O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Letícia Sandra Araújo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28659
Resumo: O tema desta dissertação versa sobre o ensino informal e não formal de música. Este trabalho aborda o uso de metodologias informais e os ambientes não formais para o ensino de música percussiva. Foi realizada uma reflexão crítica baseada na Revisão de Literatura sobre o tema e uma abordagem metodológica qualitativa que permitiu a identificação de autores que abordam as temáticas a cerca das metodologias e dos materiais pedagógicos musicais, que tendem a contribuir no processo de ensinoaprendizagem de música. O objetivo foi valorizar as práticas musicais e percussivas transmitidas informalmente nos espaços não formais. A pertinência do tema justifica-se devido à experiência da autora como professora de música em escolas públicas no Brasil e em ONGs Brasil / Portugal. Conclui-se, ao fim da pesquisa, que são muitos os materiais pedagógicos que podem ser adotados para o ensino de música, como sejam: objetos alternativos; instrumentos tradicionais ou adaptados e até mesmo o corpo. Ressalta-se ainda a importância dos ambientes não formais que promovem atividades pedagógicas musicais; Informal and Non-Formal Teaching of Music: Methodology and Pedagogical Practices for Informal and Non-Formal Teaching of Percussive Music ABSTRACT: The theme of this dissertation is about informal and non-formal music education. This work addresses the use of informal methodologies and non-formal environments for teaching percussive music. A critical reflection was carried out based on the Literature Review on the topic and a qualitative methodological approach that allowed the identification of authors who approach the themes around musical methodologies and pedagogical materials, which tend to contribute to the music teaching-learning process. The objective was to value musical and percussive practices transmitted informally in non-formal spaces. The pertinence of the theme is justified due to the author's experience as a music teacher in public schools in Brazil and in NGOs in Brazil / Portugal. It is concluded, at the end of the research, that there are many pedagogical materials that can be adopted for teaching music, such as: alternative objects; traditional or adapted instruments and even the body itself. It is also emphasized the importance of non-formal environments that promote musical pedagogical activities.
id RCAP_b33433ef053bc2f17e87974ffa611fc9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28659
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussivaEducação informalEducação não-formalEnsino de músicaEnsino de música percussivaInformal educationNon-formal educationMusic teachingPercussive music teachingO tema desta dissertação versa sobre o ensino informal e não formal de música. Este trabalho aborda o uso de metodologias informais e os ambientes não formais para o ensino de música percussiva. Foi realizada uma reflexão crítica baseada na Revisão de Literatura sobre o tema e uma abordagem metodológica qualitativa que permitiu a identificação de autores que abordam as temáticas a cerca das metodologias e dos materiais pedagógicos musicais, que tendem a contribuir no processo de ensinoaprendizagem de música. O objetivo foi valorizar as práticas musicais e percussivas transmitidas informalmente nos espaços não formais. A pertinência do tema justifica-se devido à experiência da autora como professora de música em escolas públicas no Brasil e em ONGs Brasil / Portugal. Conclui-se, ao fim da pesquisa, que são muitos os materiais pedagógicos que podem ser adotados para o ensino de música, como sejam: objetos alternativos; instrumentos tradicionais ou adaptados e até mesmo o corpo. Ressalta-se ainda a importância dos ambientes não formais que promovem atividades pedagógicas musicais; Informal and Non-Formal Teaching of Music: Methodology and Pedagogical Practices for Informal and Non-Formal Teaching of Percussive Music ABSTRACT: The theme of this dissertation is about informal and non-formal music education. This work addresses the use of informal methodologies and non-formal environments for teaching percussive music. A critical reflection was carried out based on the Literature Review on the topic and a qualitative methodological approach that allowed the identification of authors who approach the themes around musical methodologies and pedagogical materials, which tend to contribute to the music teaching-learning process. The objective was to value musical and percussive practices transmitted informally in non-formal spaces. The pertinence of the theme is justified due to the author's experience as a music teacher in public schools in Brazil and in NGOs in Brazil / Portugal. It is concluded, at the end of the research, that there are many pedagogical materials that can be adopted for teaching music, such as: alternative objects; traditional or adapted instruments and even the body itself. It is also emphasized the importance of non-formal environments that promote musical pedagogical activities.Universidade de Évora2021-01-08T17:41:38Z2021-01-082020-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28659http://hdl.handle.net/10174/28659TID:202572170porDepartamento de Pedagogia e Educaçãotitagentefina@hotmail.com229Carvalho, Letícia Sandra Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:35.829675Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva
title O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva
spellingShingle O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva
Carvalho, Letícia Sandra Araújo
Educação informal
Educação não-formal
Ensino de música
Ensino de música percussiva
Informal education
Non-formal education
Music teaching
Percussive music teaching
title_short O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva
title_full O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva
title_fullStr O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva
title_full_unstemmed O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva
title_sort O ensino informal e não-formal de música: metodologia e práticas pedagógicas para o ensino informal e não-formal de música percussiva
author Carvalho, Letícia Sandra Araújo
author_facet Carvalho, Letícia Sandra Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Letícia Sandra Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação informal
Educação não-formal
Ensino de música
Ensino de música percussiva
Informal education
Non-formal education
Music teaching
Percussive music teaching
topic Educação informal
Educação não-formal
Ensino de música
Ensino de música percussiva
Informal education
Non-formal education
Music teaching
Percussive music teaching
description O tema desta dissertação versa sobre o ensino informal e não formal de música. Este trabalho aborda o uso de metodologias informais e os ambientes não formais para o ensino de música percussiva. Foi realizada uma reflexão crítica baseada na Revisão de Literatura sobre o tema e uma abordagem metodológica qualitativa que permitiu a identificação de autores que abordam as temáticas a cerca das metodologias e dos materiais pedagógicos musicais, que tendem a contribuir no processo de ensinoaprendizagem de música. O objetivo foi valorizar as práticas musicais e percussivas transmitidas informalmente nos espaços não formais. A pertinência do tema justifica-se devido à experiência da autora como professora de música em escolas públicas no Brasil e em ONGs Brasil / Portugal. Conclui-se, ao fim da pesquisa, que são muitos os materiais pedagógicos que podem ser adotados para o ensino de música, como sejam: objetos alternativos; instrumentos tradicionais ou adaptados e até mesmo o corpo. Ressalta-se ainda a importância dos ambientes não formais que promovem atividades pedagógicas musicais; Informal and Non-Formal Teaching of Music: Methodology and Pedagogical Practices for Informal and Non-Formal Teaching of Percussive Music ABSTRACT: The theme of this dissertation is about informal and non-formal music education. This work addresses the use of informal methodologies and non-formal environments for teaching percussive music. A critical reflection was carried out based on the Literature Review on the topic and a qualitative methodological approach that allowed the identification of authors who approach the themes around musical methodologies and pedagogical materials, which tend to contribute to the music teaching-learning process. The objective was to value musical and percussive practices transmitted informally in non-formal spaces. The pertinence of the theme is justified due to the author's experience as a music teacher in public schools in Brazil and in NGOs in Brazil / Portugal. It is concluded, at the end of the research, that there are many pedagogical materials that can be adopted for teaching music, such as: alternative objects; traditional or adapted instruments and even the body itself. It is also emphasized the importance of non-formal environments that promote musical pedagogical activities.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25T00:00:00Z
2021-01-08T17:41:38Z
2021-01-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28659
http://hdl.handle.net/10174/28659
TID:202572170
url http://hdl.handle.net/10174/28659
identifier_str_mv TID:202572170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
titagentefina@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136667612741632