Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Anabela Meireles
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/190
Resumo: Este trabalho investiga a avaliação enquanto elemento estratégico, isto é, como uma das questões mais relevantes do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma componente muito complexa que representa o êxito ou o fracasso de todo o processo educativo, a avaliação não recai apenas no aluno - na verdade, envolve o próprio sistema educativo e a totalidade dos actores que participam no acto educativo. Considerada ou ignorada, a avaliação está sempre presente, produzindo efeitos em todos os intervenientes - é essencial na motivação de cada aluno, no trabalho de cada professor e nas expectativas de toda a comunidade educativa. A avaliação representa, assim, um papel fundamental e decisivo para a coordenação e orientação dos processos de ensino e aprendizagem. No presente trabalho, dadas as características do corpus, procedemos a uma análise de conteúdo de tipo descritivo como uma ferramenta para a pesquisa qualotativa, na procura de significados quanto às possíveis diferenças entre a avaliação sumativa interna e a avaliação sumativa externa dos alunos do 12.º ano, na disciplina de Inglês, através da análise comparativa de duas escolas. Esta análise corresponde, do ponto de vista técnico, a uma observação de artefactos escritos.
id RCAP_fe4cef97df61ae3a02dffef2baa43789
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/190
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias.Avaliação da disciplina de inglêsAvaliação curricularEnsino-aprendizagemTMEEste trabalho investiga a avaliação enquanto elemento estratégico, isto é, como uma das questões mais relevantes do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma componente muito complexa que representa o êxito ou o fracasso de todo o processo educativo, a avaliação não recai apenas no aluno - na verdade, envolve o próprio sistema educativo e a totalidade dos actores que participam no acto educativo. Considerada ou ignorada, a avaliação está sempre presente, produzindo efeitos em todos os intervenientes - é essencial na motivação de cada aluno, no trabalho de cada professor e nas expectativas de toda a comunidade educativa. A avaliação representa, assim, um papel fundamental e decisivo para a coordenação e orientação dos processos de ensino e aprendizagem. No presente trabalho, dadas as características do corpus, procedemos a uma análise de conteúdo de tipo descritivo como uma ferramenta para a pesquisa qualotativa, na procura de significados quanto às possíveis diferenças entre a avaliação sumativa interna e a avaliação sumativa externa dos alunos do 12.º ano, na disciplina de Inglês, através da análise comparativa de duas escolas. Esta análise corresponde, do ponto de vista técnico, a uma observação de artefactos escritos.Orientação: Prof.ª Doutora Alcina Manuela de Oliveira Martins.2013-08-14T18:00:43Z2009-05-12T14:05:37Z2009-05-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGomes, A.M. (2006). Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/190http://hdl.handle.net/11328/190Gomes, A.M. (2006). Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/190http://hdl.handle.net/11328/190porCota: TME 284Gomes, Anabela Meirelesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:13:44Zoai:repositorio.upt.pt:11328/190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:45.202343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias.
title Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias.
spellingShingle Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias.
Gomes, Anabela Meireles
Avaliação da disciplina de inglês
Avaliação curricular
Ensino-aprendizagem
TME
title_short Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias.
title_full Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias.
title_fullStr Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias.
title_full_unstemmed Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias.
title_sort Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias.
author Gomes, Anabela Meireles
author_facet Gomes, Anabela Meireles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Anabela Meireles
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação da disciplina de inglês
Avaliação curricular
Ensino-aprendizagem
TME
topic Avaliação da disciplina de inglês
Avaliação curricular
Ensino-aprendizagem
TME
description Este trabalho investiga a avaliação enquanto elemento estratégico, isto é, como uma das questões mais relevantes do processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma componente muito complexa que representa o êxito ou o fracasso de todo o processo educativo, a avaliação não recai apenas no aluno - na verdade, envolve o próprio sistema educativo e a totalidade dos actores que participam no acto educativo. Considerada ou ignorada, a avaliação está sempre presente, produzindo efeitos em todos os intervenientes - é essencial na motivação de cada aluno, no trabalho de cada professor e nas expectativas de toda a comunidade educativa. A avaliação representa, assim, um papel fundamental e decisivo para a coordenação e orientação dos processos de ensino e aprendizagem. No presente trabalho, dadas as características do corpus, procedemos a uma análise de conteúdo de tipo descritivo como uma ferramenta para a pesquisa qualotativa, na procura de significados quanto às possíveis diferenças entre a avaliação sumativa interna e a avaliação sumativa externa dos alunos do 12.º ano, na disciplina de Inglês, através da análise comparativa de duas escolas. Esta análise corresponde, do ponto de vista técnico, a uma observação de artefactos escritos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-05-12T14:05:37Z
2009-05-12
2013-08-14T18:00:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Gomes, A.M. (2006). Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/190
http://hdl.handle.net/11328/190
Gomes, A.M. (2006). Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/190
http://hdl.handle.net/11328/190
identifier_str_mv Gomes, A.M. (2006). Avaliação sumativa interna e avaliação sumativa externa na disciplina de inglês: coincidências e discrepâncias [Dissertação de Mestrado em Administração e Planificação da Educação, Universidade Portucalense]. Repositório Institucional UPT. http://hdl.handle.net/11328/190
url http://hdl.handle.net/11328/190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 284
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134981919866880