Influenciadores digitais no setor da beleza - Uma reflexão sobre o impacto no consumo da geração millennial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Beatriz Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43655
Resumo: No panorama sociocultural em que se vive, mais digital e conectado, onde o consumidor está cada vez mais exigente, é necessário que as marcas se posicionem lado a-lado com o seu público, apostando assim, numa forte estratégia digital. O recurso a influenciadores é da maior importância, por estes serem capazes de criar uma ligação emocional com a sua audiência, que as marcas dificilmente conseguiriam ter. Porém é importante que as empresas sejam seletivas no que toca aos influencers que inserem nas suas estratégias, devendo avaliar com rigor se estes, contemplam na sua totalidade aquilo que é necessário para ter um poder de influência eficaz. Neste contexto, a presente investigação procura entender o impacto que os influenciadores digitais, através dos seus atributos, têm no processo de decisão de compra de produtos de beleza dos consumidores da geração millennial. Através de uma abordagem quantitativa, nomeadamente na implementação de um inquérito ao consumidor em análise, este estudo focou-se em compreender e analisar os principais atributos dos influenciadores digitais, que impactam o processo de decisão de compra dos consumidores no setor de beleza, tendo-se chegado à conclusão de que estes prendem-se com a credibilidade e a especialização dos influenciadores na área da beleza, e, as reviews (avaliações) de produtos por eles realizadas, por forma a conceder conteúdo valioso e fiável onde o consumidor possa, sobretudo, basear a sua procura por informação acerca de produtos e/ou marcas do setor.
id RCAP_b399aa085af7f0e87c59d436b5ea6497
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/43655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influenciadores digitais no setor da beleza - Uma reflexão sobre o impacto no consumo da geração millennialMarketing de influênciaInfluenciadores digitaisComportamento do consumidorSetor da belezaNo panorama sociocultural em que se vive, mais digital e conectado, onde o consumidor está cada vez mais exigente, é necessário que as marcas se posicionem lado a-lado com o seu público, apostando assim, numa forte estratégia digital. O recurso a influenciadores é da maior importância, por estes serem capazes de criar uma ligação emocional com a sua audiência, que as marcas dificilmente conseguiriam ter. Porém é importante que as empresas sejam seletivas no que toca aos influencers que inserem nas suas estratégias, devendo avaliar com rigor se estes, contemplam na sua totalidade aquilo que é necessário para ter um poder de influência eficaz. Neste contexto, a presente investigação procura entender o impacto que os influenciadores digitais, através dos seus atributos, têm no processo de decisão de compra de produtos de beleza dos consumidores da geração millennial. Através de uma abordagem quantitativa, nomeadamente na implementação de um inquérito ao consumidor em análise, este estudo focou-se em compreender e analisar os principais atributos dos influenciadores digitais, que impactam o processo de decisão de compra dos consumidores no setor de beleza, tendo-se chegado à conclusão de que estes prendem-se com a credibilidade e a especialização dos influenciadores na área da beleza, e, as reviews (avaliações) de produtos por eles realizadas, por forma a conceder conteúdo valioso e fiável onde o consumidor possa, sobretudo, basear a sua procura por informação acerca de produtos e/ou marcas do setor.Given the sociocultural panorama in which we live, that is now more digital and connected, where the consumer is increasingly demanding, it is necessary that brands stand side-by-side with their audience while implementing a strong digital strategy. The use of influencers is of the utmost importance, since they are able to create an emotional connection with their audience, which brands hardly could. However, it is important that companies are selective in regard to the influencers that are included in their strategies, calling for the need to accurately assess whether they fully contemplate what is necessary to have an effective power of influence. In this context, this research seeks to understand the impact that digital influencers, through their attributes, have on the decision-making process of purchasing beauty products from millennial consumers. Through a quantitative approach, especially by the implementation of a consumer survey under analysis, this study focused on understanding and analyzing the main attributes of digital influencers, which impact the decision making process of consumers in the beauty sector. It has been concluded that these factors relate to the credibility and specialization of influencers in the beauty industry, and the product reviews carried out by them in order to provide valuable and reliable content where the consumer can, above all, base his search for information about products and/or brands in the field.Morais, Rodrigo AntunesRepositório ComumVieira, Maria Beatriz Rodrigues2023-02-06T17:05:48Z2022-122022-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/43655TID:203210204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-09T16:00:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/43655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:23.263057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influenciadores digitais no setor da beleza - Uma reflexão sobre o impacto no consumo da geração millennial
title Influenciadores digitais no setor da beleza - Uma reflexão sobre o impacto no consumo da geração millennial
spellingShingle Influenciadores digitais no setor da beleza - Uma reflexão sobre o impacto no consumo da geração millennial
Vieira, Maria Beatriz Rodrigues
Marketing de influência
Influenciadores digitais
Comportamento do consumidor
Setor da beleza
title_short Influenciadores digitais no setor da beleza - Uma reflexão sobre o impacto no consumo da geração millennial
title_full Influenciadores digitais no setor da beleza - Uma reflexão sobre o impacto no consumo da geração millennial
title_fullStr Influenciadores digitais no setor da beleza - Uma reflexão sobre o impacto no consumo da geração millennial
title_full_unstemmed Influenciadores digitais no setor da beleza - Uma reflexão sobre o impacto no consumo da geração millennial
title_sort Influenciadores digitais no setor da beleza - Uma reflexão sobre o impacto no consumo da geração millennial
author Vieira, Maria Beatriz Rodrigues
author_facet Vieira, Maria Beatriz Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Rodrigo Antunes
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria Beatriz Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de influência
Influenciadores digitais
Comportamento do consumidor
Setor da beleza
topic Marketing de influência
Influenciadores digitais
Comportamento do consumidor
Setor da beleza
description No panorama sociocultural em que se vive, mais digital e conectado, onde o consumidor está cada vez mais exigente, é necessário que as marcas se posicionem lado a-lado com o seu público, apostando assim, numa forte estratégia digital. O recurso a influenciadores é da maior importância, por estes serem capazes de criar uma ligação emocional com a sua audiência, que as marcas dificilmente conseguiriam ter. Porém é importante que as empresas sejam seletivas no que toca aos influencers que inserem nas suas estratégias, devendo avaliar com rigor se estes, contemplam na sua totalidade aquilo que é necessário para ter um poder de influência eficaz. Neste contexto, a presente investigação procura entender o impacto que os influenciadores digitais, através dos seus atributos, têm no processo de decisão de compra de produtos de beleza dos consumidores da geração millennial. Através de uma abordagem quantitativa, nomeadamente na implementação de um inquérito ao consumidor em análise, este estudo focou-se em compreender e analisar os principais atributos dos influenciadores digitais, que impactam o processo de decisão de compra dos consumidores no setor de beleza, tendo-se chegado à conclusão de que estes prendem-se com a credibilidade e a especialização dos influenciadores na área da beleza, e, as reviews (avaliações) de produtos por eles realizadas, por forma a conceder conteúdo valioso e fiável onde o consumidor possa, sobretudo, basear a sua procura por informação acerca de produtos e/ou marcas do setor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2022-12-01T00:00:00Z
2023-02-06T17:05:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/43655
TID:203210204
url http://hdl.handle.net/10400.26/43655
identifier_str_mv TID:203210204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130935385391104