Transição para a vida adulta em jovens com Plano Individual de Transição: Um estudo de caso múltiplo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/7570 |
Resumo: | A transição da escola para a vida aldulta é uma questão importante para todos os jovens e ainda mais para os que apresentam Necessidades de Saúde Especiais (NSE).O projeto desenvolvido neste estudo pretendeu identificar a condição atual de jovens que, durante o seu percurso escolar, se encontravam ao abrigo de um currículo específico individual e, a quem, consequentemente, foi elaborado um Plano Individual de Transição (PIT). Pretende-se conhecer as experiências profissionais vividas no âmbito do Plano Individual de Transição (PIT) de cinco jovens com Necessidades de Saúde Especiais (NSE) e o seu processo de transição para a vida adulta em diferentes contextos (formação, trabalho). Tendo em conta a temática e objetivos em estudo, optou-se por um estudo de natureza qualitativa e de carácter exploratório, do tipo estudo de caso múltiplo. Participaram no estudo cinco jovens com NSE, cinco pais/mães/responsáveis, dois empresários e um formador, que fazem parte do processo de transição destes jovens. Para a recolha de dados, utilizamos a entrevistas semiestruturadas seguindo um guião previamente definido. As entrevistas foram gravadas, transcritas na íntegra, e sujeitas a uma análise de conteúdo. Foi também utilizado o Whodas 2.0 que permitiu caracterizar as suas dificuldades e necessidades.De acordo com os dados obtidos pode concluir-se que o processo de transição para a vida adulta destes jovens, enfrenta algumas dificuldades, na medida em que os entrevistados identificam muitas barreiras e poucos facilitadores. O estudo reforça a complexidade de que se reveste o processo de transição e a importância do papel de cada interveniente no referido processo. |
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Transição para a vida adulta em jovens com Plano Individual de Transição: Um estudo de caso múltiploTransição para a vida adultaPlano Individual de TransiçãoNecessidades de Saúde EspeciaisTransition to adulthoodIndividual Transition PlanSpecial Health NeedsA transição da escola para a vida aldulta é uma questão importante para todos os jovens e ainda mais para os que apresentam Necessidades de Saúde Especiais (NSE).O projeto desenvolvido neste estudo pretendeu identificar a condição atual de jovens que, durante o seu percurso escolar, se encontravam ao abrigo de um currículo específico individual e, a quem, consequentemente, foi elaborado um Plano Individual de Transição (PIT). Pretende-se conhecer as experiências profissionais vividas no âmbito do Plano Individual de Transição (PIT) de cinco jovens com Necessidades de Saúde Especiais (NSE) e o seu processo de transição para a vida adulta em diferentes contextos (formação, trabalho). Tendo em conta a temática e objetivos em estudo, optou-se por um estudo de natureza qualitativa e de carácter exploratório, do tipo estudo de caso múltiplo. Participaram no estudo cinco jovens com NSE, cinco pais/mães/responsáveis, dois empresários e um formador, que fazem parte do processo de transição destes jovens. Para a recolha de dados, utilizamos a entrevistas semiestruturadas seguindo um guião previamente definido. As entrevistas foram gravadas, transcritas na íntegra, e sujeitas a uma análise de conteúdo. Foi também utilizado o Whodas 2.0 que permitiu caracterizar as suas dificuldades e necessidades.De acordo com os dados obtidos pode concluir-se que o processo de transição para a vida adulta destes jovens, enfrenta algumas dificuldades, na medida em que os entrevistados identificam muitas barreiras e poucos facilitadores. O estudo reforça a complexidade de que se reveste o processo de transição e a importância do papel de cada interveniente no referido processo.The transition from school to adult life is an important issue for all young people and even more so for those with Special Health Needs (SHN).The project developed in this study aimed to identify the current condition of young people who, during their schooling, were under a specific individual curriculum and, consequently, an Individual Transition Plan (IPT) was prepared.This research project aims to know the professional experiences lived within the scope of the Individual Transition Plan (IPT) of five young people with SES and their transition process to adulthood in different contexts (training, work).Taking into account the theme and objectives under study, we developed a qualitative and exploratory multiple case study. Five young people with SHS participated in the study, five parents/guardians and two one former, who are part of the transition process of these young people.For data collection, semistructured interviews were used following a previously defined script. The interviews were recorded, transcribed in full, and subjected to content analysis. It was also used de Whodas 2.0 in order to chatacetrize their difficulties and needs.According to the data obtained, it can be concluded that the process of transition to adulthood for these individuals faces some difficulties, insofar as the interviewees identify a large number of barriers and few facilitators. The study reinforces the complexity of the Transition process and the importance of the role of each actor in that process.Fernandes, RosinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuSousa, Elisabete Pacheco de2023-12-15T01:30:33Z2022-12-152022-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/7570TID:203185242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-16T02:30:30Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/7570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:49.495415Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A transição da escola para a vida aldulta é uma questão importante para todos os jovens e ainda mais para os que apresentam Necessidades de Saúde Especiais (NSE).O projeto desenvolvido neste estudo pretendeu identificar a condição atual de jovens que, durante o seu percurso escolar, se encontravam ao abrigo de um currículo específico individual e, a quem, consequentemente, foi elaborado um Plano Individual de Transição (PIT). Pretende-se conhecer as experiências profissionais vividas no âmbito do Plano Individual de Transição (PIT) de cinco jovens com Necessidades de Saúde Especiais (NSE) e o seu processo de transição para a vida adulta em diferentes contextos (formação, trabalho). Tendo em conta a temática e objetivos em estudo, optou-se por um estudo de natureza qualitativa e de carácter exploratório, do tipo estudo de caso múltiplo. Participaram no estudo cinco jovens com NSE, cinco pais/mães/responsáveis, dois empresários e um formador, que fazem parte do processo de transição destes jovens. Para a recolha de dados, utilizamos a entrevistas semiestruturadas seguindo um guião previamente definido. As entrevistas foram gravadas, transcritas na íntegra, e sujeitas a uma análise de conteúdo. Foi também utilizado o Whodas 2.0 que permitiu caracterizar as suas dificuldades e necessidades.De acordo com os dados obtidos pode concluir-se que o processo de transição para a vida adulta destes jovens, enfrenta algumas dificuldades, na medida em que os entrevistados identificam muitas barreiras e poucos facilitadores. O estudo reforça a complexidade de que se reveste o processo de transição e a importância do papel de cada interveniente no referido processo. |
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