O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/993 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica realizada no ano letivo de 2012/2013, na Escola EB 2/3 do Viso. Este documento tem como objetivo mostrar todo o contexto em que a mesma se realizou, bem como descrever o seu contexto e o seu plano, assim como fundamentar todas as atividades realizadas. É ainda objetivo deste relatório refletir sobre os resultados da avaliação e consequentemente o seu contributo para o desenvolvimento profissional docente. Consta ainda deste documento um estudo empírico sobre as metodologias aplicadas pelos professores de história e de Geografia em sala de aula. Este estudo foi realizado na Escola EB 2/3 do Viso e a sua amostra foi constituída por uma turma do 7º ano e por duas do 8º ano. Os resultados encontrados permitem-nos qualificar a aplicação de determinadas metodologias, assim como, estabelecer algumas relações entre as opções tomadas e a realidade do território educativo onde se insere a escola. |
id |
RCAP_b5cbafe819c25f33c8c2f564552e558c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uportu.pt:11328/993 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano.HistóriaGeografiaMetodologiasEnsinoPráticas pedagógicasHistoryGeographyMethodologiesTeachingPedagogical practiceO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica realizada no ano letivo de 2012/2013, na Escola EB 2/3 do Viso. Este documento tem como objetivo mostrar todo o contexto em que a mesma se realizou, bem como descrever o seu contexto e o seu plano, assim como fundamentar todas as atividades realizadas. É ainda objetivo deste relatório refletir sobre os resultados da avaliação e consequentemente o seu contributo para o desenvolvimento profissional docente. Consta ainda deste documento um estudo empírico sobre as metodologias aplicadas pelos professores de história e de Geografia em sala de aula. Este estudo foi realizado na Escola EB 2/3 do Viso e a sua amostra foi constituída por uma turma do 7º ano e por duas do 8º ano. Os resultados encontrados permitem-nos qualificar a aplicação de determinadas metodologias, assim como, estabelecer algumas relações entre as opções tomadas e a realidade do território educativo onde se insere a escola.This report was conducted under the Teaching Practice held in academic year 2012/2013. The objetive of this paper is to show the entire context in which he conducted the pedagogical practice, describe its context, and describe your plan and support all activities. It is still objetive of this report reflect on the results and therefore its contribution to the professional development of teachers. Contained in this document still an empirical study on the methodologies applied by teachers of history and geography in the classroom. This study was conducted at the school EB 2/3 of Viso and their sample consisted of a group of 7th grade and two 8th grade The results allow us to characterize the rate of application of certain methodologies, and also establish some relations between the choices made and the reality of educational territory which includes the school.2015-01-20T12:06:12Z2014-03-01T00:00:00Z2014-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/993TID:201485524porTMEHG 24Eiras, Lígia Angélica Ferreirinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:15ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano. |
title |
O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano. |
spellingShingle |
O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano. Eiras, Lígia Angélica Ferreirinha História Geografia Metodologias Ensino Práticas pedagógicas History Geography Methodologies Teaching Pedagogical practice |
title_short |
O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano. |
title_full |
O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano. |
title_fullStr |
O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano. |
title_full_unstemmed |
O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano. |
title_sort |
O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano. |
author |
Eiras, Lígia Angélica Ferreirinha |
author_facet |
Eiras, Lígia Angélica Ferreirinha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eiras, Lígia Angélica Ferreirinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Geografia Metodologias Ensino Práticas pedagógicas History Geography Methodologies Teaching Pedagogical practice |
topic |
História Geografia Metodologias Ensino Práticas pedagógicas History Geography Methodologies Teaching Pedagogical practice |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica realizada no ano letivo de 2012/2013, na Escola EB 2/3 do Viso. Este documento tem como objetivo mostrar todo o contexto em que a mesma se realizou, bem como descrever o seu contexto e o seu plano, assim como fundamentar todas as atividades realizadas. É ainda objetivo deste relatório refletir sobre os resultados da avaliação e consequentemente o seu contributo para o desenvolvimento profissional docente. Consta ainda deste documento um estudo empírico sobre as metodologias aplicadas pelos professores de história e de Geografia em sala de aula. Este estudo foi realizado na Escola EB 2/3 do Viso e a sua amostra foi constituída por uma turma do 7º ano e por duas do 8º ano. Os resultados encontrados permitem-nos qualificar a aplicação de determinadas metodologias, assim como, estabelecer algumas relações entre as opções tomadas e a realidade do território educativo onde se insere a escola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-01T00:00:00Z 2014-03 2015-01-20T12:06:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11328/993 TID:201485524 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/993 |
identifier_str_mv |
TID:201485524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
TMEHG 24 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302548289421312 |