A formação superior em empreendedorismo em Portugal: mapeamento e análise comparativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4005 |
Resumo: | O objectivo desta dissertação consiste em realizar um mapeamento da oferta formativa em empreendedorismo que existe actualmente no ensino superior em Portugal. Muitas das instituições portuguesas do ensino superior têm vindo desde há alguns anos a realizar cursos de empreendedorismo. Contudo, não existe um levantamento sistemático desse ensino em empreendedorismo. A questão passa por verificar o que existe teoricamente para sustentar esta temática, a oferta do ensino em empreendedorismo e quais são as opiniões dos profissionais que trabalham nesta área perante os recursos disponíveis actualmente. Para tal, foram criados dois grupos de análise. O primeiro diz respeito à análise das unidades curriculares de empreendedorismo (n=338) na formação de base (licenciaturas e mestrados); o segundo - formação especializada - corresponde à análise dos cursos em empreendedorismo conducentes ou não a grau académico (n=27). A recolha dos testemunhos dos profissionais foi realizada através de entrevistas. Os resultados identificam as dimensões dos dois grupos em análise e a relação destes com as variáveis em estudo. No final, são apresentadas algumas limitações relativamente à recolha dos dados, bem como algumas sugestões para possíveis estudos futuros. Assim, esta dissertação contribui para o conhecimento sistematizado da oferta do ensino de empreendedorismo no ensino superior através da análise das unidades curriculares e cursos de empreendedorismo, quer nas instituições públicas, quer privadas. Comprova-se que este fenómeno deixa de ser um conhecimento estritamente ligado à gestão, mas sim um processo cada vez mais transversal às diferentes áreas do saber. |
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A formação superior em empreendedorismo em Portugal: mapeamento e análise comparativaEmpreendedorismoCurrículoFormaçãoEnsino SuperiorEntrepreneurshipCurriculumTrainingHigher EducationO objectivo desta dissertação consiste em realizar um mapeamento da oferta formativa em empreendedorismo que existe actualmente no ensino superior em Portugal. Muitas das instituições portuguesas do ensino superior têm vindo desde há alguns anos a realizar cursos de empreendedorismo. Contudo, não existe um levantamento sistemático desse ensino em empreendedorismo. A questão passa por verificar o que existe teoricamente para sustentar esta temática, a oferta do ensino em empreendedorismo e quais são as opiniões dos profissionais que trabalham nesta área perante os recursos disponíveis actualmente. Para tal, foram criados dois grupos de análise. O primeiro diz respeito à análise das unidades curriculares de empreendedorismo (n=338) na formação de base (licenciaturas e mestrados); o segundo - formação especializada - corresponde à análise dos cursos em empreendedorismo conducentes ou não a grau académico (n=27). A recolha dos testemunhos dos profissionais foi realizada através de entrevistas. Os resultados identificam as dimensões dos dois grupos em análise e a relação destes com as variáveis em estudo. No final, são apresentadas algumas limitações relativamente à recolha dos dados, bem como algumas sugestões para possíveis estudos futuros. Assim, esta dissertação contribui para o conhecimento sistematizado da oferta do ensino de empreendedorismo no ensino superior através da análise das unidades curriculares e cursos de empreendedorismo, quer nas instituições públicas, quer privadas. Comprova-se que este fenómeno deixa de ser um conhecimento estritamente ligado à gestão, mas sim um processo cada vez mais transversal às diferentes áreas do saber.The objective of this thesis consists in creating a mapping of the teaching offer in entrepreneurship that we nowadays find in Higher Education in Portugal. For the last couple of years the Higher Education institutions in Portugal have dedicated time to teaching courses of entrepreneurship. However, there is any survey developed, to our knowledge, about the state of art of the entrepreneurship training in Portugal. The main focus is based on verifying what, in theory, sustains this theme: the offer in entrepreneurship teaching and the opinion of professionals. Two different groups have been created for analyses. The first one considers analyzing curriculum contents (n=338) in base teaching (degrees and masters), and the second one considers analyzing the courses in entrepreneurship that may or may not lead to an academic degree (n=27). The information from the professionals point of view was gathered through interviews. The results allow the identification of the dimensions of both groups for analysis and the connections between these and the variables at study. Finally, some limitations related to gathering the sample are pointed out, as well as suggestions for future studies. This thesis contributes to the acknowledgement of the offer of teaching entrepreneurship in Higher Education by deeply analyzing the curriculum contents and courses associated to entrepreneurship both in private and public Portuguese institutions. It is proved that this phenomenon is knowledge not only related to business management but is a transversal process to different areas of science.2012-11-05T16:18:07Z2011-01-01T00:00:00Z20112012-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4005porPimpão, Anabela Batalha Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:30Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:03.949970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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