-se experiências que se constituíssem como aprendizagens significativas, diversificadas, integradoras, socializadoras e ativas. Tentámos sustentar a nossa prática numa aprendizagem baseada na ação, valorizando o papel da criança e assumindo o adulto o papel de apoiante e facilitador. Utiliza-se uma metodologia descritiva e interpretativa dos processos realizados, utilizando como instrumentos de recolha de dados a observação, diálogos, registos elaborados pelas crianças e fotografias que comprovam a participação ativa e o envolvimento no desenrolar de todo o processo decorrente da ação pedagógica. Os estágios desenvolvidos permitiram-nos refletir sobre a importância das dimensões pedagógicas, que influenciam a ação educativa bem como encontrar estratégias que levassem as crianças a construir os seus próprios conhecimentos e significados. This report about Supervised Teaching Practice, seeks to inform about the educational action developed in the contexts of pre-school education and teaching of the 1st cycle of basic education within the master's degree of Education Pre-primary and primary in the 1st cycle of basic education. The phases realized were assumed as a crucial formative stage for our future professional performance. Accordingly, this report about Supervised Teaching Practice wants to document some of the experiences through the educational activity, in both contexts. Throughout the process, experiences were promoted which constituted as meaningful, diverse, inclusive, active and socializing apprenticeship. We tried to sustain our practice on action based apprenticeship, highlighting the role of the child and the adult assuming the role of supporter and facilitator. We use a descriptive and interpretive methodology of the performed processes, using observation, dialogues, records made by the children and photographs as instruments of data collection, which prove the active participation and involvement in the unfolding of the whole process due to the pedagogical action. The stages developed allowed us to reflect on the importance of the pedagogical dimensions that influence the educational action and to find strategies that would lead children to construct their own knowledge and meaning.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-17T08:44:46Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7668
url http://hdl.handle.net/10198/7668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barbosa, Juliana da Conceição Ribeiro (2012). Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135217452056576