Observação de aulas enquanto estratégia de supervisão pedagógica e avaliação de docentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/11924 |
Resumo: | Este trabalho consiste numa reflexão teoricamente fundamentada sobre momentos da minha vida profissional, enquanto docente do terceiro ciclo e ensino secundário. O tema selecionado para este relatório, a observação de aulas, foi o que mais me marcou ao longo do meu percurso profissional e está diretamente relacionado com o objetivo da frequência do Mestrado em Ciências da Educação. A observação de Aulas é por mim considerada como a base de todo o mecanismo da Supervisão Pedagógica. Assim sendo irei dar maior relevância ao modelo de “Supervisão Clínica”. Este modelo é operacionalizado através de ciclos de observação compostos por três fases principais: Pré-observação, Observação e Pós-observação. Tem como principal objetivo melhorar as práticas de ensino dos professores em sala de aula onde deverá existir um espírito de colaboração entre supervisor/professor, implicando a planificação, a observação, a análise, a reflexão e a avaliação do trabalho desempenhado. Ao longo deste relatório é feita uma reflexão teoricamente fundamentada sobre o modo como decorreu, durante a minha vida profissional, a observação de aulas sobre os contributos que recolhi para a melhoria da qualidade das práticas educativas, do relacionamento entre pares, das aprendizagens dos alunos e da importância de valores como a cooperação, a entreajuda, o empenho e a responsabilidade. É na sala de aula que se desenrola grande parte da ação educativa, pelo que se torna importante observar e compreender os processos que aí se operam para fazer aprender os alunos. Deve-se, contudo, minorar a carga negativa e o stress associados à observação de aulas. A observação de aulas só tem sentido se permitir o desenvolvimento profissional tanto do professor observado como do observador, através de uma reflexão sistemática sobre as práticas pedagógicas em sala de aula, com vista à melhoria dos processos e produtos educativos. Esta prática de supervisão deverá, de facto, promover mudanças nas práticas pedagógicas, através de um processo dinâmico em que os professores analisam e refletem sobre as evidências observadas, num clima positivo de confronto e diálogo construtivo entre colegas. A avaliação de desempenho dos professores não deverá ser uma mera rotina burocrática e administrativa, mas um poderoso recurso para a melhoria da qualidade das práticas pedagógicas, gerando ambientes favoráveis à inovação, ao desenvolvimento pessoal e profissional e por consequência, à melhoria das aprendizagens dos alunos. É com esta convicção que me proponho realizar o presente relatório reflexivo, destacando a observação de aulas como uma das práticas de supervisão pedagógica que poderá melhorar a qualidade de ensino e o clima de uma Escola. |
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Observação de aulas enquanto estratégia de supervisão pedagógica e avaliação de docentesSupervisão pedagógicaAvaliação de desempenho docenteObservação de aulasDesenvolvimento profissional e organizacionalSupervisionEvaluation of teacher performanceObservation of lessonsProfessional and organizational developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho consiste numa reflexão teoricamente fundamentada sobre momentos da minha vida profissional, enquanto docente do terceiro ciclo e ensino secundário. O tema selecionado para este relatório, a observação de aulas, foi o que mais me marcou ao longo do meu percurso profissional e está diretamente relacionado com o objetivo da frequência do Mestrado em Ciências da Educação. A observação de Aulas é por mim considerada como a base de todo o mecanismo da Supervisão Pedagógica. Assim sendo irei dar maior relevância ao modelo de “Supervisão Clínica”. Este modelo é operacionalizado através de ciclos de observação compostos por três fases principais: Pré-observação, Observação e Pós-observação. Tem como principal objetivo melhorar as práticas de ensino dos professores em sala de aula onde deverá existir um espírito de colaboração entre supervisor/professor, implicando a planificação, a observação, a análise, a reflexão e a avaliação do trabalho desempenhado. Ao longo deste relatório é feita uma reflexão teoricamente fundamentada sobre o modo como decorreu, durante a minha vida profissional, a observação de aulas sobre os contributos que recolhi para a melhoria da qualidade das práticas educativas, do relacionamento entre pares, das aprendizagens dos alunos e da importância de valores como a cooperação, a entreajuda, o empenho e a responsabilidade. É na sala de aula que se desenrola grande parte da ação educativa, pelo que se torna importante observar e compreender os processos que aí se operam para fazer aprender os alunos. Deve-se, contudo, minorar a carga negativa e o stress associados à observação de aulas. A observação de aulas só tem sentido se permitir o desenvolvimento profissional tanto do professor observado como do observador, através de uma reflexão sistemática sobre as práticas pedagógicas em sala de aula, com vista à melhoria dos processos e produtos educativos. Esta prática de supervisão deverá, de facto, promover mudanças nas práticas pedagógicas, através de um processo dinâmico em que os professores analisam e refletem sobre as evidências observadas, num clima positivo de confronto e diálogo construtivo entre colegas. A avaliação de desempenho dos professores não deverá ser uma mera rotina burocrática e administrativa, mas um poderoso recurso para a melhoria da qualidade das práticas pedagógicas, gerando ambientes favoráveis à inovação, ao desenvolvimento pessoal e profissional e por consequência, à melhoria das aprendizagens dos alunos. É com esta convicção que me proponho realizar o presente relatório reflexivo, destacando a observação de aulas como uma das práticas de supervisão pedagógica que poderá melhorar a qualidade de ensino e o clima de uma Escola.This paper is a theoretical reflection on moments of my professional life, while teaching the third cycle and secondary education. The theme selected for this report, classroom observation, is directly related to the purpose of the frequency of the Masters in Educational Sciences. For me, observation of lessons is the basis of the whole mechanism of Supervision. In this context, I will give more relevance to the model of "Clinical Supervision". This model is operationalized through observation cycles and consist of three main phases: pre-observation, observation and post-observation. Its main objective is to improve teaching practice in the classroom, where there should be a spirit of collaboration between supervisor/observed teacher, involving planning, observation, analysis, reflection and evaluation of the work performed. Thus I will reflect on the experience of observation in classes during my professional life and the contributions that gathered to improve the quality of educational practices, the relationship between pairs of student learning, supported by values such as cooperation, mutual aid, commitment, sharing and responsibility. It is in the classroom that runs much of the educational activity, and it is therefore important to observe and understand the processes that are developed there in order to make the students learn. I however, the negative charge and stress associated with class observation should be reduced. The classroom observation enables both professional development of the teacher observed as the observer, through a systematic reflection on teaching practices in the classroom, in order to improve educational processes and products. This practice of supervision should, indeed, promote changes in teaching practices, through a dynamic process in which teachers analyze and reflect on the evidence observed. The evaluation of teachers' performance should not be a mere bureaucratic and administrative routine but be a powerful resource for improving the quality of teaching practices, creating supportive environments for innovation, personal and professional development and as a result the improvement of student learning. It is with this conviction that I propose to accomplish this reflective report, highlighting the classroom observation as a pedagogical supervisory practices that can improve the quality of education and the environment of a school.Alves, José Joaquim MatiasVieira, IlídiaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarrasqueira, Anabela Maria de Matos Cotrim2013-07-09T14:37:22Z2012-11-2720122012-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/11924porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:06:32Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/11924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:06:32Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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