A perceção das crianças sobre o trabalho prático e seu contributo nas aprendizagens
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5562 |
Resumo: | Relatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico |
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A perceção das crianças sobre o trabalho prático e seu contributo nas aprendizagens1.º ciclo do ensino básicoAprendizagemAtividade práticaExperiênciasLearningManual school workExperienceRelatório apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório, surge no âmbito na Unidade Curricular de Práticas de Ensino Supervisionado II, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Lisboa. Neste apresenta-se a reflexão e o processo de intervenção educativa num 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No documento está presente uma investigação que procura verificar a percepção das crianças sobre a importância do trabalho prático, qual a frequência com que este se realiza em sala de aula e que papel lhe atribuem na aprendizagem. Com estas finalidades foi aplicado um questionário aos alunos. É de realçar que devido a problemas de força maior o processo de investigação iniciou-se em 2013 e retomou o seu rumo em 2015 quando o grupo turma já se encontrava a frequentar o 3.º ano de escolaridade do Ensino Básico. Esta amostra foi constituída por vinte e quatro alunos com idades compreendidas entre os oito e os nove anos de idade. Os resultados revelam que os alunos compreendem em que consiste o trabalho prático. Este foi frequente ao longo dos três anos de escolaridade. Os alunos gostam de realizar trabalhos práticos, mas consideram que obtêm aprendizagens mais facilmente e sentem-se mais concentrados e motivados através da exposição de conteúdos por parte do professor.Abstract The following report is inserted in the area of Unidade Curricular de Práticas de Ensino Supervisionado II, of the Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, ministered at Escola Superior de Educação de Lisboa. This report presents a reflection and the educational intervention process inserted in a 1st year of school of 1º Ciclo do Ensino Básico. The document has an investigation that tries to verify the children’s perception of the importance of manual school work, which frequency and what role they attribute in the learning process. With this goals in mind it was applied a survey to the students. It is worth to note that by casual circumstances the investigation process started in 2013 and was resumed in 2015 when the student group was in the 3rd year of school of Ensino Básico. This sample is constituted by twenty four students between the ages of eight and nine years old. The results reveal that the students understand the meaning of manual school work. This was frequent in the three years of school. The students like to do this type of work but say that they feel more concentrated and motivated if the teacher explains to them the learning material.Almeida, AntónioRCIPLFerreira, Daniela Maria Goulão2016-01-18T11:58:06Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5562TID:201367840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:09Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:48.242133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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