A formação superior em empreendedorismo em Portugal: mapeamento e análise comparativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimpão, Anabela Batalha Duarte
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4005
Resumo: O objectivo desta dissertação consiste em realizar um mapeamento da oferta formativa em empreendedorismo que existe actualmente no ensino superior em Portugal. Muitas das instituições portuguesas do ensino superior têm vindo desde há alguns anos a realizar cursos de empreendedorismo. Contudo, não existe um levantamento sistemático desse ensino em empreendedorismo. A questão passa por verificar o que existe teoricamente para sustentar esta temática, a oferta do ensino em empreendedorismo e quais são as opiniões dos profissionais que trabalham nesta área perante os recursos disponíveis actualmente. Para tal, foram criados dois grupos de análise. O primeiro diz respeito à análise das unidades curriculares de empreendedorismo (n=338) na formação de base (licenciaturas e mestrados); o segundo - formação especializada - corresponde à análise dos cursos em empreendedorismo conducentes ou não a grau académico (n=27). A recolha dos testemunhos dos profissionais foi realizada através de entrevistas. Os resultados identificam as dimensões dos dois grupos em análise e a relação destes com as variáveis em estudo. No final, são apresentadas algumas limitações relativamente à recolha dos dados, bem como algumas sugestões para possíveis estudos futuros. Assim, esta dissertação contribui para o conhecimento sistematizado da oferta do ensino de empreendedorismo no ensino superior através da análise das unidades curriculares e cursos de empreendedorismo, quer nas instituições públicas, quer privadas. Comprova-se que este fenómeno deixa de ser um conhecimento estritamente ligado à gestão, mas sim um processo cada vez mais transversal às diferentes áreas do saber.
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