Applicability of artificial intelligence in e-commerce fashion platforms
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38779 |
Resumo: | A inovação tecnológica e a democratização da inteligência artificial (IA) têm vindo a alavancar o potencial de sucesso em todas as áreas que conhecemos hoje, com expectativas do que ainda está para vir. A presente dissertação propõe uma análise das aplicações da IA na indústria da moda, particularmente nas plataformas de marcas de moda do comércio eletrónico, e de que forma está a ter impacto na esfera pessoal do consumidor, particularmente no processo de tomada de decisão dos consumidores da Geração Z. O âmbito da IA tem vindo a evoluir de tal forma que permitiu às empresas não só melhorar a sua oferta e a procura dos clientes, como também proporcionar uma experiência de compra que vai para além da “seleção e compra” mecânica: os pontos de contacto impulsionados pela IA influenciam e enriquecem cada fase do processo de tomada de decisão, seja de forma mais positiva ou negativa. Em última análise, esta dissertação pretende proporcionar ao leitor um melhor conhecimento sobre a IA e o comércio eletrónico de moda, bem como delinear o seu impacto no comportamento online do consumidor. |
id |
RCAP_b54a3658c548c560f5f4cc93265995e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38779 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Applicability of artificial intelligence in e-commerce fashion platformsInteligência artificialComércio eletrónicoPlataformas digitais de modaComportamento do consumidorA inovação tecnológica e a democratização da inteligência artificial (IA) têm vindo a alavancar o potencial de sucesso em todas as áreas que conhecemos hoje, com expectativas do que ainda está para vir. A presente dissertação propõe uma análise das aplicações da IA na indústria da moda, particularmente nas plataformas de marcas de moda do comércio eletrónico, e de que forma está a ter impacto na esfera pessoal do consumidor, particularmente no processo de tomada de decisão dos consumidores da Geração Z. O âmbito da IA tem vindo a evoluir de tal forma que permitiu às empresas não só melhorar a sua oferta e a procura dos clientes, como também proporcionar uma experiência de compra que vai para além da “seleção e compra” mecânica: os pontos de contacto impulsionados pela IA influenciam e enriquecem cada fase do processo de tomada de decisão, seja de forma mais positiva ou negativa. Em última análise, esta dissertação pretende proporcionar ao leitor um melhor conhecimento sobre a IA e o comércio eletrónico de moda, bem como delinear o seu impacto no comportamento online do consumidor.Technological innovation and democratization of artificial intelligence (AI) have been leveraging the potential success in every field we know today, while more is yet to come. The following dissertation proposes an analysis of AI achievements within the fashion industry, particularly in e-commerce fashion brand platforms, and how it is impacting the consumer personal sphere, particularly the decision-making process of Gen-Z consumers. The field of AI has been evolving in such a way that allows companies to not only improve their supply and customer demand, but also provide a shopping experience that goes beyond the mechanical “select and buy“: AI-driven touchpoints influence and enrich each stage of the decision-making process, whether more positively or negatively. Ultimately, this dissertation intends to provide the reader a better knowledge of AI and fashion e-commerce joining applications, and to delineate its impact on the online customer journey.Lima, Edirlei Soares deFernandes, ClaraRepositório ComumVitorino, Luísa Duarte Alcobia2022-01-11T14:32:12Z2021-12-01T00:00:00Z2021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38779202855635enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38779Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:36.676205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Applicability of artificial intelligence in e-commerce fashion platforms |
title |
Applicability of artificial intelligence in e-commerce fashion platforms |
spellingShingle |
Applicability of artificial intelligence in e-commerce fashion platforms Vitorino, Luísa Duarte Alcobia Inteligência artificial Comércio eletrónico Plataformas digitais de moda Comportamento do consumidor |
title_short |
Applicability of artificial intelligence in e-commerce fashion platforms |
title_full |
Applicability of artificial intelligence in e-commerce fashion platforms |
title_fullStr |
Applicability of artificial intelligence in e-commerce fashion platforms |
title_full_unstemmed |
Applicability of artificial intelligence in e-commerce fashion platforms |
title_sort |
Applicability of artificial intelligence in e-commerce fashion platforms |
author |
Vitorino, Luísa Duarte Alcobia |
author_facet |
Vitorino, Luísa Duarte Alcobia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Edirlei Soares de Fernandes, Clara Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitorino, Luísa Duarte Alcobia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência artificial Comércio eletrónico Plataformas digitais de moda Comportamento do consumidor |
topic |
Inteligência artificial Comércio eletrónico Plataformas digitais de moda Comportamento do consumidor |
description |
A inovação tecnológica e a democratização da inteligência artificial (IA) têm vindo a alavancar o potencial de sucesso em todas as áreas que conhecemos hoje, com expectativas do que ainda está para vir. A presente dissertação propõe uma análise das aplicações da IA na indústria da moda, particularmente nas plataformas de marcas de moda do comércio eletrónico, e de que forma está a ter impacto na esfera pessoal do consumidor, particularmente no processo de tomada de decisão dos consumidores da Geração Z. O âmbito da IA tem vindo a evoluir de tal forma que permitiu às empresas não só melhorar a sua oferta e a procura dos clientes, como também proporcionar uma experiência de compra que vai para além da “seleção e compra” mecânica: os pontos de contacto impulsionados pela IA influenciam e enriquecem cada fase do processo de tomada de decisão, seja de forma mais positiva ou negativa. Em última análise, esta dissertação pretende proporcionar ao leitor um melhor conhecimento sobre a IA e o comércio eletrónico de moda, bem como delinear o seu impacto no comportamento online do consumidor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01T00:00:00Z 2021-12-01T00:00:00Z 2022-01-11T14:32:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/38779 202855635 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/38779 |
identifier_str_mv |
202855635 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130003025166336 |