Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/56302 |
Resumo: | Nos dias de hoje têm-se identificado vários problemas na aprendizagem das crianças nas várias disciplinas, com especial enfoque na matemática. As cri-anças com mais problemas neste domínio têm um défice de aprendizagem rela-tivamente a outras crianças o que condiciona as suas escolhas de futuro, que ficam mais limitadas podendo resultar, em casos extremos, numa exclusão social. Esta problemática tem tido várias abordagens de solução, utilizando dife-rentes formas e metodologias, que podem envolver jogos tradicionais ou manu-ais escolares. Estes métodos disponíveis, pela sua limitação, não têm conseguido acompanhar o avanço tecnológico e os que tentaram evoluir tecnologicamente não conseguiram uma implementação viável nas salas de aula. Este trabalho de dissertação assenta na criação de um jogo digital, mais especificamente um jogo sério, na área da educação. Este jogo poderá ser apli-cado nas salas de aula como alternativa aos jogos tradicionais ainda em uso, bem como nos intervalos entre as aulas ou mesmo em casa. |
id |
RCAP_b2e731f778ea21d0f4c7dd63e008cb96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/56302 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão MatemáticaJogosJogos SériosJogos DigitaisGame EngineAndroidIOS e smartphoneDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaNos dias de hoje têm-se identificado vários problemas na aprendizagem das crianças nas várias disciplinas, com especial enfoque na matemática. As cri-anças com mais problemas neste domínio têm um défice de aprendizagem rela-tivamente a outras crianças o que condiciona as suas escolhas de futuro, que ficam mais limitadas podendo resultar, em casos extremos, numa exclusão social. Esta problemática tem tido várias abordagens de solução, utilizando dife-rentes formas e metodologias, que podem envolver jogos tradicionais ou manu-ais escolares. Estes métodos disponíveis, pela sua limitação, não têm conseguido acompanhar o avanço tecnológico e os que tentaram evoluir tecnologicamente não conseguiram uma implementação viável nas salas de aula. Este trabalho de dissertação assenta na criação de um jogo digital, mais especificamente um jogo sério, na área da educação. Este jogo poderá ser apli-cado nas salas de aula como alternativa aos jogos tradicionais ainda em uso, bem como nos intervalos entre as aulas ou mesmo em casa.Cardoso, TiagoRodrigues, Maria de FátimaRUNCampos, Bruno Miguel Alves de2019-01-03T11:55:48Z2018-1120182018-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/56302porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:27:07Zoai:run.unl.pt:10362/56302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:32:53.287608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática |
title |
Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática |
spellingShingle |
Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática Campos, Bruno Miguel Alves de Jogos Jogos Sérios Jogos Digitais Game Engine Android IOS e smartphone Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática |
title_full |
Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática |
title_fullStr |
Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática |
title_full_unstemmed |
Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática |
title_sort |
Cálculo a Brincar Desenvolvimento de um Jogo Sério para uma melhor compreensão Matemática |
author |
Campos, Bruno Miguel Alves de |
author_facet |
Campos, Bruno Miguel Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Tiago Rodrigues, Maria de Fátima RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Bruno Miguel Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Jogos Sérios Jogos Digitais Game Engine Android IOS e smartphone Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
Jogos Jogos Sérios Jogos Digitais Game Engine Android IOS e smartphone Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
Nos dias de hoje têm-se identificado vários problemas na aprendizagem das crianças nas várias disciplinas, com especial enfoque na matemática. As cri-anças com mais problemas neste domínio têm um défice de aprendizagem rela-tivamente a outras crianças o que condiciona as suas escolhas de futuro, que ficam mais limitadas podendo resultar, em casos extremos, numa exclusão social. Esta problemática tem tido várias abordagens de solução, utilizando dife-rentes formas e metodologias, que podem envolver jogos tradicionais ou manu-ais escolares. Estes métodos disponíveis, pela sua limitação, não têm conseguido acompanhar o avanço tecnológico e os que tentaram evoluir tecnologicamente não conseguiram uma implementação viável nas salas de aula. Este trabalho de dissertação assenta na criação de um jogo digital, mais especificamente um jogo sério, na área da educação. Este jogo poderá ser apli-cado nas salas de aula como alternativa aos jogos tradicionais ainda em uso, bem como nos intervalos entre as aulas ou mesmo em casa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11 2018 2018-11-01T00:00:00Z 2019-01-03T11:55:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/56302 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/56302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137950891507712 |