Educação visual num mundo codificado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12952 |
Resumo: | Este trabalho é o resultado das observações e reflexões realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada com alunos do 8º ano na disciplina de Educação Visual. A investigação foi orientada no sentido de recolher dados em relação à capacidade dos alunos em descodificarem imagens. Para tal foram construídas duas unidades de trabalho: Projeto Pictogramas e esPicassar a Guernica. Duas unidades de trabalho que procuraram expor os alunos a dois processos de comunicação que se caracterizam pelo recurso à imagem: a comunicação para massas através de códigos visuais universais e a obra de arte enquanto dispositivo de comunicação individual e de motivações pessoais. Este trabalho procurou também questionar a tentativa do homem em procurar universalizar a comunicação através de representações de imagens simplificadas, e discutir qual o contributo da disciplina de Educação Visual para a formação do aluno num mundo cada vez mais caracterizado pela interatividade e virtualidade. |
id |
RCAP_b46ff40608ed70bc443cf6193b614edb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/12952 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação visual num mundo codificadoEducação visualEducação artística - Ensino básico 3º cicloComunicação visualCultura visualCodificação de imagemEste trabalho é o resultado das observações e reflexões realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada com alunos do 8º ano na disciplina de Educação Visual. A investigação foi orientada no sentido de recolher dados em relação à capacidade dos alunos em descodificarem imagens. Para tal foram construídas duas unidades de trabalho: Projeto Pictogramas e esPicassar a Guernica. Duas unidades de trabalho que procuraram expor os alunos a dois processos de comunicação que se caracterizam pelo recurso à imagem: a comunicação para massas através de códigos visuais universais e a obra de arte enquanto dispositivo de comunicação individual e de motivações pessoais. Este trabalho procurou também questionar a tentativa do homem em procurar universalizar a comunicação através de representações de imagens simplificadas, e discutir qual o contributo da disciplina de Educação Visual para a formação do aluno num mundo cada vez mais caracterizado pela interatividade e virtualidade.This work is the result of observations and reflections carried out within the framework of the Supervised Teaching Practice with 8th grade students in Visual Education. The research was orientated to collect information about the ability of students to decode images. For this purpose two work projects were created: Projeto Pictogramas and esPicassar a Guernica. Two exercises that sought to expose students to two communication processes characterized by the use of image: mass communication through universal visual codes, and the work of art as communication device of individual and personal motivations. This study also sought to question man's attempt to seek universal representations of the world, and discuss what is the contribution of Visual Education for the education of students in a world increasingly characterized by interactivity and virtuality.Universidade de Aveiro2014-12-09T12:51:42Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12952TID:201593602porAntunes, Sérgio Bruno Canhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:23:43Zoai:ria.ua.pt:10773/12952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:00.422745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação visual num mundo codificado |
title |
Educação visual num mundo codificado |
spellingShingle |
Educação visual num mundo codificado Antunes, Sérgio Bruno Canha Educação visual Educação artística - Ensino básico 3º ciclo Comunicação visual Cultura visual Codificação de imagem |
title_short |
Educação visual num mundo codificado |
title_full |
Educação visual num mundo codificado |
title_fullStr |
Educação visual num mundo codificado |
title_full_unstemmed |
Educação visual num mundo codificado |
title_sort |
Educação visual num mundo codificado |
author |
Antunes, Sérgio Bruno Canha |
author_facet |
Antunes, Sérgio Bruno Canha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Sérgio Bruno Canha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação visual Educação artística - Ensino básico 3º ciclo Comunicação visual Cultura visual Codificação de imagem |
topic |
Educação visual Educação artística - Ensino básico 3º ciclo Comunicação visual Cultura visual Codificação de imagem |
description |
Este trabalho é o resultado das observações e reflexões realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada com alunos do 8º ano na disciplina de Educação Visual. A investigação foi orientada no sentido de recolher dados em relação à capacidade dos alunos em descodificarem imagens. Para tal foram construídas duas unidades de trabalho: Projeto Pictogramas e esPicassar a Guernica. Duas unidades de trabalho que procuraram expor os alunos a dois processos de comunicação que se caracterizam pelo recurso à imagem: a comunicação para massas através de códigos visuais universais e a obra de arte enquanto dispositivo de comunicação individual e de motivações pessoais. Este trabalho procurou também questionar a tentativa do homem em procurar universalizar a comunicação através de representações de imagens simplificadas, e discutir qual o contributo da disciplina de Educação Visual para a formação do aluno num mundo cada vez mais caracterizado pela interatividade e virtualidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-12-09T12:51:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/12952 TID:201593602 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/12952 |
identifier_str_mv |
TID:201593602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137541105909760 |