INCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais: estudo de caso com alunos do ensino profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11255 |
Resumo: | É incontornável, na atual sociedade, a presença que assumem as Tecnologias de Informação e Comunicação no quotidiano. Neste campo de ação, também a escola deverá, aliás como defendido na Iniciativa Portugal INCoDe.2030, considerar e privilegiar a promoção das competências digitais, com vista a satisfazer as necessidades pessoais e do mercado de trabalho, entre outros aspetos. Importa destacar que tem sido este o rumo dado à formação dos jovens que ingressam na escola profissional onde se desenvolveu o nosso estudo. No entanto, este assume um cariz inovador, porquanto, para além da componente curricular habitualmente trabalhada, se incorporaram outras novas reflexões e práticas. Assim, a dissertação que se apresenta tem como questão de partida a seguinte problemática: INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais: que possibilidades de integração no ensino profissional? Metodologicamente, a nossa dissertação suportou-se na combinação do estudo de caso com a metodologia de projeto, sendo o estudo de caso integrado numa investigação mista. No que respeita à metodologia de projeto, constituiu o alicerce da Formação “INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais” e integrou quatro fases, a saber: Diagnóstico de Partida; Desenho do Projeto; Animação e Execução do Projeto; Avaliação do Projeto. A formação teve lugar numa escola profissional do concelho da Mealhada, com os alunos da turma (o “caso”) do 10.º ano do curso de Multimédia. Como instrumentos de recolha de dados, recorreu-se quer a inquéritos por questionário, quer à observação dos ambientes virtuais onde a formação criada foi ministrada. Para o tratamento e análise de dados, recorreu-se à estatística descritiva e à análise de conteúdo. As evidências recolhidas, quer através destes instrumentos, quer através da meta atingida no que respeita ao sucesso alcançado pelos alunos envolvidos nas atividades propostas, permitem identificar a aquisição de novos conhecimentos e práticas. Neste contexto, ao trabalho habitual de exploração de software considerado no curso, agregaram-se práticas de publicação de trabalhos dos alunos na Biblioteca Digital criada para o efeito, devidamente licenciados, com uma licença aberta Creative Commons, a par do respetivo enquadramento na Iniciativa Portugal INCoDe.2030, permitindo, assim, que a questão das competências digitais fosse objeto de reflexão e desenvolvimento. Constatamos, pois, que a formação teve impacte real nos alunos participantes no estudo, os quais consideraram positiva a intervenção quando questionados sobre a sua relevância. Deste modo, inferimos que a implementação de uma Biblioteca Digital, tendo como suporte os temas por nós abordados, pode ser uma mais-valia, tanto na nossa escola profissional como noutras. |
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INCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais: estudo de caso com alunos do ensino profissionalTecnologia da informação e comunicaçãoINCoDe.2030Ensino profissionalBibliotecas digitaisRecursos educacionais abertosProfessional educationDigital libraryOpen Educational Resources (OER)ODS::04:Educação de QualidadeÉ incontornável, na atual sociedade, a presença que assumem as Tecnologias de Informação e Comunicação no quotidiano. Neste campo de ação, também a escola deverá, aliás como defendido na Iniciativa Portugal INCoDe.2030, considerar e privilegiar a promoção das competências digitais, com vista a satisfazer as necessidades pessoais e do mercado de trabalho, entre outros aspetos. Importa destacar que tem sido este o rumo dado à formação dos jovens que ingressam na escola profissional onde se desenvolveu o nosso estudo. No entanto, este assume um cariz inovador, porquanto, para além da componente curricular habitualmente trabalhada, se incorporaram outras novas reflexões e práticas. Assim, a dissertação que se apresenta tem como questão de partida a seguinte problemática: INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais: que possibilidades de integração no ensino profissional? Metodologicamente, a nossa dissertação suportou-se na combinação do estudo de caso com a metodologia de projeto, sendo o estudo de caso integrado numa investigação mista. No que respeita à metodologia de projeto, constituiu o alicerce da Formação “INCoDe.2030, TIC e Bibliotecas Digitais” e integrou quatro fases, a saber: Diagnóstico de Partida; Desenho do Projeto; Animação e Execução do Projeto; Avaliação do Projeto. A formação teve lugar numa escola profissional do concelho da Mealhada, com os alunos da turma (o “caso”) do 10.º ano do curso de Multimédia. Como instrumentos de recolha de dados, recorreu-se quer a inquéritos por questionário, quer à observação dos ambientes virtuais onde a formação criada foi ministrada. Para o tratamento e análise de dados, recorreu-se à estatística descritiva e à análise de conteúdo. As evidências recolhidas, quer através destes instrumentos, quer através da meta atingida no que respeita ao sucesso alcançado pelos alunos envolvidos nas atividades propostas, permitem identificar a aquisição de novos conhecimentos e práticas. Neste contexto, ao trabalho habitual de exploração de software considerado no curso, agregaram-se práticas de publicação de trabalhos dos alunos na Biblioteca Digital criada para o efeito, devidamente licenciados, com uma licença aberta Creative Commons, a par do respetivo enquadramento na Iniciativa Portugal INCoDe.2030, permitindo, assim, que a questão das competências digitais fosse objeto de reflexão e desenvolvimento. Constatamos, pois, que a formação teve impacte real nos alunos participantes no estudo, os quais consideraram positiva a intervenção quando questionados sobre a sua relevância. Deste modo, inferimos que a implementação de uma Biblioteca Digital, tendo como suporte os temas por nós abordados, pode ser uma mais-valia, tanto na nossa escola profissional como noutras.In today's society, the presence that Information and Communication Technologies assume in everyday life is undeniable. In this context, the school should also consider and privilege the promotion of digital skills, to satisfy personal and labor market needs, among other aspects, and as advocated in the Portugal INCoDe.2030 Initiative. It is important to highlight that this has been the path given to the training of young people who enter the vocational school where our study was carried out. However, it took on an innovative nature, as, in addition to the curricular component usually worked on, other new reflections and practices were been incorporated. Thus, the dissertation that is presented has as its starting point the following question: INCoDe.2030, ICT and Digital Libraries: what possibilities for integration in professional education? Methodologically, we combined the case study with the project methodology, following a mixed approach. With regard to the project methodology, it constituted the foundation of the “INCoDe.2030, ICT and Digital Libraries” Training we developed and it included four phases, namely: Diagnosis; Project Design; Project Execution; Project Evaluation. The training took place in a vocational school in the municipality of Mealhada (Portugal), with students from the 10th grade class (the “case”) of the Multimedia course. For data collection, we used surveys and observation of the virtual environments where the training was provided. With regard to data analysis, descriptive statistics and content analysis were used. The evidence gathered, either through these instruments, or through the goal achieved with regard to the success achieved in the activities proposed by the students, allows us to identify the acquisition of new knowledge and practices. Hence, to the usual work of software exploration considered in the course, practices of publication of students' works in the Digital Library created for this purpose, duly licensed, with an open Creative Commons license, together with the respective framework in the Portugal Initiative INCoDe.2030, were added, thus allowing the digital skills to be an object of reflection and development. We conclude, therefore, that the training had a real impact on the students participating in the study, who considered the intervention to be positive, when asked about its relevance. Accordingly, we consider that the creation of a Digital Library, supported by the themes we have covered, can be an asset, both to the community of our professional school as to others.A investigação realizada no âmbito desta Dissertação está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Cardoso, Teresa Margarida LoureiroPestana, FilomenaRepositório AbertoReis, Ana2021-10-15T11:52:56Z2021-10-062021-10-152021-10-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11255TID:202779467porReis, Ana - INCoDe.2030, TIC e bibliotecas digitais [Em linha]: estudo de caso com alunos do ensino profissional. [S.l.]: [s.n.], 2021. 118 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:40Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:43.125828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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