O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eiras, Lígia Angélica Ferreirinha
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/993
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica realizada no ano letivo de 2012/2013, na Escola EB 2/3 do Viso. Este documento tem como objetivo mostrar todo o contexto em que a mesma se realizou, bem como descrever o seu contexto e o seu plano, assim como fundamentar todas as atividades realizadas. É ainda objetivo deste relatório refletir sobre os resultados da avaliação e consequentemente o seu contributo para o desenvolvimento profissional docente. Consta ainda deste documento um estudo empírico sobre as metodologias aplicadas pelos professores de história e de Geografia em sala de aula. Este estudo foi realizado na Escola EB 2/3 do Viso e a sua amostra foi constituída por uma turma do 7º ano e por duas do 8º ano. Os resultados encontrados permitem-nos qualificar a aplicação de determinadas metodologias, assim como, estabelecer algumas relações entre as opções tomadas e a realidade do território educativo onde se insere a escola.
id RCAP_b5cbafe819c25f33c8c2f564552e558c
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/993
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano.HistóriaGeografiaMetodologiasEnsinoPráticas pedagógicasHistoryGeographyMethodologiesTeachingPedagogical practiceO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica realizada no ano letivo de 2012/2013, na Escola EB 2/3 do Viso. Este documento tem como objetivo mostrar todo o contexto em que a mesma se realizou, bem como descrever o seu contexto e o seu plano, assim como fundamentar todas as atividades realizadas. É ainda objetivo deste relatório refletir sobre os resultados da avaliação e consequentemente o seu contributo para o desenvolvimento profissional docente. Consta ainda deste documento um estudo empírico sobre as metodologias aplicadas pelos professores de história e de Geografia em sala de aula. Este estudo foi realizado na Escola EB 2/3 do Viso e a sua amostra foi constituída por uma turma do 7º ano e por duas do 8º ano. Os resultados encontrados permitem-nos qualificar a aplicação de determinadas metodologias, assim como, estabelecer algumas relações entre as opções tomadas e a realidade do território educativo onde se insere a escola.This report was conducted under the Teaching Practice held in academic year 2012/2013. The objetive of this paper is to show the entire context in which he conducted the pedagogical practice, describe its context, and describe your plan and support all activities. It is still objetive of this report reflect on the results and therefore its contribution to the professional development of teachers. Contained in this document still an empirical study on the methodologies applied by teachers of history and geography in the classroom. This study was conducted at the school EB 2/3 of Viso and their sample consisted of a group of 7th grade and two 8th grade The results allow us to characterize the rate of application of certain methodologies, and also establish some relations between the choices made and the reality of educational territory which includes the school.2015-01-20T12:06:12Z2014-03-01T00:00:00Z2014-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/993TID:201485524porTMEHG 24Eiras, Lígia Angélica Ferreirinhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:09:15ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano.
title O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano.
spellingShingle O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano.
Eiras, Lígia Angélica Ferreirinha
História
Geografia
Metodologias
Ensino
Práticas pedagógicas
History
Geography
Methodologies
Teaching
Pedagogical practice
title_short O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano.
title_full O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano.
title_fullStr O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano.
title_full_unstemmed O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano.
title_sort O ensino da História e da Geografia: uma experiência com alunos do 7º e 8º ano.
author Eiras, Lígia Angélica Ferreirinha
author_facet Eiras, Lígia Angélica Ferreirinha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eiras, Lígia Angélica Ferreirinha
dc.subject.por.fl_str_mv História
Geografia
Metodologias
Ensino
Práticas pedagógicas
History
Geography
Methodologies
Teaching
Pedagogical practice
topic História
Geografia
Metodologias
Ensino
Práticas pedagógicas
History
Geography
Methodologies
Teaching
Pedagogical practice
description O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica realizada no ano letivo de 2012/2013, na Escola EB 2/3 do Viso. Este documento tem como objetivo mostrar todo o contexto em que a mesma se realizou, bem como descrever o seu contexto e o seu plano, assim como fundamentar todas as atividades realizadas. É ainda objetivo deste relatório refletir sobre os resultados da avaliação e consequentemente o seu contributo para o desenvolvimento profissional docente. Consta ainda deste documento um estudo empírico sobre as metodologias aplicadas pelos professores de história e de Geografia em sala de aula. Este estudo foi realizado na Escola EB 2/3 do Viso e a sua amostra foi constituída por uma turma do 7º ano e por duas do 8º ano. Os resultados encontrados permitem-nos qualificar a aplicação de determinadas metodologias, assim como, estabelecer algumas relações entre as opções tomadas e a realidade do território educativo onde se insere a escola.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-01T00:00:00Z
2014-03
2015-01-20T12:06:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/993
TID:201485524
url http://hdl.handle.net/11328/993
identifier_str_mv TID:201485524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv TMEHG 24
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302548289421312