Literatura para a infância e Matemática: abordagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Mariana Cardoso Guerra dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6380
Resumo: Este trabalho foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Seminário de Investigação sobre as Práticas, no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes e pretende evidenciar tanto o percurso feito no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), como o projeto desenvolvido englobando as áreas de Matemática e Português, particularmente ao nível da Literatura para a infância. O relatório foi estruturado em duas partes, a primeira apresenta as reflexões críticas sobre as práticas em contexto, relativas à PES I e II, que decorreram no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e III e IV, relativas ao 2.º CEB, nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal. A segunda parte visa estudar as potencialidades de obras literárias de Literatura para a infância, identificando quais as ideias matemáticas que podem ser analisadas numa seleção de livros de Literatura para a infância. Descrevemos o processo de seleção de obras no âmbito da Literatura para a infância a partir das quais construímos uma categorização em função do destinatário privilegiado, alunos do 1.º CEB, e em função de conteúdos de aprendizagem descritos nos referenciais da ação docente. A partir de obras selecionadas, propomos dar a conhecer ideias matemáticas, potenciando a visão e articulação de conteúdos de Português e de Matemática no 1.º CEB.
id RCAP_b3bff17986653ea4fdfa601a6c56b049
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6380
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literatura para a infância e Matemática: abordagens no 1.º Ciclo do Ensino BásicoLiteratura para a infânciaMatemáticaPortuguês1.º Ciclo do Ensino BásicoChildhood LiteratureMathematicsPortugueseLiteracy1st Cycle of Basic EducationEste trabalho foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Seminário de Investigação sobre as Práticas, no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes e pretende evidenciar tanto o percurso feito no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), como o projeto desenvolvido englobando as áreas de Matemática e Português, particularmente ao nível da Literatura para a infância. O relatório foi estruturado em duas partes, a primeira apresenta as reflexões críticas sobre as práticas em contexto, relativas à PES I e II, que decorreram no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e III e IV, relativas ao 2.º CEB, nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal. A segunda parte visa estudar as potencialidades de obras literárias de Literatura para a infância, identificando quais as ideias matemáticas que podem ser analisadas numa seleção de livros de Literatura para a infância. Descrevemos o processo de seleção de obras no âmbito da Literatura para a infância a partir das quais construímos uma categorização em função do destinatário privilegiado, alunos do 1.º CEB, e em função de conteúdos de aprendizagem descritos nos referenciais da ação docente. A partir de obras selecionadas, propomos dar a conhecer ideias matemáticas, potenciando a visão e articulação de conteúdos de Português e de Matemática no 1.º CEB.This work was elaborated within the curricular unit of Research Seminar on Practices, in the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and Teaching of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, you can find divided into two parts and intends to highlight both the path taken during the Supervised Teaching Practice (PES), as well as the project developed encompassing the areas of Mathematics and Portuguese, particularly at the level of Literature for children. The report was structured in two parts, the first one presents the critical reflections on the practices in context, related to PES I and II, which took place in the 1st Cycle of Basic Education (CEB), and III and IV, related to 2nd CEB, in the disciplines of Portuguese and History and Geography of Portugal. The second part aims to study the potential of literary works of Literature for children, identifying which mathematical ideas can be analyzed in a selection of Literature books for children. We describe the process of selecting works within the scope of Literature for children, from which we built a categorization according to the privileged recipient, 1st CEB students, and according to the learning contents described in the teaching action references. From selected works, we propose to make known mathematical ideas, enhancing the vision and articulation of Portuguese and Mathematics contents in the 1st CEB.Silva, Ana IsabelGomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuReis, Mariana Cardoso Guerra dos2021-07-21T00:30:20Z2020-07-212020-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6380TID:202521567porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:36Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:17.747087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literatura para a infância e Matemática: abordagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title Literatura para a infância e Matemática: abordagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Literatura para a infância e Matemática: abordagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Reis, Mariana Cardoso Guerra dos
Literatura para a infância
Matemática
Português
1.º Ciclo do Ensino Básico
Childhood Literature
Mathematics
Portuguese
Literacy
1st Cycle of Basic Education
title_short Literatura para a infância e Matemática: abordagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full Literatura para a infância e Matemática: abordagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Literatura para a infância e Matemática: abordagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Literatura para a infância e Matemática: abordagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Literatura para a infância e Matemática: abordagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
author Reis, Mariana Cardoso Guerra dos
author_facet Reis, Mariana Cardoso Guerra dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Isabel
Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Mariana Cardoso Guerra dos
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura para a infância
Matemática
Português
1.º Ciclo do Ensino Básico
Childhood Literature
Mathematics
Portuguese
Literacy
1st Cycle of Basic Education
topic Literatura para a infância
Matemática
Português
1.º Ciclo do Ensino Básico
Childhood Literature
Mathematics
Portuguese
Literacy
1st Cycle of Basic Education
description Este trabalho foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Seminário de Investigação sobre as Práticas, no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes e pretende evidenciar tanto o percurso feito no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), como o projeto desenvolvido englobando as áreas de Matemática e Português, particularmente ao nível da Literatura para a infância. O relatório foi estruturado em duas partes, a primeira apresenta as reflexões críticas sobre as práticas em contexto, relativas à PES I e II, que decorreram no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e III e IV, relativas ao 2.º CEB, nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal. A segunda parte visa estudar as potencialidades de obras literárias de Literatura para a infância, identificando quais as ideias matemáticas que podem ser analisadas numa seleção de livros de Literatura para a infância. Descrevemos o processo de seleção de obras no âmbito da Literatura para a infância a partir das quais construímos uma categorização em função do destinatário privilegiado, alunos do 1.º CEB, e em função de conteúdos de aprendizagem descritos nos referenciais da ação docente. A partir de obras selecionadas, propomos dar a conhecer ideias matemáticas, potenciando a visão e articulação de conteúdos de Português e de Matemática no 1.º CEB.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-21
2020-07-21T00:00:00Z
2021-07-21T00:30:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6380
TID:202521567
url http://hdl.handle.net/10400.19/6380
identifier_str_mv TID:202521567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130913673576448