Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1778 |
Resumo: | O relatório que se apresenta foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e encontra-se dividido em duas partes: a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II refere-se à dimensão investigativa. Na Parte I apresento uma reflexão crítica e fundamentada acerca do percurso realizado ao longo deste Mestrado, procurando evidenciar as experiências vivenciadas, bem como as aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes contextos da Prática Pedagógica. Assim, serão apresentados diferentes referentes que considerei importantes e significativos para mim ao longo deste processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada numa turma do 2.º ano de escolaridade. Esta investigação, de caráter qualitativo, incide sobre as ideias das crianças acerca das Plantas, antes e após a implementação de atividades práticas e experimentais. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: Qual a influência das atividades práticas e experimentais nas ideias dos alunos do 2.º ano de escolaridade sobre Plantas? Os dados recolhidos mostram que as atividades práticas e experimentais poderão ter contribuído para a aprendizagem dos alunos, uma vez que, se verificou que as suas ideias, acerca das Plantas, evoluíram para ideias cientificamente mais corretas e completas. |
id |
RCAP_b31db293690d3cfa8bcd5a22f5113618 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1778 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano.Ensino básico do 1º cicloEnsino das ciênciasPlantasDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO relatório que se apresenta foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e encontra-se dividido em duas partes: a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II refere-se à dimensão investigativa. Na Parte I apresento uma reflexão crítica e fundamentada acerca do percurso realizado ao longo deste Mestrado, procurando evidenciar as experiências vivenciadas, bem como as aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes contextos da Prática Pedagógica. Assim, serão apresentados diferentes referentes que considerei importantes e significativos para mim ao longo deste processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada numa turma do 2.º ano de escolaridade. Esta investigação, de caráter qualitativo, incide sobre as ideias das crianças acerca das Plantas, antes e após a implementação de atividades práticas e experimentais. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: Qual a influência das atividades práticas e experimentais nas ideias dos alunos do 2.º ano de escolaridade sobre Plantas? Os dados recolhidos mostram que as atividades práticas e experimentais poderão ter contribuído para a aprendizagem dos alunos, uma vez que, se verificou que as suas ideias, acerca das Plantas, evoluíram para ideias cientificamente mais corretas e completas.Reis, Susana Alexandre dosIC-OnlineReis, Luís Paulo Gonçalves2016-05-03T12:08:30Z2015-04-292015-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1778TID:201141710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:41Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:18.822615Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano. |
title |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano. |
spellingShingle |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano. Reis, Luís Paulo Gonçalves Ensino básico do 1º ciclo Ensino das ciências Plantas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano. |
title_full |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano. |
title_fullStr |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano. |
title_full_unstemmed |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano. |
title_sort |
Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano. |
author |
Reis, Luís Paulo Gonçalves |
author_facet |
Reis, Luís Paulo Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Susana Alexandre dos IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Luís Paulo Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico do 1º ciclo Ensino das ciências Plantas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Ensino básico do 1º ciclo Ensino das ciências Plantas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
O relatório que se apresenta foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e encontra-se dividido em duas partes: a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II refere-se à dimensão investigativa. Na Parte I apresento uma reflexão crítica e fundamentada acerca do percurso realizado ao longo deste Mestrado, procurando evidenciar as experiências vivenciadas, bem como as aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes contextos da Prática Pedagógica. Assim, serão apresentados diferentes referentes que considerei importantes e significativos para mim ao longo deste processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada numa turma do 2.º ano de escolaridade. Esta investigação, de caráter qualitativo, incide sobre as ideias das crianças acerca das Plantas, antes e após a implementação de atividades práticas e experimentais. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: Qual a influência das atividades práticas e experimentais nas ideias dos alunos do 2.º ano de escolaridade sobre Plantas? Os dados recolhidos mostram que as atividades práticas e experimentais poderão ter contribuído para a aprendizagem dos alunos, uma vez que, se verificou que as suas ideias, acerca das Plantas, evoluíram para ideias cientificamente mais corretas e completas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-29 2015-04-29T00:00:00Z 2016-05-03T12:08:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1778 TID:201141710 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1778 |
identifier_str_mv |
TID:201141710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136958442635264 |