Criação e sustentação de novas formas turistícas tendo em conta os novos padrões da sociedade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Inês Lourenço Machado de Andrade e
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3839
Resumo: Esta dissertação tem como tema principal o marketing turístico na cidade de Lisboa, com enfoque na criação e sustentação de formas turísticas tendo em conta os novos padrões da sociedade contemporânea. O objectivo principal incide na resolução de determinados problemas na indústria turística, desenvolvendo e aperfeiçoando estratégias relacionadas com a diversificação do mercado, abordagem de nichos de mercado, maior proximidade e relação com o consumidor, aumentando, por sua vez, a rentabilidade das organizações afectas a este sector. Na revisão bibliográfica foram analisadas metodologias possíveis inerentes a esta temática, relacionadas com o comportamento do consumidor no perfil de turista e com as novas formas turísticas impulsionadoras de uma maior satisfação. Com base no questionário de cariz secundário, foram, então, identificados os segmentos e subsegmentos mais importantes a ter em conta no desenvolvimento da dissertação. Através dos dados relativos ao questionário foram elaboradas análises Cross Tabulation e Regressão Linear múltipla, de maneira a conseguir obter tendências e conclusões importantes. Os resultados obtidos revelam uma tendência para os factores motivacionais relacionados com as férias e lazer e motivos profissionais. No entanto por razões referidas ao longo do estudo é dado um maior enfoque às viagens de curta duração, Short trips.
id RCAP_b3177ceb79bfc1260a3afcff29084db1
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3839
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Criação e sustentação de novas formas turistícas tendo em conta os novos padrões da sociedade contemporâneaMarketing turísticoComportamento do consumidorSatisfação do consumidorTurismo de lazerTourism marketingConsumer behaviourConsumer satisfactionLeisure tourismEsta dissertação tem como tema principal o marketing turístico na cidade de Lisboa, com enfoque na criação e sustentação de formas turísticas tendo em conta os novos padrões da sociedade contemporânea. O objectivo principal incide na resolução de determinados problemas na indústria turística, desenvolvendo e aperfeiçoando estratégias relacionadas com a diversificação do mercado, abordagem de nichos de mercado, maior proximidade e relação com o consumidor, aumentando, por sua vez, a rentabilidade das organizações afectas a este sector. Na revisão bibliográfica foram analisadas metodologias possíveis inerentes a esta temática, relacionadas com o comportamento do consumidor no perfil de turista e com as novas formas turísticas impulsionadoras de uma maior satisfação. Com base no questionário de cariz secundário, foram, então, identificados os segmentos e subsegmentos mais importantes a ter em conta no desenvolvimento da dissertação. Através dos dados relativos ao questionário foram elaboradas análises Cross Tabulation e Regressão Linear múltipla, de maneira a conseguir obter tendências e conclusões importantes. Os resultados obtidos revelam uma tendência para os factores motivacionais relacionados com as férias e lazer e motivos profissionais. No entanto por razões referidas ao longo do estudo é dado um maior enfoque às viagens de curta duração, Short trips.This dissertation talks about tourism marketing in the capital of Portugal, Lisbon, and focuses on ways of creating and sustaining tourism in view of the new touristic forms of modern society. The main objectives focuses on solving certain problems inherent in tourism, by developing and improving strategies related to the diversification on the market, achieving niche markets and closer relationship with the consumer. During the bibliographic review, methodologies were taken about the consumer behavior as a tourist and the new tourism ways in order to obtain a greater satisfaction. Based on the survey with secondary data, the most important segments and sub segments were taken and analyzed. Through the survey data Cross Tabulation and multiple Linear Regression analyses were prepared, in order to obtain important trends and conclusions. The results of this investigation show a tendency for the motivational factors related to the laser tourism and professional tourism. However, for reasons mentioned throughout the study, is given a greater focus on Short trips.2012-09-24T19:08:07Z2010-01-01T00:00:00Z20102010-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/3839porSantos, Inês Lourenço Machado de Andrade einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:31:43Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/3839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:14:16.647058Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Criação e sustentação de novas formas turistícas tendo em conta os novos padrões da sociedade contemporânea
title Criação e sustentação de novas formas turistícas tendo em conta os novos padrões da sociedade contemporânea
spellingShingle Criação e sustentação de novas formas turistícas tendo em conta os novos padrões da sociedade contemporânea
Santos, Inês Lourenço Machado de Andrade e
Marketing turístico
Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Turismo de lazer
Tourism marketing
Consumer behaviour
Consumer satisfaction
Leisure tourism
title_short Criação e sustentação de novas formas turistícas tendo em conta os novos padrões da sociedade contemporânea
title_full Criação e sustentação de novas formas turistícas tendo em conta os novos padrões da sociedade contemporânea
title_fullStr Criação e sustentação de novas formas turistícas tendo em conta os novos padrões da sociedade contemporânea
title_full_unstemmed Criação e sustentação de novas formas turistícas tendo em conta os novos padrões da sociedade contemporânea
title_sort Criação e sustentação de novas formas turistícas tendo em conta os novos padrões da sociedade contemporânea
author Santos, Inês Lourenço Machado de Andrade e
author_facet Santos, Inês Lourenço Machado de Andrade e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Inês Lourenço Machado de Andrade e
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing turístico
Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Turismo de lazer
Tourism marketing
Consumer behaviour
Consumer satisfaction
Leisure tourism
topic Marketing turístico
Comportamento do consumidor
Satisfação do consumidor
Turismo de lazer
Tourism marketing
Consumer behaviour
Consumer satisfaction
Leisure tourism
description Esta dissertação tem como tema principal o marketing turístico na cidade de Lisboa, com enfoque na criação e sustentação de formas turísticas tendo em conta os novos padrões da sociedade contemporânea. O objectivo principal incide na resolução de determinados problemas na indústria turística, desenvolvendo e aperfeiçoando estratégias relacionadas com a diversificação do mercado, abordagem de nichos de mercado, maior proximidade e relação com o consumidor, aumentando, por sua vez, a rentabilidade das organizações afectas a este sector. Na revisão bibliográfica foram analisadas metodologias possíveis inerentes a esta temática, relacionadas com o comportamento do consumidor no perfil de turista e com as novas formas turísticas impulsionadoras de uma maior satisfação. Com base no questionário de cariz secundário, foram, então, identificados os segmentos e subsegmentos mais importantes a ter em conta no desenvolvimento da dissertação. Através dos dados relativos ao questionário foram elaboradas análises Cross Tabulation e Regressão Linear múltipla, de maneira a conseguir obter tendências e conclusões importantes. Os resultados obtidos revelam uma tendência para os factores motivacionais relacionados com as férias e lazer e motivos profissionais. No entanto por razões referidas ao longo do estudo é dado um maior enfoque às viagens de curta duração, Short trips.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2010-05
2012-09-24T19:08:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/3839
url http://hdl.handle.net/10071/3839
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134699404132352