A comunicação interna como reforço da identificação da cultura dos colaboradores das organizações : estudo de caso Atrevia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/24070 |
Resumo: | A presente investigação é um estudo de caso realizado à consultora de comunicação ATREVIA, onde nos propomos a compreender se a Comunicação Interna possibilita um reforço dos Valores e da Cultura Organizacional da mesma. Quando falamos de organizações falamos de um grupo de pessoas que se reúne com uma missão comum, uma identidade própria que a define e dita o comportamento ideal. Dentro de uma organização, os seus membros são o elemento-chave, pelo que a participação e contribuição de todos, juntamente com a existência de comunicação, é vital para que esta seja bem-sucedida e os objectivos sejam alcançados. Considerando o facto de que todas as organizações devem possuir uma cultura específica, que as define e distingue das demais, torna-se relevante compreender qual a relação entre a Cultura Organizacional e a Comunicação Interna, e que efeitos estas produzem nas organizações. Através dos modelos de Pereira (1999) e de Brault (1993), foram realizadas Entrevistas em profundidade. Os resultados obtidos permitiram concluir que, como sistematizado nas Hipóteses em estudo, os Valores Culturais da ATREVIA são compreendidos e bemrecebidos pelos seus colaboradores dirigentes através da existência de uma política de Comunicação Interna activa. |
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A comunicação interna como reforço da identificação da cultura dos colaboradores das organizações : estudo de caso AtreviaOrganizaçõesComunicação internaCultura organizacionalValores organizacionaisOrganizationsInternal communicationOrganizational cultureOrganizational valuesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA presente investigação é um estudo de caso realizado à consultora de comunicação ATREVIA, onde nos propomos a compreender se a Comunicação Interna possibilita um reforço dos Valores e da Cultura Organizacional da mesma. Quando falamos de organizações falamos de um grupo de pessoas que se reúne com uma missão comum, uma identidade própria que a define e dita o comportamento ideal. Dentro de uma organização, os seus membros são o elemento-chave, pelo que a participação e contribuição de todos, juntamente com a existência de comunicação, é vital para que esta seja bem-sucedida e os objectivos sejam alcançados. Considerando o facto de que todas as organizações devem possuir uma cultura específica, que as define e distingue das demais, torna-se relevante compreender qual a relação entre a Cultura Organizacional e a Comunicação Interna, e que efeitos estas produzem nas organizações. Através dos modelos de Pereira (1999) e de Brault (1993), foram realizadas Entrevistas em profundidade. Os resultados obtidos permitiram concluir que, como sistematizado nas Hipóteses em estudo, os Valores Culturais da ATREVIA são compreendidos e bemrecebidos pelos seus colaboradores dirigentes através da existência de uma política de Comunicação Interna activa.The present investigation is a case study carried out to the communication consultant ATREVIA, where we set ourselves to understand if the Internal Communication enables a reinforcement of its Organizational Culture and Values. When we talk about organizations we talk about a group of people that gets together with a common mission, an identity that defines it and sets the ideal behaviour. Within an organization, the key element are their members, so all of their participation and contribution, along with the existence of communication, is vital for its sucess and the goals’ achievement. Considering the fact that all organizations must have a specific culture, that defines and distinguishes them from the other ones, it becomes relevant to understand the relationship between Organizational Culture and Internal Communication, and the effects produced in organizations. Through the models developed by Pereira (1999) and Brault (1993), we conducted depth Interviews. The results obtained allowed us to conclude that, as systematized in the Hypotheses under study, the Cultural Values of the organization ATREVIA are understood and well received by its leading employees through the existence of an active Internal Communication policy.Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNunes, Vanessa Sofia Gaspar2020-02-29T01:30:36Z2018-01-1720172018-01-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/24070TID:201836270porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:07Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/24070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:48.987841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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