O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11969 |
Resumo: | O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar capacitou as escolas dos meios necessários para encontrarem respostas eficazes para o combate ao insucesso escolar. De entre as medidas apresentadas pelas escolas, nos seus planos de ação estratégica, destaca-se a formação dos professores, em três áreas fundamentais: metodológico-didática, organizacional pedagógica e cívico-social. Para responder aos planos estratégicos das escolas da zona de Tomar, Ourém e Ferreira do Zêzere, o Centro de Formação de Associação de Escolas “Os Templários” em parceria com o Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra iniciou o Projeto MobEdu - Tecnologias e Dispositivos Móveis na Educação – que promove a realização de várias oficinas com ferramentas informáticas. Desta forma, encontrou-se a resposta para as necessidades de formação dos agrupamentos que apontavam como uma das grandes áreas de intervenção a utilização da tecnologia na educação. Para se avaliar o impacto da formação dinamizada junto dos alunos, dos docentes e das próprias escolas serão conduzidos vários estudos de caso nos Agrupamentos de Escolas do Médio Tejo abrangidos pelo projeto. |
id |
RCAP_b523f9ab594c92538012745d57c6437a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11969 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professoresAprendizagemPrograma nacional de promoção do sucesso escolarAppsM-learningLearningNational program to promote school successO Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar capacitou as escolas dos meios necessários para encontrarem respostas eficazes para o combate ao insucesso escolar. De entre as medidas apresentadas pelas escolas, nos seus planos de ação estratégica, destaca-se a formação dos professores, em três áreas fundamentais: metodológico-didática, organizacional pedagógica e cívico-social. Para responder aos planos estratégicos das escolas da zona de Tomar, Ourém e Ferreira do Zêzere, o Centro de Formação de Associação de Escolas “Os Templários” em parceria com o Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra iniciou o Projeto MobEdu - Tecnologias e Dispositivos Móveis na Educação – que promove a realização de várias oficinas com ferramentas informáticas. Desta forma, encontrou-se a resposta para as necessidades de formação dos agrupamentos que apontavam como uma das grandes áreas de intervenção a utilização da tecnologia na educação. Para se avaliar o impacto da formação dinamizada junto dos alunos, dos docentes e das próprias escolas serão conduzidos vários estudos de caso nos Agrupamentos de Escolas do Médio Tejo abrangidos pelo projeto.The National Program for the Promotion of School Success has empowered selected schools to find effective responses to combat school failure. Among the measures presented by the schools, in their strategic action plans, the training of teachers stands out. In order to proceed with the strategic plans of the schools of Tomar, Ourém and Ferreira do Zêzere, the School Association Training Center "Os Templários" in partnership with the Laboratory of Educational Technology (LabTE) of the University of Coimbra started the Project MobEdu - Technologies and Mobile Devices in Education - which promotes the realization of several workshops with computer tools. Thus, it was identified the solution to the training needs of the clusters which marked one of the major areas of intervention as the use of technology in education. In order to evaluate the impact of dynamized training among students, teachers and the schools themselves, several case studies will be conducted in the Middle Tejo School Groups covered by the project.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLFerreira, AnaCarriço Vieira, Maria AgripinaMarques, C. G.Manso, AntónioCarvalho, Ana Amélia Amorim2020-06-30T11:33:42Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11969porFerreira, A., Vieira, M., Marques, C., Manso, A., Carvalho, A. (2017) O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (240-245) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais978-989-95733-9-0info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:03:58Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11969Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:08.976175Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores |
title |
O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores |
spellingShingle |
O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores Ferreira, Ana Aprendizagem Programa nacional de promoção do sucesso escolar Apps M-learning Learning National program to promote school success |
title_short |
O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores |
title_full |
O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores |
title_fullStr |
O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores |
title_full_unstemmed |
O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores |
title_sort |
O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores |
author |
Ferreira, Ana |
author_facet |
Ferreira, Ana Carriço Vieira, Maria Agripina Marques, C. G. Manso, António Carvalho, Ana Amélia Amorim |
author_role |
author |
author2 |
Carriço Vieira, Maria Agripina Marques, C. G. Manso, António Carvalho, Ana Amélia Amorim |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ana Carriço Vieira, Maria Agripina Marques, C. G. Manso, António Carvalho, Ana Amélia Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Programa nacional de promoção do sucesso escolar Apps M-learning Learning National program to promote school success |
topic |
Aprendizagem Programa nacional de promoção do sucesso escolar Apps M-learning Learning National program to promote school success |
description |
O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar capacitou as escolas dos meios necessários para encontrarem respostas eficazes para o combate ao insucesso escolar. De entre as medidas apresentadas pelas escolas, nos seus planos de ação estratégica, destaca-se a formação dos professores, em três áreas fundamentais: metodológico-didática, organizacional pedagógica e cívico-social. Para responder aos planos estratégicos das escolas da zona de Tomar, Ourém e Ferreira do Zêzere, o Centro de Formação de Associação de Escolas “Os Templários” em parceria com o Laboratório de Tecnologia Educativa (LabTE) da Universidade de Coimbra iniciou o Projeto MobEdu - Tecnologias e Dispositivos Móveis na Educação – que promove a realização de várias oficinas com ferramentas informáticas. Desta forma, encontrou-se a resposta para as necessidades de formação dos agrupamentos que apontavam como uma das grandes áreas de intervenção a utilização da tecnologia na educação. Para se avaliar o impacto da formação dinamizada junto dos alunos, dos docentes e das próprias escolas serão conduzidos vários estudos de caso nos Agrupamentos de Escolas do Médio Tejo abrangidos pelo projeto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2020-06-30T11:33:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/11969 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/11969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferreira, A., Vieira, M., Marques, C., Manso, A., Carvalho, A. (2017) O Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e o papel da tecnologia: desafios para a formação contínua de professores in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (240-245) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais 978-989-95733-9-0 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133469421338624 |