O espaço e tempo da vídeo-arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Teresa Neto Pedrosa de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1215
Resumo: Com o desenvolvimento dos meios técnicos de representação, e a sua consequente utilização, introduzem-se novos elementos no debate e contexto artístico. A utilização dos meios audiovisuais e das novas tecnologias de comunicação introduziram inúmeros aspectos conceptuais e estéticos relacionados com novas questões de percepção. Visto como parente do cinema e da televisão, pela partilha a mesma linguagem, a vídeo-arte torna-se um espaço de experimentação formal e conceptual deste tipo de imagem. A apropriação por parte dos artistas da imagem em movimento pressupõe em especial a consciência de elementos de espaço e tempo dela decorrentes, que implicam também uma nova abordagem e linguagem estética. Assim, interessou-nos identificar noções de espaço e tempo que envolvem a imagem em movimento da vídeo-arte para a construção de um discurso artístico, bem como as questões que se prendem ao espaço de exposição deste tipo de obra, hoje claramente encarado como mais um elemento a ter em conta na cultura artística pós-modernista. ABSTRACT: With the development of technical media of representation and its consequent use, new elements appear on the debate and artistic context. The use of audiovisual tools and new technologies of information brought several conceptual and aesthetic aspects related to new perception concepts. Seen as a relative of cinema and television, for sharing the same language, video art becomes a space for formal and conceptual experimentation for this type of image. The artist appropriation of moving images presupposes in particular the awareness of space and time elements that emerge, which also implies a new aesthetic approach and a new aesthetic language. Therefore we were interested in identifying space and time notions which surround the moving image from video art to the construction of an artistic speech, as well as questions related to the exhibition space of this kind of work, faced nowadays as another element to acknowledge on the post-modern artistic culture.
id RCAP_b584d299bb704f2d122b3861603dcd9d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1215
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O espaço e tempo da vídeo-arteCriação artísticaProdução cinematográficaEstética cinematográficaVídeoCom o desenvolvimento dos meios técnicos de representação, e a sua consequente utilização, introduzem-se novos elementos no debate e contexto artístico. A utilização dos meios audiovisuais e das novas tecnologias de comunicação introduziram inúmeros aspectos conceptuais e estéticos relacionados com novas questões de percepção. Visto como parente do cinema e da televisão, pela partilha a mesma linguagem, a vídeo-arte torna-se um espaço de experimentação formal e conceptual deste tipo de imagem. A apropriação por parte dos artistas da imagem em movimento pressupõe em especial a consciência de elementos de espaço e tempo dela decorrentes, que implicam também uma nova abordagem e linguagem estética. Assim, interessou-nos identificar noções de espaço e tempo que envolvem a imagem em movimento da vídeo-arte para a construção de um discurso artístico, bem como as questões que se prendem ao espaço de exposição deste tipo de obra, hoje claramente encarado como mais um elemento a ter em conta na cultura artística pós-modernista. ABSTRACT: With the development of technical media of representation and its consequent use, new elements appear on the debate and artistic context. The use of audiovisual tools and new technologies of information brought several conceptual and aesthetic aspects related to new perception concepts. Seen as a relative of cinema and television, for sharing the same language, video art becomes a space for formal and conceptual experimentation for this type of image. The artist appropriation of moving images presupposes in particular the awareness of space and time elements that emerge, which also implies a new aesthetic approach and a new aesthetic language. Therefore we were interested in identifying space and time notions which surround the moving image from video art to the construction of an artistic speech, as well as questions related to the exhibition space of this kind of work, faced nowadays as another element to acknowledge on the post-modern artistic culture.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:35:34Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1215porMagalhães, Teresa Neto Pedrosa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:49Zoai:ria.ua.pt:10773/1215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:56.903524Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O espaço e tempo da vídeo-arte
title O espaço e tempo da vídeo-arte
spellingShingle O espaço e tempo da vídeo-arte
Magalhães, Teresa Neto Pedrosa de
Criação artística
Produção cinematográfica
Estética cinematográfica
Vídeo
title_short O espaço e tempo da vídeo-arte
title_full O espaço e tempo da vídeo-arte
title_fullStr O espaço e tempo da vídeo-arte
title_full_unstemmed O espaço e tempo da vídeo-arte
title_sort O espaço e tempo da vídeo-arte
author Magalhães, Teresa Neto Pedrosa de
author_facet Magalhães, Teresa Neto Pedrosa de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Teresa Neto Pedrosa de
dc.subject.por.fl_str_mv Criação artística
Produção cinematográfica
Estética cinematográfica
Vídeo
topic Criação artística
Produção cinematográfica
Estética cinematográfica
Vídeo
description Com o desenvolvimento dos meios técnicos de representação, e a sua consequente utilização, introduzem-se novos elementos no debate e contexto artístico. A utilização dos meios audiovisuais e das novas tecnologias de comunicação introduziram inúmeros aspectos conceptuais e estéticos relacionados com novas questões de percepção. Visto como parente do cinema e da televisão, pela partilha a mesma linguagem, a vídeo-arte torna-se um espaço de experimentação formal e conceptual deste tipo de imagem. A apropriação por parte dos artistas da imagem em movimento pressupõe em especial a consciência de elementos de espaço e tempo dela decorrentes, que implicam também uma nova abordagem e linguagem estética. Assim, interessou-nos identificar noções de espaço e tempo que envolvem a imagem em movimento da vídeo-arte para a construção de um discurso artístico, bem como as questões que se prendem ao espaço de exposição deste tipo de obra, hoje claramente encarado como mais um elemento a ter em conta na cultura artística pós-modernista. ABSTRACT: With the development of technical media of representation and its consequent use, new elements appear on the debate and artistic context. The use of audiovisual tools and new technologies of information brought several conceptual and aesthetic aspects related to new perception concepts. Seen as a relative of cinema and television, for sharing the same language, video art becomes a space for formal and conceptual experimentation for this type of image. The artist appropriation of moving images presupposes in particular the awareness of space and time elements that emerge, which also implies a new aesthetic approach and a new aesthetic language. Therefore we were interested in identifying space and time notions which surround the moving image from video art to the construction of an artistic speech, as well as questions related to the exhibition space of this kind of work, faced nowadays as another element to acknowledge on the post-modern artistic culture.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:35:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1215
url http://hdl.handle.net/10773/1215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137449379627008