As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/3517 |
Resumo: | Dissertação de mest., Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012 |
id |
RCAP_b2cc14e52a35d026ced53f2c6759ceae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3517 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criançaEducação pré-escolarJardim de infânciaBrincarDesenvolvimentoAprendizagemDissertação de mest., Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012O presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida em contexto de jardim de infância e tem como principal objetivo: compreender a importância atribuída às brincadeiras livres no desenvolvimento da criança. A componente empírica deste relatório, assume-se como sendo qualitativa e descritiva, opção que se justifica por se tratar do tipo de investigação que melhor se adequa aos objetivos do estudo. Para a recolha dos dados, recorremos à realização de entrevistas semiestruturadas, uma à educadora de infância responsável pelo grupo de três anos e também nossa orientadora cooperante; outra a um casal de pais de uma criança. Como forma de complementar os dados recolhidos nas entrevistas recorremos, sempre que necessário, às notas de campo que fomos fazendo no decorrer da PES. A análise de conteúdo realizada às entrevistas evidenciou que os participantes no estudo atribuem importância às brincadeiras livres da criança e, como tal, procuram fomentar as mesmas tendo em vista o desenvolvimento da criança.Ludovico, OlgaHorta, Maria HelenaSapientiaSousa, Joana Filipa Branquinho2014-02-25T14:38:16Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3517TID:202471616porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:35Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3517Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:03.252431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança |
title |
As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança |
spellingShingle |
As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança Sousa, Joana Filipa Branquinho Educação pré-escolar Jardim de infância Brincar Desenvolvimento Aprendizagem |
title_short |
As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança |
title_full |
As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança |
title_fullStr |
As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança |
title_full_unstemmed |
As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança |
title_sort |
As brincadeiras livres no jardim de infância: perceções da educadora e dos pais de uma criança |
author |
Sousa, Joana Filipa Branquinho |
author_facet |
Sousa, Joana Filipa Branquinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ludovico, Olga Horta, Maria Helena Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Joana Filipa Branquinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Jardim de infância Brincar Desenvolvimento Aprendizagem |
topic |
Educação pré-escolar Jardim de infância Brincar Desenvolvimento Aprendizagem |
description |
Dissertação de mest., Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-02-25T14:38:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/3517 TID:202471616 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/3517 |
identifier_str_mv |
TID:202471616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133179849736192 |