Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Luís Paulo Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1778
Resumo: O relatório que se apresenta foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e encontra-se dividido em duas partes: a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II refere-se à dimensão investigativa. Na Parte I apresento uma reflexão crítica e fundamentada acerca do percurso realizado ao longo deste Mestrado, procurando evidenciar as experiências vivenciadas, bem como as aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes contextos da Prática Pedagógica. Assim, serão apresentados diferentes referentes que considerei importantes e significativos para mim ao longo deste processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada numa turma do 2.º ano de escolaridade. Esta investigação, de caráter qualitativo, incide sobre as ideias das crianças acerca das Plantas, antes e após a implementação de atividades práticas e experimentais. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: Qual a influência das atividades práticas e experimentais nas ideias dos alunos do 2.º ano de escolaridade sobre Plantas? Os dados recolhidos mostram que as atividades práticas e experimentais poderão ter contribuído para a aprendizagem dos alunos, uma vez que, se verificou que as suas ideias, acerca das Plantas, evoluíram para ideias cientificamente mais corretas e completas.
id RCAP_b31db293690d3cfa8bcd5a22f5113618
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1778
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano.Ensino básico do 1º cicloEnsino das ciênciasPlantasDomínio/Área Científica::Ciências SociaisO relatório que se apresenta foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e encontra-se dividido em duas partes: a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II refere-se à dimensão investigativa. Na Parte I apresento uma reflexão crítica e fundamentada acerca do percurso realizado ao longo deste Mestrado, procurando evidenciar as experiências vivenciadas, bem como as aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes contextos da Prática Pedagógica. Assim, serão apresentados diferentes referentes que considerei importantes e significativos para mim ao longo deste processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada numa turma do 2.º ano de escolaridade. Esta investigação, de caráter qualitativo, incide sobre as ideias das crianças acerca das Plantas, antes e após a implementação de atividades práticas e experimentais. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: Qual a influência das atividades práticas e experimentais nas ideias dos alunos do 2.º ano de escolaridade sobre Plantas? Os dados recolhidos mostram que as atividades práticas e experimentais poderão ter contribuído para a aprendizagem dos alunos, uma vez que, se verificou que as suas ideias, acerca das Plantas, evoluíram para ideias cientificamente mais corretas e completas.Reis, Susana Alexandre dosIC-OnlineReis, Luís Paulo Gonçalves2016-05-03T12:08:30Z2015-04-292015-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1778TID:201141710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:41Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1778Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:18.822615Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano.
title Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano.
spellingShingle Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano.
Reis, Luís Paulo Gonçalves
Ensino básico do 1º ciclo
Ensino das ciências
Plantas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
title_short Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano.
title_full Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano.
title_fullStr Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano.
title_full_unstemmed Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano.
title_sort Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano.
author Reis, Luís Paulo Gonçalves
author_facet Reis, Luís Paulo Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Susana Alexandre dos
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Luís Paulo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico do 1º ciclo
Ensino das ciências
Plantas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
topic Ensino básico do 1º ciclo
Ensino das ciências
Plantas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
description O relatório que se apresenta foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e encontra-se dividido em duas partes: a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II refere-se à dimensão investigativa. Na Parte I apresento uma reflexão crítica e fundamentada acerca do percurso realizado ao longo deste Mestrado, procurando evidenciar as experiências vivenciadas, bem como as aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes contextos da Prática Pedagógica. Assim, serão apresentados diferentes referentes que considerei importantes e significativos para mim ao longo deste processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada numa turma do 2.º ano de escolaridade. Esta investigação, de caráter qualitativo, incide sobre as ideias das crianças acerca das Plantas, antes e após a implementação de atividades práticas e experimentais. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: Qual a influência das atividades práticas e experimentais nas ideias dos alunos do 2.º ano de escolaridade sobre Plantas? Os dados recolhidos mostram que as atividades práticas e experimentais poderão ter contribuído para a aprendizagem dos alunos, uma vez que, se verificou que as suas ideias, acerca das Plantas, evoluíram para ideias cientificamente mais corretas e completas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-29
2015-04-29T00:00:00Z
2016-05-03T12:08:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1778
TID:201141710
url http://hdl.handle.net/10400.8/1778
identifier_str_mv TID:201141710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136958442635264