Educação inclusiva em Ciências Naturais, no 2.º ciclo do Ensino Básico, através de contextos digitais de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/19156 |
Resumo: | O presente estudo decorreu durante a PES, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB da Universidade do Algarve, no ano letivo de 2021/22. Participaram nesta investigação uma turma do 5.º ano do 2.º CEB de uma instituição pública da cidade de Faro, composta por vinte e um(a) alunos(as), em que nove beneficiavam de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, de acordo com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 06 de julho, republicado pela Lei 116/2019, de 13 de setembro (DL 54/2018). Objetiva-se, com esta investigação, indagar de que forma os contextos digitais de aprendizagem, utilizados nas aulas de Ciências Naturais do 5.º ano do 2.º CEB, favorecem a inclusão educativa, sendo que para atingir este propósito utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com orientação interpretativa e descritiva. De acordo com as questões de investigação e os objetivos definidos, os dados foram recolhidos através de observação participante, de notas de campo, de inquéritos por entrevista, à Coordenadora da EMAEI do Agrupamento de Escolas e à Professora Cooperante, e inquérito por questionário aos(às) alunos(as) participantes deste estudo. A análise dos dados permitiu compreender que a utilização de recursos digitais para a implementação de atividades práticas em Ciências, possibilita adequar as estratégias didáticas à diversidade e necessidades da turma, o que contribui para: a motivação; o envolvimento nas tarefas; uma aprendizagem mais atrativa e significativa; o gosto pela área das Ciências; a aquisição de competências de trabalho cooperativo; o aperfeiçoamento das técnicas laboratoriais; e a compreensão e clareza dos conteúdos, sendo estes fatores conducentes à inclusão de todos(as) os(as) alunos(as). |
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Educação inclusiva em Ciências Naturais, no 2.º ciclo do Ensino Básico, através de contextos digitais de aprendizagemEducação inclusivaEducação em ciências naturaisTrabalhos práticosContextos digitais de aprendizagem2.º ciclo do ensino básicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente estudo decorreu durante a PES, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB da Universidade do Algarve, no ano letivo de 2021/22. Participaram nesta investigação uma turma do 5.º ano do 2.º CEB de uma instituição pública da cidade de Faro, composta por vinte e um(a) alunos(as), em que nove beneficiavam de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, de acordo com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 06 de julho, republicado pela Lei 116/2019, de 13 de setembro (DL 54/2018). Objetiva-se, com esta investigação, indagar de que forma os contextos digitais de aprendizagem, utilizados nas aulas de Ciências Naturais do 5.º ano do 2.º CEB, favorecem a inclusão educativa, sendo que para atingir este propósito utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com orientação interpretativa e descritiva. De acordo com as questões de investigação e os objetivos definidos, os dados foram recolhidos através de observação participante, de notas de campo, de inquéritos por entrevista, à Coordenadora da EMAEI do Agrupamento de Escolas e à Professora Cooperante, e inquérito por questionário aos(às) alunos(as) participantes deste estudo. A análise dos dados permitiu compreender que a utilização de recursos digitais para a implementação de atividades práticas em Ciências, possibilita adequar as estratégias didáticas à diversidade e necessidades da turma, o que contribui para: a motivação; o envolvimento nas tarefas; uma aprendizagem mais atrativa e significativa; o gosto pela área das Ciências; a aquisição de competências de trabalho cooperativo; o aperfeiçoamento das técnicas laboratoriais; e a compreensão e clareza dos conteúdos, sendo estes fatores conducentes à inclusão de todos(as) os(as) alunos(as).The present study took place during the Supervised Teaching Practice, within the Master course Teaching in the First Cycle of Basic Education (CBE) and of Mathematics and Natural Sciences in the Second CBE, at the University of Algarve in the academic year 2021/22. Overall, twenty-one pupils from the 5th grade, 2nd CBE, in Faro public institution participated in this research. Nine of these pupils benefit from measures to support learning and integration, according to Decree-Law 54/2018 of July 6th, republished by Law 116/2019 of September 13th (DL 54/2018). The aim of this study is to determine how the digital learning contexts applied in Natural Science classes of the 5th grade, 2nd CEB, promote integration. To achieve the research purpose, we used a methodology of qualitative nature with an interpretative and descriptive guidance. Based on the research questions and defined objectives, the data were collected through participant observation, field notes, interview questionnaires to the Coordinator of the Multidisciplinary Team Supporting Inclusive Education (CMTSIV) within the School Groups and the Cooperating Teacher, as well as through a survey to the corresponding pupils. Data analysis allowed to conclude that the use of digital resources for the implementation of practical activities in Natural Sciences enables us to adapt teaching strategies to the diversity and needs of the class, thus, contributing to motivation, engagement with tasks, more attractive and meaningful learning, the zest for Science field, cooperative work skills acquisition, improvement of laboratory techniques, understanding and clarity of the contents, these factors being conducive to the inclusion of all students.Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioBorges, Maria LeonorSapientiaViegas, Patrícia Alexandra Luísa2023-02-28T11:31:59Z2022-11-282022-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19156TID:203143566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:35Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19156Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:49.074110Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo decorreu durante a PES, do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB da Universidade do Algarve, no ano letivo de 2021/22. Participaram nesta investigação uma turma do 5.º ano do 2.º CEB de uma instituição pública da cidade de Faro, composta por vinte e um(a) alunos(as), em que nove beneficiavam de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, de acordo com o Decreto-Lei n.º 54/2018, de 06 de julho, republicado pela Lei 116/2019, de 13 de setembro (DL 54/2018). Objetiva-se, com esta investigação, indagar de que forma os contextos digitais de aprendizagem, utilizados nas aulas de Ciências Naturais do 5.º ano do 2.º CEB, favorecem a inclusão educativa, sendo que para atingir este propósito utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa, com orientação interpretativa e descritiva. De acordo com as questões de investigação e os objetivos definidos, os dados foram recolhidos através de observação participante, de notas de campo, de inquéritos por entrevista, à Coordenadora da EMAEI do Agrupamento de Escolas e à Professora Cooperante, e inquérito por questionário aos(às) alunos(as) participantes deste estudo. A análise dos dados permitiu compreender que a utilização de recursos digitais para a implementação de atividades práticas em Ciências, possibilita adequar as estratégias didáticas à diversidade e necessidades da turma, o que contribui para: a motivação; o envolvimento nas tarefas; uma aprendizagem mais atrativa e significativa; o gosto pela área das Ciências; a aquisição de competências de trabalho cooperativo; o aperfeiçoamento das técnicas laboratoriais; e a compreensão e clareza dos conteúdos, sendo estes fatores conducentes à inclusão de todos(as) os(as) alunos(as). |
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