A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Nubélia Fortunado Coelho de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1110
Resumo: Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação.
id RCAP_d083289c9ab7c4a8a78e693bd792256c
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1110
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor.Observação de aulasTrabalho colaborativoSupervisão pedagógicaProfessor reflexivoDesenvolvimento pessoal e profissional do professorClass observationCollaborative workPedagogical supervisionReflective teacherPersonal and professional development of the teacherDissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação.Nos últimos anos assistimos à introdução de inúmeras mudanças no sistema de avaliação dos professores onde a observação de aulas passou a ter um papel de relevo. Esta investigação teve como objetivos: Interpretar as dinâmicas inerentes à observação de aulas na ação e na reflexão dos professores inseridos no processo de Observação de Aulas; Compreender de que modo é que o processo inerente à observação de aulas se traduz num Desenvolvimento Pessoal e Profissional do Professor; Perceber de que modo é que a Observação de Aulas leva a um verdadeiro Trabalho Colaborativo entre os professores inseridos no processo de Observação de Aulas. Para operacionalizar esta investigação definimos as seguintes questões de investigação: De que modo é que a Observação de Aulas se traduz no Desenvolvimento de melhores práticas na sala de aula? De que modo é que a Observação de Aulas leva ao Desenvolvimento Pessoal e Profissional? Que Possibilidades e Constrangimentos decorrem da implementação da Observação de Aulas? No sentido de dar resposta às questões de investigação foi utilizada uma metodologia essencialmente de natureza qualitativa, mais precisamente um Estudo de Caso, dado que nos pareceu a mais adequada para o tratamento dos dados. A recolha dos dados processou-se, não só através do recurso a questionários e a entrevistas mas também através do registo do ciclo de observação de aulas tendo sido posteriormente feita a análise de conteúdo. Os resultados obtidos, nesta investigação, sugerem que para os professores com aulas observadas a observação de aulas potencia um maior investimento na inovação e no desejo de impressionar o relator, o que induz a um melhor Desenvolvimento Pessoal e Profissional. Verificámos, ainda, que a implementação do ciclo de observação de aulas, na opinião das docentes participantes nesta investigação, é suscetível de promover a melhoria das práticas e a autosupervisão, dada a possibilidade de questionamento e reflexão sobre os pontos fortes e os pontos passíveis de melhorias. Relativamente ao Trabalho Colaborativo, ele existe e é praticado, mas não como consequência da observação de aulas. Foi, no entanto, referenciado um leque alargado de constrangimentos à prática da observação de aulas onde salientamos o mau ambiente que se cria na escola ao redor das aulas observadas, um colega de tantos anos passar a ser relator com responsabilidade numa nota que irá acompanhar os docentes na sua carreira profissional, a intrusão de um estranho na sala de aula e a falta de tempo.Class Observation as a means of upgrading the Personal and Professional Development of the Teacher In the last few years, we have been witnessing the introduction of endless changes in teaching evaluation, and class observation took on a new role. The aims of this investigation were: to interpret the dynamics related to class observation on the acting and reflection of the teachers involved in the process of class observation; to understand how this process may contribute to the Personal and Professional progress of the teacher; to understand how class observation may lead to a real collaborative work among the teachers involved. To operationalize this investigation we selected the following questions: How does the observation of classes translate into a better class management? In what way can class observation influence the Personal and Professional Growth of a teacher? What are the possibilities, as well as the drawbacks, that may come out of class observation? In order to address the research questions the methodology used was essentially qualitative, more precisely a Case Study, since it seemed the most appropriate for the data processing. The data collection was processed not only through the use of questionnaires and interviews but also through the register of a classroom observation cycle, followed by the subsequent analysis of the content. The results obtained in this investigation suggest that for the teachers who were observed, this observation contributes to a greater investment in innovation and desire to impress the supervisor, which leads to a better Personal and Professional Development. We also found that the implementation of the cycle of classes to be observed was, in the opinion of the teachers participating in this research, liable to promote improved practices and self-supervision, given the possibility of questioning and reflecting on the strengths and on the points to improve. In respect to collaborative work, it does exist and it is practiced, but not as a consequence of class observation. However, a wide range of constraints was detected as far as the observation of classes is concerned, the most relevant being the way the school faces the observation of classes, the fact that a colleague of so many years becomes responsible for a grade that will accompany the teachers for the whole of their professional careers, the intrusion of a stranger in the classroom and the lack of time.Orientação: Professora Doutora Lurdes Lima.Universidade Portucalense2015-04-27T15:28:32Z2015-04-272014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1110http://hdl.handle.net/11328/1110TID:201169223porFaria, N. F. C. (2014). A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. (Dissertação de Mestrado), Univeridade Portucalense, Portugal.Cota: TME 532Faria, Nubélia Fortunado Coelho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:12:00Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1110Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:11.546019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor.
title A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor.
spellingShingle A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor.
Faria, Nubélia Fortunado Coelho de
Observação de aulas
Trabalho colaborativo
Supervisão pedagógica
Professor reflexivo
Desenvolvimento pessoal e profissional do professor
Class observation
Collaborative work
Pedagogical supervision
Reflective teacher
Personal and professional development of the teacher
title_short A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor.
title_full A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor.
title_fullStr A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor.
title_full_unstemmed A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor.
title_sort A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor.
author Faria, Nubélia Fortunado Coelho de
author_facet Faria, Nubélia Fortunado Coelho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Nubélia Fortunado Coelho de
dc.subject.por.fl_str_mv Observação de aulas
Trabalho colaborativo
Supervisão pedagógica
Professor reflexivo
Desenvolvimento pessoal e profissional do professor
Class observation
Collaborative work
Pedagogical supervision
Reflective teacher
Personal and professional development of the teacher
topic Observação de aulas
Trabalho colaborativo
Supervisão pedagógica
Professor reflexivo
Desenvolvimento pessoal e profissional do professor
Class observation
Collaborative work
Pedagogical supervision
Reflective teacher
Personal and professional development of the teacher
description Dissertação de Mestrado em Supervisão e Coordenação da Educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-04-27T15:28:32Z
2015-04-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1110
http://hdl.handle.net/11328/1110
TID:201169223
url http://hdl.handle.net/11328/1110
identifier_str_mv TID:201169223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Faria, N. F. C. (2014). A observação de aulas enquanto dispositivo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional do professor. (Dissertação de Mestrado), Univeridade Portucalense, Portugal.
Cota: TME 532
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551870899519488