Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/190 |
Resumo: | Este trabalho investiga a avaliação enquanto elemento estratégico, isto é, como uma das questões mais relevantes do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma componente muito complexa que representa o êxito ou o fracasso de todo o processo educativo, a avaliação não recai apenas no aluno - na verdade, envolve o próprio sistema educativo e a totalidade dos actores que participam no acto educativo. Considerada ou ignorada, a avaliação está sempre presente, produzindo efeitos em todos os intervenientes - é essencial na motivação de cada aluno, no trabalho de cada professor e nas expectativas de toda a comunidade educativa. A avaliação representa, assim, um papel fundamental e decisivo para a coordenação e orientação dos processos de ensino e aprendizagem. No presente trabalho, dadas as características do corpus, procedemos a uma análise de conteúdo de tipo descritivo como uma ferramenta para a pesquisa qualotativa, na procura de significados quanto às possíveis diferenças entre a avaliação sumativa interna e a avaliação sumativa externa dos alunos do 12.º ano, na disciplina de Inglês, através da análise comparativa de duas escolas. Esta análise corresponde, do ponto de vista técnico, a uma observação de artefactos escritos. |
id |
RCAP_fe4cef97df61ae3a02dffef2baa43789 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.upt.pt:11328/190 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias.Avaliação da disciplina de inglêsAvaliação curricularEnsino-aprendizagemTMEEste trabalho investiga a avaliação enquanto elemento estratégico, isto é, como uma das questões mais relevantes do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma componente muito complexa que representa o êxito ou o fracasso de todo o processo educativo, a avaliação não recai apenas no aluno - na verdade, envolve o próprio sistema educativo e a totalidade dos actores que participam no acto educativo. Considerada ou ignorada, a avaliação está sempre presente, produzindo efeitos em todos os intervenientes - é essencial na motivação de cada aluno, no trabalho de cada professor e nas expectativas de toda a comunidade educativa. A avaliação representa, assim, um papel fundamental e decisivo para a coordenação e orientação dos processos de ensino e aprendizagem. No presente trabalho, dadas as características do corpus, procedemos a uma análise de conteúdo de tipo descritivo como uma ferramenta para a pesquisa qualotativa, na procura de significados quanto às possíveis diferenças entre a avaliação sumativa interna e a avaliação sumativa externa dos alunos do 12.º ano, na disciplina de Inglês, através da análise comparativa de duas escolas. Esta análise corresponde, do ponto de vista técnico, a uma observação de artefactos escritos.Orientação: Prof.ª Doutora Alcina Manuela de Oliveira Martins.2013-08-14T18:00:43Z2009-05-12T14:05:37Z2009-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGomes, A.M. (2006). Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/190http://hdl.handle.net/11328/190Gomes, A.M. (2006). Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/190http://hdl.handle.net/11328/190porCota: TME 284Gomes, Anabela Meirelesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:13:44Zoai:repositorio.upt.pt:11328/190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:45.202343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias. |
title |
Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias. |
spellingShingle |
Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias. Gomes, Anabela Meireles Avaliação da disciplina de inglês Avaliação curricular Ensino-aprendizagem TME |
title_short |
Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias. |
title_full |
Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias. |
title_fullStr |
Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias. |
title_full_unstemmed |
Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias. |
title_sort |
Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias. |
author |
Gomes, Anabela Meireles |
author_facet |
Gomes, Anabela Meireles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Anabela Meireles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da disciplina de inglês Avaliação curricular Ensino-aprendizagem TME |
topic |
Avaliação da disciplina de inglês Avaliação curricular Ensino-aprendizagem TME |
description |
Este trabalho investiga a avaliação enquanto elemento estratégico, isto é, como uma das questões mais relevantes do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma componente muito complexa que representa o êxito ou o fracasso de todo o processo educativo, a avaliação não recai apenas no aluno - na verdade, envolve o próprio sistema educativo e a totalidade dos actores que participam no acto educativo. Considerada ou ignorada, a avaliação está sempre presente, produzindo efeitos em todos os intervenientes - é essencial na motivação de cada aluno, no trabalho de cada professor e nas expectativas de toda a comunidade educativa. A avaliação representa, assim, um papel fundamental e decisivo para a coordenação e orientação dos processos de ensino e aprendizagem. No presente trabalho, dadas as características do corpus, procedemos a uma análise de conteúdo de tipo descritivo como uma ferramenta para a pesquisa qualotativa, na procura de significados quanto às possíveis diferenças entre a avaliação sumativa interna e a avaliação sumativa externa dos alunos do 12.º ano, na disciplina de Inglês, através da análise comparativa de duas escolas. Esta análise corresponde, do ponto de vista técnico, a uma observação de artefactos escritos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-12T14:05:37Z 2009-05-12 2013-08-14T18:00:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Gomes, A.M. (2006). Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/190 http://hdl.handle.net/11328/190 Gomes, A.M. (2006). Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/190 http://hdl.handle.net/11328/190 |
identifier_str_mv |
Gomes, A.M. (2006). Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/190 |
url |
http://hdl.handle.net/11328/190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cota: TME 284 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134981919866880 |