Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baracho, Miguel Xavier
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/11636
Resumo: Na origem deste processo de estágio pedagógico como professor de educação física estiveram ideias e princípios que desenvolvi durante o meu processo de formação inicial, os quais começo por fundamentar. A fundamentação teórica das minhas opções educativas vai ao encontro das orientações dos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF), que referem que a educação física deve contribuir para a realização dos efeitos globais educativos visados em cada nível de ensino, e que a atividade dos alunos na disciplina e os seus efeitos devem ser entendidos de forma integrada quanto aos domínios motor, cognitivo e sócio-afetivo. Para além das práticas de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem (planeamento, avaliação e condução do ensino) de uma turma do décimo ano, este relatório incide sobre práticas relacionadas com a investigação e inovação pedagógica, a participação na escola, e as relações com a comunidade. A compatibilização do controlo geral da turma com a avaliação e com o foco em tarefas individualizadas foi o meu principal desafio relativamente às competências de organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem. Os resultados do trabalho com uma turma acabam por validar a metodologia utilizada e as ideias que fundamentaram essa mesma metodologia.
id RCAP_b3629fd16d003c2e629050fe7fcf7b2c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/11636
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes FerreiraEstágio pedagógicoEducação físicaEnsino e aprendizagemPlaneamentoAvaliaçãoCondução do ensinoDiferenciação pedagógicaComplexidadeEfeitos globais educativosTeaching practicePhysical educationTeaching and learningPlanningAssessmentConductionTeaching differentiationComplexityGlobal educational effectsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeNa origem deste processo de estágio pedagógico como professor de educação física estiveram ideias e princípios que desenvolvi durante o meu processo de formação inicial, os quais começo por fundamentar. A fundamentação teórica das minhas opções educativas vai ao encontro das orientações dos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF), que referem que a educação física deve contribuir para a realização dos efeitos globais educativos visados em cada nível de ensino, e que a atividade dos alunos na disciplina e os seus efeitos devem ser entendidos de forma integrada quanto aos domínios motor, cognitivo e sócio-afetivo. Para além das práticas de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem (planeamento, avaliação e condução do ensino) de uma turma do décimo ano, este relatório incide sobre práticas relacionadas com a investigação e inovação pedagógica, a participação na escola, e as relações com a comunidade. A compatibilização do controlo geral da turma com a avaliação e com o foco em tarefas individualizadas foi o meu principal desafio relativamente às competências de organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem. Os resultados do trabalho com uma turma acabam por validar a metodologia utilizada e as ideias que fundamentaram essa mesma metodologia.This teaching practice process in Physical Education was built on some foundations developed during my student period in university. Those ideas are in accordance with the National Programs of Physical Education which refer that Physical Education should contribute to the accomplishment of the educational global effects from each teaching degree, and that student activity in this subject and its results in motor, cognitive and social-affective domains should be understood as a whole. This report reflects about the teaching a tenth grade class related activities (planning, assessment and conduction), research and innovation about pedagogic activities, participation in school and community interactions from the student teacher. Handling general control of the class simultaneously with assessing student practices or focusing in individual tasks from students was the biggest challenge that I’ve faced in my teaching activity. The final accomplishments from the students validate the chosen methods and its foundations.Fernandes, Luís Manuel AguiarRepositório da Universidade de LisboaBaracho, Miguel Xavier2016-05-31T15:15:46Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11636TID:201605473porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11636Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:54.817064Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
title Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
Baracho, Miguel Xavier
Estágio pedagógico
Educação física
Ensino e aprendizagem
Planeamento
Avaliação
Condução do ensino
Diferenciação pedagógica
Complexidade
Efeitos globais educativos
Teaching practice
Physical education
Teaching and learning
Planning
Assessment
Conduction
Teaching differentiation
Complexity
Global educational effects
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Básica Secundária José Gomes Ferreira
author Baracho, Miguel Xavier
author_facet Baracho, Miguel Xavier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Luís Manuel Aguiar
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Baracho, Miguel Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Ensino e aprendizagem
Planeamento
Avaliação
Condução do ensino
Diferenciação pedagógica
Complexidade
Efeitos globais educativos
Teaching practice
Physical education
Teaching and learning
Planning
Assessment
Conduction
Teaching differentiation
Complexity
Global educational effects
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
topic Estágio pedagógico
Educação física
Ensino e aprendizagem
Planeamento
Avaliação
Condução do ensino
Diferenciação pedagógica
Complexidade
Efeitos globais educativos
Teaching practice
Physical education
Teaching and learning
Planning
Assessment
Conduction
Teaching differentiation
Complexity
Global educational effects
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde
description Na origem deste processo de estágio pedagógico como professor de educação física estiveram ideias e princípios que desenvolvi durante o meu processo de formação inicial, os quais começo por fundamentar. A fundamentação teórica das minhas opções educativas vai ao encontro das orientações dos Programas Nacionais de Educação Física (PNEF), que referem que a educação física deve contribuir para a realização dos efeitos globais educativos visados em cada nível de ensino, e que a atividade dos alunos na disciplina e os seus efeitos devem ser entendidos de forma integrada quanto aos domínios motor, cognitivo e sócio-afetivo. Para além das práticas de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem (planeamento, avaliação e condução do ensino) de uma turma do décimo ano, este relatório incide sobre práticas relacionadas com a investigação e inovação pedagógica, a participação na escola, e as relações com a comunidade. A compatibilização do controlo geral da turma com a avaliação e com o foco em tarefas individualizadas foi o meu principal desafio relativamente às competências de organização e gestão do processo de ensino e de aprendizagem. Os resultados do trabalho com uma turma acabam por validar a metodologia utilizada e as ideias que fundamentaram essa mesma metodologia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-31T15:15:46Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/11636
TID:201605473
url http://hdl.handle.net/10400.5/11636
identifier_str_mv TID:201605473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131062677274624