Impacto da implementação da Base Nacional Comum Curricular nas práticas pedagógicas dos professores no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/84236 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação) |
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Impacto da implementação da Base Nacional Comum Curricular nas práticas pedagógicas dos professores no BrasilImpact of implementation of the National Common Curricular Base in teachers 'pedagogical practices in BrazilBase nacional comum curricularCurrículoPráticas pedagógicasCommon national curricular baseCurriculumPedagogical practicesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação)O trabalho que a seguir se apresenta enquadra-se no Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Avaliação, e desenvolveu-se em torno do currículo nacional no Brasil, corporizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Partindo do pressuposto de que se trata de uma referência nacional para a (re) formulação dos curricula, anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) como uma medida de política curricular com a finalidade de melhorar a qualidade da educação brasileira, o estudo que desenvolvemos teve como principais objetivos analisar os efeitos que a implementação da BNCC gerou ao nível das práticas pedagógicas nas instituições escolares e averiguar como é que os professores reagiram às mudanças implementadas nesse processo. A pesquisa que desenvolvemos, de caráter qualitativo, abarca o ano de 2019, período em que os estados adequaram os seus currículos à BNCC, as escolas ajustaram os seus projetos pedagógicos e os professores se viram confrontados com a necessidade de responder às mudanças propostas. Os resultados obtidos permitiram constatar que se, por um lado, não podemos ignorar o papel fundamental que os professores desempenham para que as novas diretrizes da educação se concretizem no interior das escolas e das salas de aula, com os efeitos positivos que daí podem resultar ao nível das aprendizagens dos alunos, por outro, tornou-se visível à falta de condições para que o processo fosse implementado de acordo com o que tinha sido idealizado, sendo de destacar a carência de recursos didáticos e certa falta de empenho do MEC no desenvolvimento de uma estratégia de formação continuada que preparasse pedagogicamente os professores para uma implementação eficaz da BNCC.The following work is part of the Master of Science in Education, specialization in Curriculum Development and Assessment, and was developed based on the National Curriculum in Brazil, embodied by the National Common Curricular Base (BNCC). Based on the assumption that this is a national reference for the (re) formulation of curricula, announced by the Ministry of Education (MEC) as a measure of curricular policy, aiming to improve the quality of Brazilian education, the study we developed had as main objectives to analyze the effects that the implementation of the BNCC had on the level of the pedagogical practices in teaching institutions and to find out how teachers reacted to the changes implemented in this process. The research that we developed has a qualitative character, covering the year of 2019, the period in which the states adapted their curricula to the BNCC, schools adjusted their pedagogical projects and teachers were faced with the need to respond to the proposed changes. The results obtained showed that, on the one hand, we cannot ignore the fundamental role that teachers play in making the new education guidelines effective within schools and classrooms, with the positive effects that may result to students' learning process, on the other hand, it became evident the lack of conditions for the process to be implemented according to what had been intened, highlighting the lack of didactic resources and a certain lack of commitment by MEC in the development of a continued education strategy that would pedagogically prepare teachers for an effective implementation of the BNCC.Morgado, José CarlosUniversidade do MinhoMoreno, Márcia20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84236por203283767info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-16T01:19:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:56.584268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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