Training and professional skills for teaching in basic education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mesquita, Elza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sanches, Angelina, Freire-Ribeiro, Ilda, Ribeiro, Maria do Céu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26384
Resumo: O presente artigo centra-se na discussão da formação inicial de educadores de infância/professores e das competências a desenvolverem para que melhor possam envolver-se na construção de uma educação básica de qualidade. Consideramos que a competência se manifesta na articulação de três elementos essenciais, nomeadamente o saber-agir que pressupõe o saber mobilizar e combinar recursos em contexto real, o querer-agir estando este intrinsecamente conexo à motivação e o poder-agir que se sustém na e em ação. O estudo desenvolvido, de caráter exploratório, teve como principal objetivo averiguar a perspetiva de futuros educadores/professores que se encontravam, no ano letivo 2020/2021, a frequentar o curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola superior de educação do nordeste de Portugal, sobre a importância atribuída a um conjunto de competências, envolvendo as dimensões interpessoal, metodológica, comunicativa, de planificação e gestão da docência, de trabalho em equipa e de inovação que podem ajudar a configurar um perfil de competências profissionais para a docência. Como instrumento de recolha de dados aplicou-se um inquérito por questionário constituído por questões iniciais em que se pretendia obter as características dos entrevistados e, numa outra secção, organizou-se um bloco formado por questões fechadas e abertas com um tema homogéneo. Para a análise dos dados das questões fechadas recorreu-se a métodos estatísticos [Statistical Package for the Social Sciences IBM (SPSS) 23]. Os resultados apontam para uma maior valorização de elementos associados às competências comunicativa, inovação e interpessoal.
id RCAP_b546f69d1410ff49ef90c40d42d433fe
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26384
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Training and professional skills for teaching in basic educationFormação e competências profissionais para a docência na educação básicaFormação inicial de professoresEducação básicaCompetências para a docênciaO presente artigo centra-se na discussão da formação inicial de educadores de infância/professores e das competências a desenvolverem para que melhor possam envolver-se na construção de uma educação básica de qualidade. Consideramos que a competência se manifesta na articulação de três elementos essenciais, nomeadamente o saber-agir que pressupõe o saber mobilizar e combinar recursos em contexto real, o querer-agir estando este intrinsecamente conexo à motivação e o poder-agir que se sustém na e em ação. O estudo desenvolvido, de caráter exploratório, teve como principal objetivo averiguar a perspetiva de futuros educadores/professores que se encontravam, no ano letivo 2020/2021, a frequentar o curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola superior de educação do nordeste de Portugal, sobre a importância atribuída a um conjunto de competências, envolvendo as dimensões interpessoal, metodológica, comunicativa, de planificação e gestão da docência, de trabalho em equipa e de inovação que podem ajudar a configurar um perfil de competências profissionais para a docência. Como instrumento de recolha de dados aplicou-se um inquérito por questionário constituído por questões iniciais em que se pretendia obter as características dos entrevistados e, numa outra secção, organizou-se um bloco formado por questões fechadas e abertas com um tema homogéneo. Para a análise dos dados das questões fechadas recorreu-se a métodos estatísticos [Statistical Package for the Social Sciences IBM (SPSS) 23]. Os resultados apontam para uma maior valorização de elementos associados às competências comunicativa, inovação e interpessoal.Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS)Biblioteca Digital do IPBMesquita, ElzaSanches, AngelinaFreire-Ribeiro, IldaRibeiro, Maria do Céu2023-01-06T14:18:34Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26384porMesquita, Elza; Sanches, Angelina; Freire Ribeiro, Ilda; Ribeiro, Maria do Céu (2022). Training and professional skills for teaching in basic education. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). ISSN 2316-9907. 15:se1, p. 75-912316-990710.14571/brajets.v15.se1.75-91info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T01:34:03ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Training and professional skills for teaching in basic education
Formação e competências profissionais para a docência na educação básica
title Training and professional skills for teaching in basic education
spellingShingle Training and professional skills for teaching in basic education
Mesquita, Elza
Formação inicial de professores
Educação básica
Competências para a docência
title_short Training and professional skills for teaching in basic education
title_full Training and professional skills for teaching in basic education
title_fullStr Training and professional skills for teaching in basic education
title_full_unstemmed Training and professional skills for teaching in basic education
title_sort Training and professional skills for teaching in basic education
author Mesquita, Elza
author_facet Mesquita, Elza
Sanches, Angelina
Freire-Ribeiro, Ilda
Ribeiro, Maria do Céu
author_role author
author2 Sanches, Angelina
Freire-Ribeiro, Ilda
Ribeiro, Maria do Céu
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Mesquita, Elza
Sanches, Angelina
Freire-Ribeiro, Ilda
Ribeiro, Maria do Céu
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Educação básica
Competências para a docência
topic Formação inicial de professores
Educação básica
Competências para a docência
description O presente artigo centra-se na discussão da formação inicial de educadores de infância/professores e das competências a desenvolverem para que melhor possam envolver-se na construção de uma educação básica de qualidade. Consideramos que a competência se manifesta na articulação de três elementos essenciais, nomeadamente o saber-agir que pressupõe o saber mobilizar e combinar recursos em contexto real, o querer-agir estando este intrinsecamente conexo à motivação e o poder-agir que se sustém na e em ação. O estudo desenvolvido, de caráter exploratório, teve como principal objetivo averiguar a perspetiva de futuros educadores/professores que se encontravam, no ano letivo 2020/2021, a frequentar o curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola superior de educação do nordeste de Portugal, sobre a importância atribuída a um conjunto de competências, envolvendo as dimensões interpessoal, metodológica, comunicativa, de planificação e gestão da docência, de trabalho em equipa e de inovação que podem ajudar a configurar um perfil de competências profissionais para a docência. Como instrumento de recolha de dados aplicou-se um inquérito por questionário constituído por questões iniciais em que se pretendia obter as características dos entrevistados e, numa outra secção, organizou-se um bloco formado por questões fechadas e abertas com um tema homogéneo. Para a análise dos dados das questões fechadas recorreu-se a métodos estatísticos [Statistical Package for the Social Sciences IBM (SPSS) 23]. Os resultados apontam para uma maior valorização de elementos associados às competências comunicativa, inovação e interpessoal.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-06T14:18:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/26384
url http://hdl.handle.net/10198/26384
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mesquita, Elza; Sanches, Angelina; Freire Ribeiro, Ilda; Ribeiro, Maria do Céu (2022). Training and professional skills for teaching in basic education. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). ISSN 2316-9907. 15:se1, p. 75-91
2316-9907
10.14571/brajets.v15.se1.75-91
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS)
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301917286793216