Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/3409 |
Resumo: | As discussões matemáticas podem ser uma atividade importante para promover a aprendizagem dos alunos, criando oportunidades para a partilha, justificação e argumentação de ideias matemáticas resultantes do seu trabalho com tarefas. No entanto, a sua realização constitui um desafio exigente para o professor, tanto na sua preparação como na sua condução tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Nesta comunicação, procuramos compreender as práticas de discussão de Ana, professora do 3.º ciclo do Ensino Básico (EB), na preparação da discussão coletiva no trabalho com a Álgebra, em articulação com o seu conhecimento didático. Os resultados mostram que a professora, apoiada no seu conhecimento da Matemática, da prática letiva e dos alunos e da aprendizagem, identifica (antes e durante a aula) as ideias matemáticas que pretende que os alunos discutam a partir do seu trabalho com tarefas selecionadas para o efeito. Antecipa, também, possíveis estratégias de resolução e pensa como pode levar os alunos atingir os objetivos definidos. Na aula, e perante o trabalho dos alunos, reconhece as ideias mais importantes para discutir e estabelece uma ordem de apresentação tendo em vista promover a generalização dessas ideias. |
id |
RCAP_b551463262fdd3c314342101cd01444a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3409 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Anadiscussões matemáticaspráticas e conhecimento didáticoálgebraAs discussões matemáticas podem ser uma atividade importante para promover a aprendizagem dos alunos, criando oportunidades para a partilha, justificação e argumentação de ideias matemáticas resultantes do seu trabalho com tarefas. No entanto, a sua realização constitui um desafio exigente para o professor, tanto na sua preparação como na sua condução tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Nesta comunicação, procuramos compreender as práticas de discussão de Ana, professora do 3.º ciclo do Ensino Básico (EB), na preparação da discussão coletiva no trabalho com a Álgebra, em articulação com o seu conhecimento didático. Os resultados mostram que a professora, apoiada no seu conhecimento da Matemática, da prática letiva e dos alunos e da aprendizagem, identifica (antes e durante a aula) as ideias matemáticas que pretende que os alunos discutam a partir do seu trabalho com tarefas selecionadas para o efeito. Antecipa, também, possíveis estratégias de resolução e pensa como pode levar os alunos atingir os objetivos definidos. Na aula, e perante o trabalho dos alunos, reconhece as ideias mais importantes para discutir e estabelece uma ordem de apresentação tendo em vista promover a generalização dessas ideias.APMRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRodrigues, CátiaPonte, J. P.Menezes, Luís2016-11-14T15:15:24Z2016-072016-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3409porRodrigues, C., Ponte, J.P., & Menezes, L. (2016). Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana. In M. H. Martinho, R. A. Tomás Ferreira, I. ale, & H. Guimarães (Eds.), Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp 387-404). Porto: APM.978-972-8768-63-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:47Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:28.824824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana |
title |
Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana |
spellingShingle |
Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana Rodrigues, Cátia discussões matemáticas práticas e conhecimento didático álgebra |
title_short |
Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana |
title_full |
Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana |
title_fullStr |
Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana |
title_full_unstemmed |
Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana |
title_sort |
Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana |
author |
Rodrigues, Cátia |
author_facet |
Rodrigues, Cátia Ponte, J. P. Menezes, Luís |
author_role |
author |
author2 |
Ponte, J. P. Menezes, Luís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cátia Ponte, J. P. Menezes, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discussões matemáticas práticas e conhecimento didático álgebra |
topic |
discussões matemáticas práticas e conhecimento didático álgebra |
description |
As discussões matemáticas podem ser uma atividade importante para promover a aprendizagem dos alunos, criando oportunidades para a partilha, justificação e argumentação de ideias matemáticas resultantes do seu trabalho com tarefas. No entanto, a sua realização constitui um desafio exigente para o professor, tanto na sua preparação como na sua condução tendo em vista a aprendizagem dos alunos. Nesta comunicação, procuramos compreender as práticas de discussão de Ana, professora do 3.º ciclo do Ensino Básico (EB), na preparação da discussão coletiva no trabalho com a Álgebra, em articulação com o seu conhecimento didático. Os resultados mostram que a professora, apoiada no seu conhecimento da Matemática, da prática letiva e dos alunos e da aprendizagem, identifica (antes e durante a aula) as ideias matemáticas que pretende que os alunos discutam a partir do seu trabalho com tarefas selecionadas para o efeito. Antecipa, também, possíveis estratégias de resolução e pensa como pode levar os alunos atingir os objetivos definidos. Na aula, e perante o trabalho dos alunos, reconhece as ideias mais importantes para discutir e estabelece uma ordem de apresentação tendo em vista promover a generalização dessas ideias. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-14T15:15:24Z 2016-07 2016-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/3409 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/3409 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, C., Ponte, J.P., & Menezes, L. (2016). Preparação das discussões matemáticas no ensino da Álgebra: o caso da professora Ana. In M. H. Martinho, R. A. Tomás Ferreira, I. ale, & H. Guimarães (Eds.), Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp 387-404). Porto: APM. 978-972-8768-63-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM |
publisher.none.fl_str_mv |
APM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130892145262592 |