Mapeamento e caracterização de Gabinetes de mediação de conflitos em escolas do concelho do Porto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rejane Aparecida de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/10360
Resumo: A repercussão de eventos violentos, que se manifestam no ambiente escolar, e a necessidade que emergiu do contexto de aprendizagens em dar resposta educativa a esta problemática fez com que se afirmassem novas metodologias de intervenção social, como a mediação de conflitos. Neste contexto têm surgido Gabinetes de Mediação de Conflitos considerados estruturas de pacificação, que têm contribuído para obter bons resultados na gestão de conflitos, assim como na melhoria sócio-pessoal e do clima social escolar. Neste contexto definiu-se como objetivo geral deste estudo: conhecer e compreender a realidade dos Gabinetes de Mediação de Conflitos existentes nas escolas do concelho do Porto. Assim, esta investigação foi realizada tendo em conta o território educativo do concelho do Porto, onde foram identificados quinze agrupamentos de Escolas (AE). Tratase de um estudo qualitativo porque visa compreender a realidade socioeducativa e orgânica dos Gabinetes de Mediação de Conflitos, assim como as suas dinâmicas. Para recolha das informações recorreu-se a dois questionários, sendo que o primeiro, dirigido aos diretores dos AE, serviu para mapear o território com a finalidade de identificar a exitência destas estruturas, e o segundo, dirigido aos coordenadores e mediadores, serviu para caracterizar os Gabinetes de Mediação de Conflitos dos Agrupamentos de Escolas que aceitaram participar no estudo. Constatamos com esta pesquisa que os Gabinetes de Mediação de Conflitos, não sendo idênticos entre os AE, são considerados uma estrutura socioeducativa indispensável para gestão das situações de conflito, e que, apesar de enfrentarem dificuldades para se organizarem e permanecerem nos AE, contam com apoio da direção da(s) escola(s), por serem uma estrutura que realiza boas práticas e obtêm resultados relevantes em termos sociais e educativos.
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