O conceito de residência nas zonas de baixa tributação ou tributação zero
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/39812 |
Resumo: | A exposição ora em causa tem como tema principal o conceito de residente e aplicação desse mesmo conceito nas zonas consideradas de baixa tributação ou tributação zero. Actualmente assiste-se a uma mudança de paradigma no que diz respeito aos territórios denominados paraísos fiscais. As alterações estruturais, políticas, sociais e tecnológicas obrigam a uma conceptualização da definição dos paraísos fiscais, das características que consubstanciam essa mesma definição, bem como tornam premente a identificação de sanções aplicáveis a territórios considerados enquanto tais. Os paraísos fiscais, enquanto figura central mas não exclusiva, caracterizam-se essencialmente pela não existência ou existência mitigada de impostos. No entanto, estão alicerçados à existência de offshores e à ausência de prática efectiva ou real de actividade das empresas, ao sigilo bancário, à ausência de troca de informações e à falta de transparência, à concorrência fiscal, à flexibilização da regulação e ainda ao dumping fiscal. Sucede que a existência destes territórios não é ilegal e nem sempre está associada à fraude à lei fiscal. Contrariamente a este ideia pré-concebida, o que se verifica é a elisão fiscal, enquanto forma de planeamento fiscal por parte dos contribuintes. Acresce que a existência destes territórios não só é benéfica para os contribuintes que veem uma possibilidade de diminuição da sua carga tributária, como é estimulante para os Estados que, atraindo investimento, concorrem entre si para oferecer melhores e mais vantajosas normas fiscais a todos os contribuintes não residentes. Sendo um tema actual e muito comentando mundialmente, a exposição centrar-se-á no conceito de residente e não residente, aprofundará o conceito dos paraísos fiscais e de todas as figuras similares e apresentará as características atendíveis para tal conceito. Posteriormente, e porque tal se mostra relevante, é apresentada e definida minuciosamente a lista de países, territórios ou regiões que são considerados regimes tributários mais favoráveis, tanto a nível europeu como nacional. Por fim, e em termos conclusivos, estabelecem-se as medidas anti-abuso tomadas pelas entidades internacionais para evitar a elisão fiscal e despromover a concorrência fiscal prejudicial. |
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No entanto, estão alicerçados à existência de offshores e à ausência de prática efectiva ou real de actividade das empresas, ao sigilo bancário, à ausência de troca de informações e à falta de transparência, à concorrência fiscal, à flexibilização da regulação e ainda ao dumping fiscal. Sucede que a existência destes territórios não é ilegal e nem sempre está associada à fraude à lei fiscal. Contrariamente a este ideia pré-concebida, o que se verifica é a elisão fiscal, enquanto forma de planeamento fiscal por parte dos contribuintes. Acresce que a existência destes territórios não só é benéfica para os contribuintes que veem uma possibilidade de diminuição da sua carga tributária, como é estimulante para os Estados que, atraindo investimento, concorrem entre si para oferecer melhores e mais vantajosas normas fiscais a todos os contribuintes não residentes. Sendo um tema actual e muito comentando mundialmente, a exposição centrar-se-á no conceito de residente e não residente, aprofundará o conceito dos paraísos fiscais e de todas as figuras similares e apresentará as características atendíveis para tal conceito. Posteriormente, e porque tal se mostra relevante, é apresentada e definida minuciosamente a lista de países, territórios ou regiões que são considerados regimes tributários mais favoráveis, tanto a nível europeu como nacional. Por fim, e em termos conclusivos, estabelecem-se as medidas anti-abuso tomadas pelas entidades internacionais para evitar a elisão fiscal e despromover a concorrência fiscal prejudicial.The exposition in question has as a main theme the concept of resident and the application of that same concept in zones considered to be of low taxation or no taxation. Currently, a change of paradigm is being witnessed in what pertains to the territories known as tax havens. The structural, political, social and technological changes make it necessary to conceptualize the definition of tax havens and the characteristics that substantiate such concept, as well as urgently identify the sanctions applicable to the territories considered as tax havens. Tax havens, as a central but not exclusive figure, are essentially characterized by the non-existence or mitigated existence of taxes. Nonetheless, they are based on the existence of offshores and the absence of an effective real business activity, bank secrecy, absence of information exchange, the lack of transparency, tax competition, the relaxation of regulation and also tax dumping. The existence of these territories is not illegal and is not always associated to fraud of tax laws. Contrary to this preconceived idea, what is verified is fiscal elision as a way of tax planning by taxpayers. Additionally, the existence of these territories is not only beneficial for taxpayers that see a possibility to reduce their tax burden, but is also stimulating for the States that, attracting investment, compete between each other to offer better and more advantageous tax rules to all non-resident taxpayers. As a current topic and a highly commented one worldwide, the exposition will focus on the concept of resident and non-resident, deepen the concept of tax havens and of all of the similar figures and will present the features of such concept. Subsequently, and due to its relevance, the list of countries, territories or regions that are considered to have favourable tax frameworks, both at the European and national level, is presented. Lastly and conclusively, anti-abuse measures adopted by international entities to avoid fiscal elision and demote harmful tax competition are presented.Martins, Guilherme de OliveiraRepositório da Universidade de LisboaBito, Mónica Maria Figueiras Gomes2021-07-13T00:30:16Z2018-07-132018-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39812porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:36.537312Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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