O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carriço Vieira, Maria Agripina, Marques, C. G., Manso, António, Carvalho, Ana Amélia Amorim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11969
Resumo: O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar capacitou as escolas dos meios necessários para encontrarem respostas eficazes para o combate ao insucesso escolar. De entre as medidas apresentadas pelas escolas, nos seus planos de ação estratégica, destaca-se a formação dos professores, em três áreas fundamentais: metodológico-didática, organizacional pedagógica e cívico-social. Para responder aos planos estratégicos das escolas da zona de Tomar, Ourém e Ferreira do Zêzere, o Centro de Formação de Associação de Escolas “Os Templários” em parceria com o Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra iniciou o Projeto MobEdu - Tecnologias e Dispositivos Móveis na Educação – que promove a realização de várias oficinas com ferramentas informáticas. Desta forma, encontrou-se a resposta para as necessidades de formação dos agrupamentos que apontavam como uma das grandes áreas de intervenção a utilização da tecnologia na educação. Para se avaliar o impacto da formação dinamizada junto dos alunos, dos docentes e das próprias escolas serão conduzidos vários estudos de caso nos Agrupamentos de Escolas do Médio Tejo abrangidos pelo projeto.
id RCAP_b523f9ab594c92538012745d57c6437a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11969
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professoresAprendizagemPrograma nacional de promoção do sucesso escolarAppsM-learningLearningNational program to promote school successO Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar capacitou as escolas dos meios necessários para encontrarem respostas eficazes para o combate ao insucesso escolar. De entre as medidas apresentadas pelas escolas, nos seus planos de ação estratégica, destaca-se a formação dos professores, em três áreas fundamentais: metodológico-didática, organizacional pedagógica e cívico-social. Para responder aos planos estratégicos das escolas da zona de Tomar, Ourém e Ferreira do Zêzere, o Centro de Formação de Associação de Escolas “Os Templários” em parceria com o Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra iniciou o Projeto MobEdu - Tecnologias e Dispositivos Móveis na Educação – que promove a realização de várias oficinas com ferramentas informáticas. Desta forma, encontrou-se a resposta para as necessidades de formação dos agrupamentos que apontavam como uma das grandes áreas de intervenção a utilização da tecnologia na educação. Para se avaliar o impacto da formação dinamizada junto dos alunos, dos docentes e das próprias escolas serão conduzidos vários estudos de caso nos Agrupamentos de Escolas do Médio Tejo abrangidos pelo projeto.The National Program for the Promotion of School Success has empowered selected schools to find effective responses to combat school failure. Among the measures presented by the schools, in their strategic action plans, the training of teachers stands out. In order to proceed with the strategic plans of the schools of Tomar, Ourém and Ferreira do Zêzere, the School Association Training Center "Os Templários" in partnership with the Laboratory of Educational Technology (LabTE) of the University of Coimbra started the Project MobEdu - Technologies and Mobile Devices in Education - which promotes the realization of several workshops with computer tools. Thus, it was identified the solution to the training needs of the clusters which marked one of the major areas of intervention as the use of technology in education. In order to evaluate the impact of dynamized training among students, teachers and the schools themselves, several case studies will be conducted in the Middle Tejo School Groups covered by the project.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLFerreira, AnaCarriço Vieira, Maria AgripinaMarques, C. G.Manso, AntónioCarvalho, Ana Amélia Amorim2020-06-30T11:33:42Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11969porFerreira, A., Vieira, M., Marques, C., Manso, A., Carvalho, A. (2017) O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (240-245) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:08.976175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores
title O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores
spellingShingle O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores
Ferreira, Ana
Aprendizagem
Programa nacional de promoção do sucesso escolar
Apps
M-learning
Learning
National program to promote school success
title_short O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores
title_full O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores
title_fullStr O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores
title_full_unstemmed O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores
title_sort O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores
author Ferreira, Ana
author_facet Ferreira, Ana
Carriço Vieira, Maria Agripina
Marques, C. G.
Manso, António
Carvalho, Ana Amélia Amorim
author_role author
author2 Carriço Vieira, Maria Agripina
Marques, C. G.
Manso, António
Carvalho, Ana Amélia Amorim
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana
Carriço Vieira, Maria Agripina
Marques, C. G.
Manso, António
Carvalho, Ana Amélia Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Programa nacional de promoção do sucesso escolar
Apps
M-learning
Learning
National program to promote school success
topic Aprendizagem
Programa nacional de promoção do sucesso escolar
Apps
M-learning
Learning
National program to promote school success
description O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar capacitou as escolas dos meios necessários para encontrarem respostas eficazes para o combate ao insucesso escolar. De entre as medidas apresentadas pelas escolas, nos seus planos de ação estratégica, destaca-se a formação dos professores, em três áreas fundamentais: metodológico-didática, organizacional pedagógica e cívico-social. Para responder aos planos estratégicos das escolas da zona de Tomar, Ourém e Ferreira do Zêzere, o Centro de Formação de Associação de Escolas “Os Templários” em parceria com o Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra iniciou o Projeto MobEdu - Tecnologias e Dispositivos Móveis na Educação – que promove a realização de várias oficinas com ferramentas informáticas. Desta forma, encontrou-se a resposta para as necessidades de formação dos agrupamentos que apontavam como uma das grandes áreas de intervenção a utilização da tecnologia na educação. Para se avaliar o impacto da formação dinamizada junto dos alunos, dos docentes e das próprias escolas serão conduzidos vários estudos de caso nos Agrupamentos de Escolas do Médio Tejo abrangidos pelo projeto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2020-06-30T11:33:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11969
url http://hdl.handle.net/10400.21/11969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferreira, A., Vieira, M., Marques, C., Manso, A., Carvalho, A. (2017) O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (240-245) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
978-989-95733-9-0
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133469421338624