Training and professional skills for teaching in basic education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/26384 |
Resumo: | O presente artigo centra-se na discussão da formação inicial de educadores de infância/professores e das competências a desenvolverem para que melhor possam envolver-se na construção de uma educação básica de qualidade. Consideramos que a competência se manifesta na articulação de três elementos essenciais, nomeadamente o saber-agir que pressupõe o saber mobilizar e combinar recursos em contexto real, o querer-agir estando este intrinsecamente conexo à motivação e o poder-agir que se sustém na e em ação. O estudo desenvolvido, de caráter exploratório, teve como principal objetivo averiguar a perspetiva de futuros educadores/professores que se encontravam, no ano letivo 2020/2021, a frequentar o curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola superior de educação do nordeste de Portugal, sobre a importância atribuída a um conjunto de competências, envolvendo as dimensões interpessoal, metodológica, comunicativa, de planificação e gestão da docência, de trabalho em equipa e de inovação que podem ajudar a configurar um perfil de competências profissionais para a docência. Como instrumento de recolha de dados aplicou-se um inquérito por questionário constituído por questões iniciais em que se pretendia obter as características dos entrevistados e, numa outra secção, organizou-se um bloco formado por questões fechadas e abertas com um tema homogéneo. Para a análise dos dados das questões fechadas recorreu-se a métodos estatísticos [Statistical Package for the Social Sciences IBM (SPSS) 23]. Os resultados apontam para uma maior valorização de elementos associados às competências comunicativa, inovação e interpessoal. |
id |
RCAP_b546f69d1410ff49ef90c40d42d433fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26384 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Training and professional skills for teaching in basic educationFormação e competências profissionais para a docência na educação básicaFormação inicial de professoresEducação básicaCompetências para a docênciaO presente artigo centra-se na discussão da formação inicial de educadores de infância/professores e das competências a desenvolverem para que melhor possam envolver-se na construção de uma educação básica de qualidade. Consideramos que a competência se manifesta na articulação de três elementos essenciais, nomeadamente o saber-agir que pressupõe o saber mobilizar e combinar recursos em contexto real, o querer-agir estando este intrinsecamente conexo à motivação e o poder-agir que se sustém na e em ação. O estudo desenvolvido, de caráter exploratório, teve como principal objetivo averiguar a perspetiva de futuros educadores/professores que se encontravam, no ano letivo 2020/2021, a frequentar o curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola superior de educação do nordeste de Portugal, sobre a importância atribuída a um conjunto de competências, envolvendo as dimensões interpessoal, metodológica, comunicativa, de planificação e gestão da docência, de trabalho em equipa e de inovação que podem ajudar a configurar um perfil de competências profissionais para a docência. Como instrumento de recolha de dados aplicou-se um inquérito por questionário constituído por questões iniciais em que se pretendia obter as características dos entrevistados e, numa outra secção, organizou-se um bloco formado por questões fechadas e abertas com um tema homogéneo. Para a análise dos dados das questões fechadas recorreu-se a métodos estatísticos [Statistical Package for the Social Sciences IBM (SPSS) 23]. Os resultados apontam para uma maior valorização de elementos associados às competências comunicativa, inovação e interpessoal.Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS)Biblioteca Digital do IPBMesquita, ElzaSanches, AngelinaFreire-Ribeiro, IldaRibeiro, Maria do Céu2023-01-06T14:18:34Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26384porMesquita, Elza; Sanches, Angelina; Freire Ribeiro, Ilda; Ribeiro, Maria do Céu (2022). Training and professional skills for teaching in basic education. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). ISSN 2316-9907. 15:se1, p. 75-912316-990710.14571/brajets.v15.se1.75-91info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-26T01:34:03ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Training and professional skills for teaching in basic education Formação e competências profissionais para a docência na educação básica |
title |
Training and professional skills for teaching in basic education |
spellingShingle |
Training and professional skills for teaching in basic education Mesquita, Elza Formação inicial de professores Educação básica Competências para a docência |
title_short |
Training and professional skills for teaching in basic education |
title_full |
Training and professional skills for teaching in basic education |
title_fullStr |
Training and professional skills for teaching in basic education |
title_full_unstemmed |
Training and professional skills for teaching in basic education |
title_sort |
Training and professional skills for teaching in basic education |
author |
Mesquita, Elza |
author_facet |
Mesquita, Elza Sanches, Angelina Freire-Ribeiro, Ilda Ribeiro, Maria do Céu |
author_role |
author |
author2 |
Sanches, Angelina Freire-Ribeiro, Ilda Ribeiro, Maria do Céu |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mesquita, Elza Sanches, Angelina Freire-Ribeiro, Ilda Ribeiro, Maria do Céu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Educação básica Competências para a docência |
topic |
Formação inicial de professores Educação básica Competências para a docência |
description |
O presente artigo centra-se na discussão da formação inicial de educadores de infância/professores e das competências a desenvolverem para que melhor possam envolver-se na construção de uma educação básica de qualidade. Consideramos que a competência se manifesta na articulação de três elementos essenciais, nomeadamente o saber-agir que pressupõe o saber mobilizar e combinar recursos em contexto real, o querer-agir estando este intrinsecamente conexo à motivação e o poder-agir que se sustém na e em ação. O estudo desenvolvido, de caráter exploratório, teve como principal objetivo averiguar a perspetiva de futuros educadores/professores que se encontravam, no ano letivo 2020/2021, a frequentar o curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola superior de educação do nordeste de Portugal, sobre a importância atribuída a um conjunto de competências, envolvendo as dimensões interpessoal, metodológica, comunicativa, de planificação e gestão da docência, de trabalho em equipa e de inovação que podem ajudar a configurar um perfil de competências profissionais para a docência. Como instrumento de recolha de dados aplicou-se um inquérito por questionário constituído por questões iniciais em que se pretendia obter as características dos entrevistados e, numa outra secção, organizou-se um bloco formado por questões fechadas e abertas com um tema homogéneo. Para a análise dos dados das questões fechadas recorreu-se a métodos estatísticos [Statistical Package for the Social Sciences IBM (SPSS) 23]. Os resultados apontam para uma maior valorização de elementos associados às competências comunicativa, inovação e interpessoal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-06T14:18:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/26384 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/26384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mesquita, Elza; Sanches, Angelina; Freire Ribeiro, Ilda; Ribeiro, Maria do Céu (2022). Training and professional skills for teaching in basic education. Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS). ISSN 2316-9907. 15:se1, p. 75-91 2316-9907 10.14571/brajets.v15.se1.75-91 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Education, Technology and Society (BRAJETS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301917286793216 |