O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12485 |
Resumo: | Com este estudo, seguindo a metodologia de estudo de caso, pretende analisar-se a possibilidade do desenvolvimento profissional docente ocorrer em comunidade virtual de prática, mais concretamente na comunidade de prática EVTec. Esta comunidade surgiu em 2007, por iniciativa do seu coordenador e era constituída, em meados de 2012, por 538 membros. Os seus membros eram essencialmente professores portugueses da disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Procuramos investigar se a comunidade virtual de prática tem sido útil para servir a prática profissional dos participantes. Investigamos como são utilizados os fóruns, que importância, os seus membros, atribuem a esta comunidade, como é que a caracterizam e que sugestões apresentam para a melhorar. Verificamos que esta comunidade apresenta bastante dinâmica, discutem-se problemas profissionais, partilha-se a prática e, em consequência tem-se apresentado como um suporte importante para, informalmente, os professores se desenvolverem profissionalmente. |
id |
RCAP_b48abde4999e9163f8a330cf8206325d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12485 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de práticaDesenvolvimento profissional docenteComunidade virtual de práticaCom este estudo, seguindo a metodologia de estudo de caso, pretende analisar-se a possibilidade do desenvolvimento profissional docente ocorrer em comunidade virtual de prática, mais concretamente na comunidade de prática EVTec. Esta comunidade surgiu em 2007, por iniciativa do seu coordenador e era constituída, em meados de 2012, por 538 membros. Os seus membros eram essencialmente professores portugueses da disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Procuramos investigar se a comunidade virtual de prática tem sido útil para servir a prática profissional dos participantes. Investigamos como são utilizados os fóruns, que importância, os seus membros, atribuem a esta comunidade, como é que a caracterizam e que sugestões apresentam para a melhorar. Verificamos que esta comunidade apresenta bastante dinâmica, discutem-se problemas profissionais, partilha-se a prática e, em consequência tem-se apresentado como um suporte importante para, informalmente, os professores se desenvolverem profissionalmente.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBChoupina, ElisabeteMeirinhos, Manuel2015-12-10T12:26:00Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12485porChoupina, Elisabete de Jesus Martinho Fernandes; Meirinhos, Manuel (2014). O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645 - 4774. 6:1, p. 50-651645 - 477410.34620/eduser.v6i1.59info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:29:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:47.090032Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática |
title |
O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática |
spellingShingle |
O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática Choupina, Elisabete Desenvolvimento profissional docente Comunidade virtual de prática |
title_short |
O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática |
title_full |
O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática |
title_fullStr |
O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática |
title_sort |
O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática |
author |
Choupina, Elisabete |
author_facet |
Choupina, Elisabete Meirinhos, Manuel |
author_role |
author |
author2 |
Meirinhos, Manuel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Choupina, Elisabete Meirinhos, Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional docente Comunidade virtual de prática |
topic |
Desenvolvimento profissional docente Comunidade virtual de prática |
description |
Com este estudo, seguindo a metodologia de estudo de caso, pretende analisar-se a possibilidade do desenvolvimento profissional docente ocorrer em comunidade virtual de prática, mais concretamente na comunidade de prática EVTec. Esta comunidade surgiu em 2007, por iniciativa do seu coordenador e era constituída, em meados de 2012, por 538 membros. Os seus membros eram essencialmente professores portugueses da disciplina de Educação Visual e Tecnológica. Procuramos investigar se a comunidade virtual de prática tem sido útil para servir a prática profissional dos participantes. Investigamos como são utilizados os fóruns, que importância, os seus membros, atribuem a esta comunidade, como é que a caracterizam e que sugestões apresentam para a melhorar. Verificamos que esta comunidade apresenta bastante dinâmica, discutem-se problemas profissionais, partilha-se a prática e, em consequência tem-se apresentado como um suporte importante para, informalmente, os professores se desenvolverem profissionalmente. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z 2015-12-10T12:26:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/12485 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/12485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Choupina, Elisabete de Jesus Martinho Fernandes; Meirinhos, Manuel (2014). O desenvolvimento profissional docente em comunidade virtual de prática. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645 - 4774. 6:1, p. 50-65 1645 - 4774 10.34620/eduser.v6i1.59 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135268809211904 |