As TIC no ensino da História e Geografia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canhota, Tiago Daniel Serra Felgueiras
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1648
Resumo: O atual relatório tem como finalidade, apresentar as atividades realizadas como professor estagiário no âmbito da Prática Pedagógica, realizado no ano letivo de 2012/2013 com uma turma do 3º ciclo – 9º ano e uma turma do nível secundário – 11º ano, no Colégio da Trofa. O presente trabalho tem como finalidade apresentar a súmula da Prática Pedagógica na qual se incluem, a descrição do contexto da prática pedagógica, a explicitação do plano de prática pedagógica, a descrição e fundamentação das atividades de prática pedagógica, a reflexão crítica fundamentada sobre os resultados de aprendizagem i) quais as metodologias de ensino que os alunos afirmavam ser mais utilizadas pelos professores de História e de Geografia em contexto de sala de aula; ii) quais os temas de História e geografia preferidos pelos alunos iii) se os alunos gostavam ou não das disciplinas de História e de Geografia e quais as razões subjacentes a esses gosto ou não e, finalmente quais as tecnologias de informação e comunicação mais utilizadas pelo professor, na opinião dos alunos.
id RCAP_b3030a9bad66b6fc2a3a0874d381a553
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1648
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As TIC no ensino da História e Geografia.Prática pedagógicaHistóriaGeografiaMetodologiasPedagogical practiceHistoryGeographyMethodologiesEducationO atual relatório tem como finalidade, apresentar as atividades realizadas como professor estagiário no âmbito da Prática Pedagógica, realizado no ano letivo de 2012/2013 com uma turma do 3º ciclo – 9º ano e uma turma do nível secundário – 11º ano, no Colégio da Trofa. O presente trabalho tem como finalidade apresentar a súmula da Prática Pedagógica na qual se incluem, a descrição do contexto da prática pedagógica, a explicitação do plano de prática pedagógica, a descrição e fundamentação das atividades de prática pedagógica, a reflexão crítica fundamentada sobre os resultados de aprendizagem i) quais as metodologias de ensino que os alunos afirmavam ser mais utilizadas pelos professores de História e de Geografia em contexto de sala de aula; ii) quais os temas de História e geografia preferidos pelos alunos iii) se os alunos gostavam ou não das disciplinas de História e de Geografia e quais as razões subjacentes a esses gosto ou não e, finalmente quais as tecnologias de informação e comunicação mais utilizadas pelo professor, na opinião dos alunos.The present report aims to present the activities carried out as a trainee teacher within the Pedagogical Practice, conducted in academic year 2012/2013 with a class of key stage 3 - 9 years and a group of secondary school - 11th grade, the Colégio da Trofa. This work aims to present a summary of Teaching Practice in which includes the description of the context of the pedagogic practice, the explanation of the teaching practice plan, a description and justification of pedagogical practice activities, critical reflection based on the results learning i) which teaching methodologies that students claimed to be most used by history teachers and Geography in the classroom context; ii) what the history and geography of themes preferred by students iii) whether students liked or not, the history of disciplines and geography and the reasons underlying those like it or not and finally which information and communication technologies used by more teacher, in the opinion of the students.2016-11-21T15:30:13Z2016-11-212015-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCanhota, T.D.S.F. (2015). As TIC no ensino da História e Geografia. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1648.http://hdl.handle.net/11328/1648Canhota, T.D.S.F. (2015). As TIC no ensino da História e Geografia. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1648.http://hdl.handle.net/11328/1648TID:201428938porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessCanhota, Tiago Daniel Serra Felgueirasreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:09:56Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:37.137774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As TIC no ensino da História e Geografia.
title As TIC no ensino da História e Geografia.
spellingShingle As TIC no ensino da História e Geografia.
Canhota, Tiago Daniel Serra Felgueiras
Prática pedagógica
História
Geografia
Metodologias
Pedagogical practice
History
Geography
Methodologies
Education
title_short As TIC no ensino da História e Geografia.
title_full As TIC no ensino da História e Geografia.
title_fullStr As TIC no ensino da História e Geografia.
title_full_unstemmed As TIC no ensino da História e Geografia.
title_sort As TIC no ensino da História e Geografia.
author Canhota, Tiago Daniel Serra Felgueiras
author_facet Canhota, Tiago Daniel Serra Felgueiras
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canhota, Tiago Daniel Serra Felgueiras
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
História
Geografia
Metodologias
Pedagogical practice
History
Geography
Methodologies
Education
topic Prática pedagógica
História
Geografia
Metodologias
Pedagogical practice
History
Geography
Methodologies
Education
description O atual relatório tem como finalidade, apresentar as atividades realizadas como professor estagiário no âmbito da Prática Pedagógica, realizado no ano letivo de 2012/2013 com uma turma do 3º ciclo – 9º ano e uma turma do nível secundário – 11º ano, no Colégio da Trofa. O presente trabalho tem como finalidade apresentar a súmula da Prática Pedagógica na qual se incluem, a descrição do contexto da prática pedagógica, a explicitação do plano de prática pedagógica, a descrição e fundamentação das atividades de prática pedagógica, a reflexão crítica fundamentada sobre os resultados de aprendizagem i) quais as metodologias de ensino que os alunos afirmavam ser mais utilizadas pelos professores de História e de Geografia em contexto de sala de aula; ii) quais os temas de História e geografia preferidos pelos alunos iii) se os alunos gostavam ou não das disciplinas de História e de Geografia e quais as razões subjacentes a esses gosto ou não e, finalmente quais as tecnologias de informação e comunicação mais utilizadas pelo professor, na opinião dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01T00:00:00Z
2016-11-21T15:30:13Z
2016-11-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Canhota, T.D.S.F. (2015). As TIC no ensino da História e Geografia. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1648.
http://hdl.handle.net/11328/1648
Canhota, T.D.S.F. (2015). As TIC no ensino da História e Geografia. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1648.
http://hdl.handle.net/11328/1648
TID:201428938
identifier_str_mv Canhota, T.D.S.F. (2015). As TIC no ensino da História e Geografia. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1648.
TID:201428938
url http://hdl.handle.net/11328/1648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134968439373824