Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/190 |
Resumo: | Este trabalho investiga a avaliação enquanto elemento estratégico, isto é, como uma das questões mais relevantes do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma componente muito complexa que representa o êxito ou o fracasso de todo o processo educativo, a avaliação não recai apenas no aluno - na verdade, envolve o próprio sistema educativo e a totalidade dos actores que participam no acto educativo. Considerada ou ignorada, a avaliação está sempre presente, produzindo efeitos em todos os intervenientes - é essencial na motivação de cada aluno, no trabalho de cada professor e nas expectativas de toda a comunidade educativa. A avaliação representa, assim, um papel fundamental e decisivo para a coordenação e orientação dos processos de ensino e aprendizagem. No presente trabalho, dadas as características do corpus, procedemos a uma análise de conteúdo de tipo descritivo como uma ferramenta para a pesquisa qualotativa, na procura de significados quanto às possíveis diferenças entre a avaliação sumativa interna e a avaliação sumativa externa dos alunos do 12.º ano, na disciplina de Inglês, através da análise comparativa de duas escolas. Esta análise corresponde, do ponto de vista técnico, a uma observação de artefactos escritos. |
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