Os licenciados em ciências da educação no contexto da Marinha Portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52624 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
id |
RCAP_b2b24666db6d250778fc089fb5a51d31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52624 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os licenciados em ciências da educação no contexto da Marinha PortuguesaEstrutura organizacionalCultura organizacionalCompetênciasFormação profissional - Marinha PortuguesaTeses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022Este relatório surge de um estudo realizado a partir de um estágio curricular no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação e Formação na área de especialidade em Organização e Gestão da Educação e Formação. O presente estudo foi realizado na Escola de Tecnologias Navais da Marinha Portuguesa, mais especificamente no Departamento de Formação e Tecnologias da Educação. O presente relatório está organizado em três grandes partes, sendo a primeira a apresentação e caracterização da estrutura organizacional da Escola de Tecnologias Navais e do departamento em que foi desenvolvido o estágio apresentando evidências que sustentam a elevada centralização, formalização e burocracia da organização características estas identificadas a partir da análise realizada à organização ao longo deste estudo. A segunda parte deste trabalho apresenta as diversas fases deste estudo introduzindo alguns conceitos fundamentais para se compreender a problemática em estudo. A partir dos dados recolhidos através da pesquisa documental, das entrevistas semiestruturadas e do diário de campo foi possível identificar e compreender o papel das Ciências da Educação no contexto da Marinha Portuguesa e em que medida os licenciados nesta área são valorizados pelas suas chefias. Na terceira e última parte deste relatório são descritas as atividades que foram realizadas refletindo sobre as aprendizagens adquiridas durante todo este processo.This report arises from a study carried out from a curricular internship as part of the conclusion of the Master's Degree in Education and Training in the specialty area of Organisation and Management of Education and Training. This study was then carried out at the School of Naval Technologies of the Portuguese Navy, more specifically at the Department of Training and Education Technologies. This report is organised in three main parts. The first part is the presentation and characterisation of the organisational structure of the School of Naval Technologies and the department where the internship was developed, presenting evidence that supports the high centralisation, formalisation and bureaucracy of the organisation. The second part of this work presents the various phases of this study, introducing some fundamental concepts to understand the problematic under study. From the data collected through documentary research, semi-structured interviews and the field diary it was possible to identify and understand the role of Educational Sciences in the context of the Portuguese Navy and to what extent the graduates in this area are valued by their superiors. The third and last part of this report describes the activities that were carried out reflecting on the learning acquired throughout this process.Alves, Natália, 1958-Repositório da Universidade de LisboaSousa, Daniela Filipa Periquito2022-05-02T14:45:40Z20222021-12-132022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52624TID:203059778porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:42.496470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os licenciados em ciências da educação no contexto da Marinha Portuguesa |
title |
Os licenciados em ciências da educação no contexto da Marinha Portuguesa |
spellingShingle |
Os licenciados em ciências da educação no contexto da Marinha Portuguesa Sousa, Daniela Filipa Periquito Estrutura organizacional Cultura organizacional Competências Formação profissional - Marinha Portuguesa Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Os licenciados em ciências da educação no contexto da Marinha Portuguesa |
title_full |
Os licenciados em ciências da educação no contexto da Marinha Portuguesa |
title_fullStr |
Os licenciados em ciências da educação no contexto da Marinha Portuguesa |
title_full_unstemmed |
Os licenciados em ciências da educação no contexto da Marinha Portuguesa |
title_sort |
Os licenciados em ciências da educação no contexto da Marinha Portuguesa |
author |
Sousa, Daniela Filipa Periquito |
author_facet |
Sousa, Daniela Filipa Periquito |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Natália, 1958- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Daniela Filipa Periquito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estrutura organizacional Cultura organizacional Competências Formação profissional - Marinha Portuguesa Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estrutura organizacional Cultura organizacional Competências Formação profissional - Marinha Portuguesa Teses de mestrado - 2022 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-13 2022-05-02T14:45:40Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52624 TID:203059778 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52624 |
identifier_str_mv |
TID:203059778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134587923726336 |