A memorização na aquisição de competências no estudo do clarinete

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Helder José Almeida
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/7638
Resumo: O presente trabalho pretende aferir a importância e pertinência da memorização no estudo do clarinete. A memorização será uma estratégia a ter em consideração no processo de aprendizagem de um aluno que se inicie a estudar o clarinete? É esta a questão central da elaboração do presente estudo de caso. O estudo foi elaborado com alunos do 5º e 6º ano de escolaridade, respectivamente o 1º e 2º grau de instrumento, com e sem conhecimentos adquiridos na iniciação musical. Os resultados foram determinados pela avaliação e inquérito a todos os intervenientes do estudo e uma entrevista a professores de clarinete, no mesmo tipo de ensino, relativamente à importância e implementação atribuída por cada entrevistado à memorização.
id RCAP_e6879cacf37495f2d342743c5cbe9dfd
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/7638
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A memorização na aquisição de competências no estudo do clarineteEducação musicalIniciação musicalMemorizaçãoClarineteO presente trabalho pretende aferir a importância e pertinência da memorização no estudo do clarinete. A memorização será uma estratégia a ter em consideração no processo de aprendizagem de um aluno que se inicie a estudar o clarinete? É esta a questão central da elaboração do presente estudo de caso. O estudo foi elaborado com alunos do 5º e 6º ano de escolaridade, respectivamente o 1º e 2º grau de instrumento, com e sem conhecimentos adquiridos na iniciação musical. Os resultados foram determinados pela avaliação e inquérito a todos os intervenientes do estudo e uma entrevista a professores de clarinete, no mesmo tipo de ensino, relativamente à importância e implementação atribuída por cada entrevistado à memorização.This paper aims to assess the importance and relevance of memory in the study of the clarinet. Is memorization a strategy to take into account the learning process of a student who starts studying the clarinet? This is the central question of preparing this case study. The study was conducted with students from 5th and 6th grade, respectively the 1st and 2nd degree of instrument, with and without musical knowledge acquired in the initiation. The results were determined by the assessment and survey of all participants in study and an interview with clarinet teachers, in the same type of education, on the importance and implementation assigned by each interviewed to memorization.Universidade de Aveiro2012-04-02T10:59:26Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/7638porTavares, Helder José Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:13:21Zoai:ria.ua.pt:10773/7638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:18.221149Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A memorização na aquisição de competências no estudo do clarinete
title A memorização na aquisição de competências no estudo do clarinete
spellingShingle A memorização na aquisição de competências no estudo do clarinete
Tavares, Helder José Almeida
Educação musical
Iniciação musical
Memorização
Clarinete
title_short A memorização na aquisição de competências no estudo do clarinete
title_full A memorização na aquisição de competências no estudo do clarinete
title_fullStr A memorização na aquisição de competências no estudo do clarinete
title_full_unstemmed A memorização na aquisição de competências no estudo do clarinete
title_sort A memorização na aquisição de competências no estudo do clarinete
author Tavares, Helder José Almeida
author_facet Tavares, Helder José Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Helder José Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Iniciação musical
Memorização
Clarinete
topic Educação musical
Iniciação musical
Memorização
Clarinete
description O presente trabalho pretende aferir a importância e pertinência da memorização no estudo do clarinete. A memorização será uma estratégia a ter em consideração no processo de aprendizagem de um aluno que se inicie a estudar o clarinete? É esta a questão central da elaboração do presente estudo de caso. O estudo foi elaborado com alunos do 5º e 6º ano de escolaridade, respectivamente o 1º e 2º grau de instrumento, com e sem conhecimentos adquiridos na iniciação musical. Os resultados foram determinados pela avaliação e inquérito a todos os intervenientes do estudo e uma entrevista a professores de clarinete, no mesmo tipo de ensino, relativamente à importância e implementação atribuída por cada entrevistado à memorização.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-04-02T10:59:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/7638
url http://hdl.handle.net/10773/7638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137505049575424