Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Bruno Miguel Alves de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/56302
Resumo: Nos dias de hoje têm-se identificado vários problemas na aprendizagem das crianças nas várias disciplinas, com especial enfoque na matemática. As cri-anças com mais problemas neste domínio têm um défice de aprendizagem rela-tivamente a outras crianças o que condiciona as suas escolhas de futuro, que ficam mais limitadas podendo resultar, em casos extremos, numa exclusão social. Esta problemática tem tido várias abordagens de solução, utilizando dife-rentes formas e metodologias, que podem envolver jogos tradicionais ou manu-ais escolares. Estes métodos disponíveis, pela sua limitação, não têm conseguido acompanhar o avanço tecnológico e os que tentaram evoluir tecnologicamente não conseguiram uma implementação viável nas salas de aula. Este trabalho de dissertação assenta na criação de um jogo digital, mais especificamente um jogo sério, na área da educação. Este jogo poderá ser apli-cado nas salas de aula como alternativa aos jogos tradicionais ainda em uso, bem como nos intervalos entre as aulas ou mesmo em casa.
id RCAP_b2e731f778ea21d0f4c7dd63e008cb96
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/56302
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão MatemáticaJogosJogos SériosJogos DigitaisGame EngineAndroidIOS e smartphoneDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaNos dias de hoje têm-se identificado vários problemas na aprendizagem das crianças nas várias disciplinas, com especial enfoque na matemática. As cri-anças com mais problemas neste domínio têm um défice de aprendizagem rela-tivamente a outras crianças o que condiciona as suas escolhas de futuro, que ficam mais limitadas podendo resultar, em casos extremos, numa exclusão social. Esta problemática tem tido várias abordagens de solução, utilizando dife-rentes formas e metodologias, que podem envolver jogos tradicionais ou manu-ais escolares. Estes métodos disponíveis, pela sua limitação, não têm conseguido acompanhar o avanço tecnológico e os que tentaram evoluir tecnologicamente não conseguiram uma implementação viável nas salas de aula. Este trabalho de dissertação assenta na criação de um jogo digital, mais especificamente um jogo sério, na área da educação. Este jogo poderá ser apli-cado nas salas de aula como alternativa aos jogos tradicionais ainda em uso, bem como nos intervalos entre as aulas ou mesmo em casa.Cardoso, TiagoRodrigues, Maria de FátimaRUNCampos, Bruno Miguel Alves de2019-01-03T11:55:48Z2018-1120182018-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/56302porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:27:07Zoai:run.unl.pt:10362/56302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:53.287608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática
title Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática
spellingShingle Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática
Campos, Bruno Miguel Alves de
Jogos
Jogos Sérios
Jogos Digitais
Game Engine
Android
IOS e smartphone
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática
title_full Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática
title_fullStr Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática
title_full_unstemmed Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática
title_sort Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática
author Campos, Bruno Miguel Alves de
author_facet Campos, Bruno Miguel Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Tiago
Rodrigues, Maria de Fátima
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Bruno Miguel Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Jogos Sérios
Jogos Digitais
Game Engine
Android
IOS e smartphone
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Jogos
Jogos Sérios
Jogos Digitais
Game Engine
Android
IOS e smartphone
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Nos dias de hoje têm-se identificado vários problemas na aprendizagem das crianças nas várias disciplinas, com especial enfoque na matemática. As cri-anças com mais problemas neste domínio têm um défice de aprendizagem rela-tivamente a outras crianças o que condiciona as suas escolhas de futuro, que ficam mais limitadas podendo resultar, em casos extremos, numa exclusão social. Esta problemática tem tido várias abordagens de solução, utilizando dife-rentes formas e metodologias, que podem envolver jogos tradicionais ou manu-ais escolares. Estes métodos disponíveis, pela sua limitação, não têm conseguido acompanhar o avanço tecnológico e os que tentaram evoluir tecnologicamente não conseguiram uma implementação viável nas salas de aula. Este trabalho de dissertação assenta na criação de um jogo digital, mais especificamente um jogo sério, na área da educação. Este jogo poderá ser apli-cado nas salas de aula como alternativa aos jogos tradicionais ainda em uso, bem como nos intervalos entre as aulas ou mesmo em casa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11
2018
2018-11-01T00:00:00Z
2019-01-03T11:55:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/56302
url http://hdl.handle.net/10362/56302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137950891507712